A Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP) é fruto de um concurso idealizado pela Profa. Dra. Annecy Tojeiro Giordani juntamente com os estudantes da 1ª turma do Mestrado Profissional em Ensino (2016/2017). Os treze mestrandos elaboraram cerca de trinta sugestões de logomarca. Em um primeiro momento, as melhores propostas foram previamente selecionadas pelos próprios estudantes. Em seguida, o corpo docente do PPGEN também participou desse processo escolhendo três desenhos finalistas. A arte ganhadora foi selecionada e apresentada pela Profa. Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva (UTFPR de Ponta Grossa-PR) que ministrou a 1ª aula Magna do PPGEN no dia 24 de abril de 2016, no Salão Nobre da UENP – Unidade Centro, campus Cornélio Procópio. Definida a logo, o agente universitário Nivaldo Eugênio Braga refinou a arte, configurando a logomarca final do PPGEN.

O idealizador da logomarca ganhadora foi o mestrando Sidney Lopes Sanchez Júnior. Como memória histórica, conservamos a explicação do desenho nas palavras do próprio autor:

“Quando solicitado pela Coordenação do PPGEN que elaborássemos uma logomarca, pensei em algo que pudesse caracterizar o curso ao qual fazemos parte (Mestrado Profissional em Ensino). As três barras verticais representam a letra M de Mestrado, perpassadas por uma curva que lembra a letra P, por ser um mestrado Profissional”.


Cornélio Procópio, 06 de julho de 2016.

Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP)