PDE forma 240 professores de Jacarezinho e região

Sexta, 03 Agosto 2012 11:34

Aconteceu na quinta-feira, 2, a cerimônia de encerramento da turma 2010/2012 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Ao todo, 240 professores de escolas estaduais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ibaiti e Wenceslau Braz concluíram o Programa que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) em parceria, na região, com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento foi realizado no anfiteatro do Centro de Integração de Ensino Superior – Educação Básica (Integrar), campus da UENP de Jacarezinho, e reuniu cerca de 300 pessoas.

A programação, realizada durante o dia, contou com a apresentação de vídeos institucionais, painéis e atividades culturais, além da palestra: "A importância da formação continuada como precursora de novas ações no espaço escolar", com o professor Eduardo Alberto da Silva. No período da tarde, foi realizado um painel com professores orientadores do Programa sobre as atividades de orientação bem como os resultados e perspectivas dos trabalhos dos professores do PDE.
O vice-reitor da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, salientou a importância de políticas públicas como a do PDE, investimento em formação com o objetivo de gerar uma educação de qualidade para todos, processo que só será alcançado, segundo o vice-reitor, pelo trabalho do professor. "Lembrando as palavras de (Mahatma) Gandhi: 'Seja você a mudança que quer ver no mundo'", citou Rinaldo ao partilhar com os professores que somente eles poderão mudar a realidade do País para melhor.
O coordenador do PDE na Universidade, Rodrigo Modesto Nascimento, lembrou brevemente os trabalhos realizados e que, com as pesquisas desenvolvidas, a educação só tem a ganhar. O professor Márcio Luiz Carreri, representando a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Cristiane Yanase Hirabara de Castro, ressaltou que o PDE é a melhor acepção de extensão universitária por aspectos como a formação continuada com projetos executados em rede, o que exige de seus atores senso de responsabilidade, partilha e exercício democrático. De acordo com o professor, o Programa é exemplo também porque articula teoria e prática, numa práxis transformadora do ensino, num primeiro momento, e da educação, numa questão estratégica. Carreri lembrou ainda que o PDE provoca no seu núcleo a tão propalada indissociabilidade do ensino como principal marca. O professor fez um agradecimento especial a todos que colaboraram com o Programa, professores orientadores, toda a equipe do PDE da UENP e aos seus coordenadores anteriores, professores Luís de Castro, Maurício de Aquino e Roseli Afonso.
Criado pela Secretaria da Educação em parceira com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o PDE é uma política educacional de formação continuada que tem o objetivo de permitir aos professores da Rede Estadual de Ensino a volta à universidade, para uma atualização metodológica e reciclagem de conhecimentos. Durante os dois anos de estudos (o primeiro, com dedicação exclusiva aos trabalhos acadêmicos; o segundo, ficando afastados 25% das suas atividades), o professor desenvolve um Plano de Trabalho didático pedagógico, pesquisa em sala de aula, criando uma proposta de intervenção prática na realidade escolar e, para a conclusão dos trabalhos, um artigo científico na área relacionada, como forma de refletir sobre a pesquisa desenvolvida.
Participaram da solenidade, além do vice-reitor Rinaldo Bernardelli; do coordenador do PDE na Universidade, Rodrigo Modesto, do representante da PROEC, Marcio Carreri; o coordenador Estadual do PDE, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari; os chefes dos NREs de Jacarezinho, Silvia Regina de Souza; de Cornélio Procópio, Julio Aparecido Bittencourt; de Ibaiti, representando a chefe Lúcia Maria dos Santos, Maria da Graça Barth Wall, dentre outras autoridades.

Evento reuniu cerca de 300 pessoas de quatro núcleos da região

Última modificação: Quarta, 15 Agosto 2012 11:41