Professores de Jacarezinho lançam livros pela EDUEL

Terça, 10 Julho 2012 15:52

Os professores-mestres Daniel Trevisan Sanzovo, do colegiado de Matemática, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), e Vanessa Queiroz, do Colégio Objetivo/Maranata, lançaram mais dois livros da coleção infanto-juvenil "Explorando o Universo", projeto do grupo GEPEasTrO (ou simplesmente GEPETO). As obras, lançadas pela editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL), buscam levar assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna por meio de uma linguagem acessível às crianças, jovens e adultos.

"O Sistema Solar na aula da Professora Zulema", "Uma estrela Chamada Sol" e "Vida de Estrela" foram os três primeiros livros da coleção editados em 2009. Os novos títulos são "Halley, o Cometa Dorminhoco", que apresenta, de maneira científica e lúdica, a atividade e composição (núcleo, caudas, coma, período, entre outros) de um cometa típico – o "famoso" Halley, numa linguagem acessível a todos, e "O Caminho do Sol no céu", que trabalha o conhecimento sobre os pontos cardeais também de maneira lúdica, com o objetivo de ampliar as noções de referência espacial, incentivando o leitor a utilizar, no seu cotidiano, noções básicas de Astronomia, observando o movimento do Sol no céu, usando o Universo como um laboratório.

livros03

O professor Daniel é graduado em Física e possui mestrado em Astronomia pela UEL. A professora Vanessa é licenciada em Física e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática/Astronomia pela mesma instituição. Ambos são membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Associação Brasileira de Ciências e integram o GEPETO, grupo de trabalho formado por físicos, geógrafos e astrônomos profissionais.

Daniel Trevisan salienta que o trabalho realizado: "Procura levar ao público infanto-juvenil, assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna, em uma linguagem acessível, para que todos tenham oportunidade de aprender e se atualizar nestes temas". O professor explica que: "Fazemos pesquisas sobre como ensinar Astronomia às crianças, de forma integrada, momento em que se junta a Astronomia do dia a dia com as últimas descobertas científicas feitas pela corrida espacial". Ele disse ainda que: "O grupo desenvolve atividades divertidas e interessantes, como Oficinas e Jogos de Astronomia, e escreve textos para crianças e jovens, revelando os segredos do Universo, além de terem participado efetivamente da criação e implantação do Planetário de Londrina pela UEL".

O lançamento oficial, com sessão de autógrafos dos autores do GEPETO, está previsto para agosto. A data e o local serão previamente divulgados no site do grupo: http://sites.google.com/site/gepeastro/home. Os livros podem ser adquiridos pelos endereços eletrônicos: http://www.uel.br/editora/portal/?content=../catalogo/catalogo-online-detalhes.php&codProduto=732) e http://www.uel.br/editora/portal/? Content =../ catalogo/catalogo-online-detalhes.php&codProduto=733

Livros abordam assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna com linguagem acessível

livros01

Última modificação: Quinta, 16 Agosto 2012 16:00