PIBID lança livro com resultados de práticas desenvolvidas no projeto

Quarta, 11 Junho 2014 23:01
(Da esq. para a dir.) Maurício de Aquino (diretor de direção acadêmica da PROGRAD), Carla Holanda (coordenadora institucional do PIBID na UENP), Marivette Bassetto de Quadros (pró-reitora de Graduação) e Rinaldo Bernardelli Junior (reitor em exercício da UENP) (Da esq. para a dir.) Maurício de Aquino (diretor de direção acadêmica da PROGRAD), Carla Holanda (coordenadora institucional do PIBID na UENP), Marivette Bassetto de Quadros (pró-reitora de Graduação) e Rinaldo Bernardelli Junior (reitor em exercício da UENP)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou livro que socializa resultados das práticas docentes desenvolvidas em nove licenciaturas da Instituição. A obra, resultado da finalização dessa primeira participação da UENP no Programa, reúne artigos que contemplam as atividades do PIBID em 11 escolas públicas da região de abrangência da Universidade, durante os anos de 2012 e 2013. Na manhã de terça-feira, 10, a coordenadora institucional do PIBID na UENP, Carla Holanda da Silva, entregou, ao reitor em exercício, Rinaldo Bernardellil Junior, à pró-reitora de Graduação, Marivette Bassetto de Quadros, e ao diretor de direção acadêmica da PROGRAD, Maurício de Aquino, exemplares do livro que também está sendo distribuído àqueles que integraram o projeto.

A professora Carla Holanda explica que a obra surge a fim de divulgar práticas docentes construídas diante do cenário neste primeiro período de desenvolvimento do projeto na UENP. "Percebe-se que os investimentos em políticas educacionais, como o PIBID, refletem diretamente sobre a realidade educacional, uma vez que impactam na formação inicial e em serviço do professor e na melhora da qualidade da educação básica e do ensino superior", salienta Carla Holanda. "A obra marca um momento relevante para a UENP, sobretudo para os cursos envolvidos, pois registra ações e reflexões voltadas para a formação de professores no contexto do PIBID no norte pioneiro paranaense", ressalta.

Com a realização do projeto, Carla destaca impactos percebidos com o projeto levantados por meio de relatórios como: o conhecimento e a inserção dos licenciandos no ambiente escolar; a iniciação e a opção pela docência; fortalecimento da formação continuada; melhora no desempenho acadêmico dos licenciandos e maior interação da comunidade escolar com a Universidade.

Carla Holanda lembra que a UENP teve sua primeira aprovação de proposta institucional para o programa junto a CAPES no ano de 2012 e envolveu a universidade em seus três campi. No primeiro ano, 10 licenciaturas submeteram subprojetos, dentre elas: Ciências Biológicas (CLM); Sistemas de Informação (CLM); Geografia (CCP); Letras Inglês (CCP); Letras Português (CCP) Matemática (CCP); Filosofia (CJ); História (CJ); Matemática (CJ); Pedagogia (CJ). Na primeira aprovação, participaram do programa 139 bolsistas de Iniciação a Docência, 20 bolsistas supervisores, 10 bolsistas coordenadores de Área, um bolsista coordenador de área de gestão e um bolsista coordenador Institucional. O livro foi organizado pela professora Carla Holanda e pelo professor Marcio Akio Ohira, que no período de 2012 e 2013, foi o coordenador de gestão do PIBID.

PIBID

O PIBID é um programa iniciado em meados de 2007 sob iniciativa do Governo Federal por meio da CAPES. O Programa tem como objetivo oportunizar elevação na qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura das universidades públicas e privadas. Neste sentido, também é intento do programa aproximar as ações e debates das instituições de Ensino Superior, inicial e continuada ou em serviço de professores. Deste modo, o programa apresenta como sujeito principal o professor e toda a sua prática retrata-se de um processo de troca de experiências, de leituras e de expectativas entre os pares, o que produz intensos avanços nas práticas docentes em seus diferentes campos de atuação.

PIBID/UENP 2014

Neste ano, são 16 subprojetos realizados nos três campi da Universidade que beneficiam com bolsa 378 graduandos, 69 supervisores e 36 coordenadores na Universidade. A equipe de coordenação atual na UENP é formada pelos professores-doutores: Carla Holanda da Silva, coordenadora institucional; Flávio Furlanetto, de gestão do Campus de Cornélio Procópio; Marcio Akio Ohira, de gestão do Campus Luiz Meneghel; e Marisa Noda, de gestão do Campus Jacarezinho.

Última modificação: Quarta, 11 Junho 2014 23:22