UENP participa da 23° edição do JOSUEPAR

Terça, 30 Setembro 2014 16:02
Clima de descontração marca abertura dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná; UENP conquista 16 medalhas Clima de descontração marca abertura dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná; UENP conquista 16 medalhas

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, de 25 a 28 de setembro, da 23° edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (JOSUEPAR), na cidade de Maringá. O evento contou, além da UENP, com a participação de mais cinco Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade Estadual de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste).

A abertura dos jogos ocorreu no ginásio esportivo do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da UEM, com a participação de todas as delegações. A solenidade, que contou a presença dos reitores das Universidades participantes, foi animada pela bateria da Atlética de Engenharia da UEM e pelas cheerleaders, as quais realizaram várias acrobacias. Os servidores da UENP também entraram no ritmo da descontração. Adornado com saia, meia arrastão e peruca, o servidor Wanderlei Amâncio de Morais "Wandinho" arrancou gargalhadas do público presente no ginásio.

Os servidores – atletas uenpianos – disputaram, durante os jogos, diversas modalidades esportivas. A UENP, que conquistou 10 medalhas na natação (cinco pratas / cinco bronzes), uma no atletismo (bronze), uma no voleibol de praia (prata), uma no basquete (bronze), uma na dama (bronze), uma no arremesso de peso (bronze) e uma no futebol suíço (bronze), disputou ainda as modalidades de peteca, voleibol, boliche, bolão, futsal, malha, canastra, truco, tênis de campo e dominó.

Dentre os jogos disputados, um que mereceu destaque foi a disputa na semi-final do basquete masculino entre UENP e a UEM, em que a partida terminou empatada 45 x 45 e foi decidida na prorrogação com a vitória do time da UEM. Nesta modalidade a UEM tornou-se campeã e a UENP conquistou o terceiro lugar na vitória contra a UEL pelo placa de 73 x 20. O diretor campus Luiz Meneghel, Ederson Marcos Sgarbi, que participou de diversas modalidades, ressalta a participação do time de futebol suíço livre. "Essa equipe merece destaque pela conquista do terceiro lugar, pela união e garra dos atletas, pois esta modalidade é a mais disputada pelas universidades, mostrando muita rivalidade e competitividade", salientou.

A UENP, que integrou pelo terceiro ano consecutivo os Jogos, contou com a participação de cerca de 35 atletas entre professores e agentes universitários. Neste ano, pela primeira vez no Josuepar, a UENP foi representada pelas mulheres. Viviane Sandra Alves (bronze no atletismo) e Luciane Missae Sato, ambas do colegiado de Ciências Biológicas do Campus Cornélio Procópio, participaram das provas de atletismo.

A reitora da UENP, que participou da solenidade de abertura e acompanhou algumas modalidades que foram disputadas durante a sexta-feira, ressaltou a importância dos Jogos para integração dos servidores das universidades estaduais do Paraná. "O Josuepar é momento muito importante para o congraçamento entre as universidades estaduais do Paraná. Para UENP, tem também um sabor especial por possibilitar a integração de professores e agentes universitários dos três campi num clima de muita descontração e alegria", destacou a reitora.

Participaram também dos Jogos os diretores dos campi Luiz Meneghel, Ederson Marcos Sgarbi (como competidor), e o diretor do Campus Jacarezinho, Fábio Antônio Neia Martini. O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/CJ), Antonio Stabelini Neto, quem coordenou a viagem, destaca as conquistas deste ano e convida os colegas dos três campi para a próxima edição do Josuepar que acontecerá na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2015.

Josuepar

Os Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (JOSUEPAR) são realizados desde 1992 e têm por finalidade o intercâmbio esportivo, recreativo e cultural entre os servidores das Universidades Estaduais do Paraná. A cada ano uma das instituições é responsável por sediar os Jogos.

Última modificação: Terça, 30 Setembro 2014 16:06