Diante deste quadro institucional, de múltiplos currículos, diferentes organizações do estágio e insuficiência de espaços de formação docente e produção de material pedagógico, o Programa Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA) auxiliará na consolidação e implantação de algumas ações e espaços que convirjam para que tais iniciativas se efetivem.


Esta proposta apresenta um duplo eixo.

1 - A questão dos estágios, que conduzirá todas as ações do Programa com a implantação na instituição de um Fórum das Licenciaturas, visando integrar as licenciaturas envolvidas, além de Seminários de Estágios em cada curso envolvido. Também será parte desta iniciativa a criação do Portal das Licenciaturas da UENP, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que conjugará as notícias e ações de todos os projetos e/ou programas que visem o incentivo às licenciaturas executados na instituição, como por exemplo, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), a Educação a Distância (EAD), em âmbito federal, bem como os projetos e programas que recebem apoio estadual, como o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), que visa a formação continuada dos professores da educação básica, e Projetos aprovados pelos editais do Universidade Sem Fronteiras (USF), apoiados respectivamente pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Fundação Araucária, agência estadual de fomento à pesquisa. Este eixo se articula com o primeiro objetivo do Prodocência, pois permitirá o repensar da organização curricular de forma coletiva e cooperativa, sobretudo nas disciplinas de estágio.


2 - Implantar e consolidar os Laboratórios de Ensino na instituição. Esses Laboratórios poderão servir de apoio aos estágios na instituição, com a produção de materiais didáticos, bancos de dados e catálogos que permitam a interação entre os professores e alunos das licenciaturas, professores da educação básica em formação continuada e em serviço, que culminará em ações também com alunos da educação básica. Este segundo eixo está articulado ao segundo objetivo proposto pelo edital do Prodocência, pois possibilitará a consolidação e implementação de espaços voltados especificamente à formação de professores, neste caso, os Laboratórios de Ensino.