sisu quarta chamada

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura está voltado para o atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir  profissionalmente  no  âmbito  específico  e  histórico-cultural,  nas  várias  manifestações  da cultura  do  movimento,  sejam  elas  formais  ou  não  formais,  a  partir  de  conhecimentos  técnicos, científicos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Este curso prepara o indivíduo como licenciado para atuar nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, portanto, para atuação específica e especializada com a componente curricular Educação Física.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 70.425, com implantação da primeira turma em 1972. Em 1977 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 79.150. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.846 de 3 de Janeiro de 2017, válida pelo prazo de 4(quatro) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura está voltado para o atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir no âmbito específico e histórico-cultural, nas várias manifestações da cultura do movimento, sejam elas formais ou não formais, a partir de conhecimentos técnicos, científicos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Nesta dimensão, procura-se capacitar docentes adaptáveis a situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, visando a progressiva autonomia, com condições para contribuir na produção de conhecimentos, comprometidos com os processos de desenvolvimento humano, especialmente voltados para a promoção do estilo de vida fisicamente ativo e saudável e o alargamento da qualidade de vida, com ampla visão crítica da realidade e posicionamento ético, assim como, o domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua atuação docente.

O docente da Educação Física formado pela UENP, como profissional apto em relação aos conhecimentos do movimento humano nas suas diversas manifestações e objetivos, deverá estar qualificado para a docência do componente curricular na educação básica, tendo como referência legislação própria do Conselho Nacional de Educação, tendo o seguinte perfil:

  • Visão sistêmica da realidade sociocultural, política e econômica do país, e “visão holística” do ser humano atuando em equipes multiprofissionais e multidisciplinares;

  • Capacidade de liderança, relacionando-se com os componentes das equipes, multidisciplinares e com os usuários dos seus serviços, embasado no respeito mútuo e nos valores de cidadania e ética;

  • Capacidade de identificar, articular intelectualmente e colocar em prática os conhecimentos, valores, técnicas e habilidades necessárias ao eficiente desempenho das suas funções;

  • Sólida formação nas áreas de conhecimento que formam a identidade do curso, que o capacite para compreensão, análise, transmissão e aplicação dos conhecimentos da Atividade Física/Movimento Humano e o exercício docente em Educação Física com competências decorrentes das relações com a pesquisa e a prática social;

  • Respeito e valorização do ser humano, atuando nos diversos níveis de atenção à saúde e qualidade de vida, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, no setor educacional;

  • Capacidade para a busca da aprendizagem contínua, tanto no aprofundamento dos conhecimentos como no aperfeiçoamento das práticas;

  • Compromisso com a comunidade na sua contínua transformação social e cultural;

  • Rigor científico e intelectual para atuar com segurança na Intervenção pedagógica do componente curricular do ensino formal – Educação Básica, além das diversas áreas das atividades físicas, do movimento humano, dentre as quais: Orientação na Iniciação desportiva e aquisição de habilidades motoras, para populações especiais, inclusive para portadores de necessidades especiais;

  • Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos com vistas à qualificação da prática docente;

  • Compromisso e preocupação com a promoção de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus alunos quanto às de sua comunidade;

  • Capacidade de participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de educação e esporte, assessorando órgãos públicos e/ou privados em projetos de saúde, educação, atividade física em suas mais diversas manifestações.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos as alterações na Legislação da Educação brasileira (LDB, Lei no9394/96) no que se refere à Educação Física/componente curricular, assim como o crescimento do interesse pelas atividades físicas, decorrente da preocupação com a qualidade de vida, vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.

A Educação Física se expressa, na prática, em estudos e atividades de aperfeiçoamento do viver saudável dos seres humanos. Neste universo exigente e desafiador busca sedimentar seu espaço. O estilo de vida ativo com o uso de prática de atividades físicas regulares tomou grande impulso junto às populações, perspectivando a melhoria da saúde, a diminuição do estresse e a busca por uma melhor qualidade de vida corporal e mental. Neste contexto, o campo de atuação profissional para os egressos do curso de Educação Física consolidou-se e vem em plena ascensão.

O campo de atuação do profissional Licenciado em Educação Física é delimitado pela sua capacidade de atuar nos segmentos educacionais da sociedade, exercendo atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física, individuais e coletivos, para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições de ensino fundamental e médio, particulares e ou públicas. Também podendo exercer atividades junto ao Conselho Federal de Educação Física, aos Conselhos Regionais, em atividades acadêmicas e ainda realizar auditorias, consultorias e assessorias especializadas. Entre os novos segmentos sociais que se apresentam como novas demandas sociais para esta área destacam-se os grupos especiais, da terceira idade, pessoas com necessidades físicas especiais.

O Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física da UENP visa formar o Licenciado em Educação Física que irá atender a uma população numerosa, existente em Jacarezinho e demais regiões do Paraná e também do Estado de São Paulo, pois se trata de uma cidade fronteiriça, cidade com grande potencial de desenvolvimento, cuja população local e do seu entorno responderá com efetividade às ofertas por melhor qualidade de vida e oportunidades de inclusão social (idosos, crianças e adolescentes), ao atuar nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas no setor educacional.

O projeto proposto dá ênfase à formação do Educador para atuar:

  1. Em instituições públicas e privadas de Educação Básica em seus três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;

  2. Educação profissional de jovens e adultos;

  3. Institutos de Educação Especial;

  4. Órgãos Públicos de Educação em níveis Municipal, Estadual e Federal;

  5. O desafio da UENP é implantar um Curso na área de Educação Física que além da aquisição formal de conhecimentos academicamente validados, constitua-se também em um instrumento capaz de integrar áreas disciplinares distintas, porém complementares, no terreno da ação social, trabalhando essencialmente, as políticas públicas.

 

 

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2016, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Educação Física – Licenciatura

Carga Horária: 2.950 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 4 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 


GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado está voltado para o atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir  profissionalmente  no  âmbito  específico  e  histórico-cultural,  nas  várias  manifestações  da cultura  do  movimento,  sejam  elas  formais  ou  não  formais,  a  partir  de  conhecimentos  técnicos, científicos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Este curso prepara o indivíduo como bacharel, qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado, foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.474 de 15 de março de 2010, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado está voltado para o atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir no âmbito específico e histórico-cultural, nas várias manifestações da cultura do movimento, sejam elas formais ou não formais, a partir de conhecimentos técnicos, científicos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Nesta dimensão, procura-se capacitar docentes adaptáveis a situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, visando a progressiva autonomia, com condições para contribuir na produção de conhecimentos, comprometidos com os processos de desenvolvimento humano, especialmente voltados para a promoção do estilo de vida fisicamente ativo e saudável e o alargamento da qualidade de vida, com ampla visão crítica da realidade e posicionamento ético, assim como, o domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua atuação docente.

O docente da Educação Física formado pela UENP, como profissional apto em relação aos conhecimentos do movimento humano nas suas diversas manifestações e objetivos, deverá estar qualificado para a docência do componente curricular na educação básica, tendo como referência legislação própria do Conselho Nacional de Educação, tendo o seguinte perfil:

  • Visão sistêmica da realidade sociocultural, política e econômica do país, e “visão holística” do ser humano atuando em equipes multiprofissionais e multidisciplinares;

  • Capacidade de liderança, relacionando-se com os componentes das equipes, multidisciplinares e com os usuários dos seus serviços, embasado no respeito mútuo e nos valores de cidadania e ética;

  • Capacidade de identificar, articular intelectualmente e colocar em prática os conhecimentos, valores, técnicas e habilidades necessárias ao eficiente desempenho das suas funções;

  • Sólida formação nas áreas de conhecimento que formam a identidade do curso, que o capacite para compreensão, análise, transmissão e aplicação dos conhecimentos da Atividade Física/Movimento Humano e o exercício docente em Educação Física com competências decorrentes das relações com a pesquisa e a prática social;

  • Respeito e valorização do ser humano, atuando nos diversos níveis de atenção à saúde e qualidade de vida, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, no setor educacional;

  • Capacidade para a busca da aprendizagem contínua, tanto no aprofundamento dos conhecimentos como no aperfeiçoamento das práticas;

  • Compromisso com a comunidade na sua contínua transformação social e cultural;

  • Rigor científico e intelectual para atuar com segurança na Intervenção pedagógica do componente curricular do ensino formal – Educação Básica, além das diversas áreas das atividades físicas, do movimento humano, dentre as quais: Orientação na Iniciação desportiva e aquisição de habilidades motoras, para populações especiais, inclusive para portadores de necessidades especiais;

  • Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos com vistas à qualificação da prática docente;

  • Compromisso e preocupação com a promoção de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus alunos quanto às de sua comunidade;

  • Capacidade de participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de educação e esporte, assessorando órgãos públicos e/ou privados em projetos de saúde, educação, atividade física em suas mais diversas manifestações.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

A Educação Física se expressa, na prática, em estudos e atividades de aperfeiçoamento do viver saudável dos seres humanos. Neste universo exigente e desafiador busca sedimentar seu espaço. O estilo de vida ativo por meio da prática de atividades físicas regulares tomou grande impulso junto às populações, perspectivando a melhoria da saúde, a diminuição do estresse e a conquista da boa qualidade de vida.

Neste contexto, o campo de atuação profissional para os egressos do curso de Educação Física consolidou-se e vem em plena ascensão, principalmente com o advento da regulamentação profissional e a criação respectiva dos Conselhos Federal e Regionais dos profissionais em Educação Física, por meio da exigência legal da filiação para os graduados em nível superior, garantindo assim não só uma intervenção profissional de qualidade como também o delineamento do mercado de trabalho, o que justifica plenamente os esforços desta instituição na implantação e consolidação acadêmica deste curso.

O campo de atuação do profissional de Educação Física será delimitado pela sua capacidade de atuar em todos os segmentos da sociedade, exercendo atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física, individuais e coletivos, para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições particulares e ou públicas que ofereçam programas nesta área de atuação. Também podendo exercer atividades junto ao Conselho Federal de Educação Física, aos Conselhos Regionais, em atividades acadêmicas e ainda realizar auditorias, consultorias e assessorias especializadas. Entre os novos segmentos sociais que se apresentam como novas demandas sociais para esta área destacam-se os grupos especiais da terceira idade e pessoas com necessidades físicas especiais.

O Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física - Bacharelado da UENP visa formar o Bacharel em Educação Física que irá atender a uma população numerosa, sobretudo, existente na região e Estados do Paraná e São Paulo.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2016, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Educação Física – Bacharelado

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 4 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

 

CONTATOS:    
Coordenador: Almir de Oliveira Ferreira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vice-Coordenador: Claudinei Ferreira dos Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadora de Estágio: Héres Ferreira Becker Paiva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representantes docentes: Carla Cristiane da Silva  
  Jussara Eliana Utida  
  Raphael Gonçalves de Oliveira  
Representante discente: Rosana Bergamo  
Telefone fixo do setor: (43) 3525-0498