Ingressantes 2025

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), configura-se por uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, as quais são caracterizadas pelo tipo de produção científica apresentada pelos professores que compõem o corpo docente.

 

Área de Concentração: Ensino, Ciência e Tecnologia.

Novas Linhas de Pesquisa (a partir do quadriênio 2025-2028):

L1 -  Ensino e Formação de Professores: Contempla estudos voltados à formação de professores e à produção de materiais pedagógicos para o ensino. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e pedagógico das aulas, a gestão de classe e do conteúdo. Subsidia a investigação de produtos educacionais (PE) com o objetivo de contribuir para a prática pedagógica fundamentada na pesquisa e em aportes teóricos, metodológicos, tecnológicos e de inovação que atendam diversos campos disciplinares, modalidades de ensino, níveis escolares, diversidades e configurações de aprendizagem.

L2 – Aprendizagem de conteúdos (Inter)disciplinares, Tecnologias e Inovação: Orienta pesquisas voltadas ao desenvolvimento de materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos conteúdos científicos de diferentes campos (inter)disciplinares, considerando fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar/universitária. Abrange aspectos metodológicos, tecnológicos e de inovação didática, as diferentes modalidades de ensino, diversidades, níveis escolares e configurações de aprendizagem.

 

Linhas de Pesquisa até 2024:

Linha de pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática

Abrange os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática, seus fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar. No âmbito dos ensinos formal e não formal, investiga os fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem e as modalidades e instrumentos avaliativos. As pesquisas devem possibilitar o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos e midiáticos que contribuam para a prática educativa em favor da aprendizagem efetiva dos conteúdos científicos.

Linha de pesquisa 2: Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens

Prioriza estudos voltados à formação de professores. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e didático-pedagógico das aulas, a gestão de classe e dos conteúdos científicos e as práticas do cotidiano da escolarização. Incluem-se as formas de linguagens presentes nos processos educativos, bem como estudos de leitura, escrita, alfabetização científica e tecnológica, educação a distância, inclusão digital e aprendizagem em rede com destaque aos processos de comunicação, interação e mediação.

 

Distribuição dos Docentes por Linhas de Pesquisa do PPGEN/UENP

ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

  • Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
  • Daniel Trevisan Sanzovo
  • João Coelho Neto
  • Lourdes Maria Werle de Almeida
  • Lucken Bueno Lucas
  • Marilia Bazan Blanco
  • Marinez Meneghello Passos
  • Priscila Caroza Frasson Costa
  • Roberta Negrão de Araújo
  • Rodrigo de Souza Poletto
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira
  • Sergio de Mello Arruda
  • Simone Luccas

 

FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS TECNOLÓGICOS E LINGUAGENS

  • Carlos César Freitas
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
  • João Coelho Neto
  • Letícia Jovelina Storto
  • Maria Jose Quina Galdino
  • Marilia Bazan Blanco
  • Marilucia dos Santos Domingos Striquer
  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes
  • Roberta Negrao de Araujo
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira
  • Simone Luccas
  • Vanessa Maria Ludka

 

Professores que participaram das Linhas de Pesquisa
PPGEN/UENP no Quadriênio 2021-2024

  • Hilda Helena Sovierzoski

 

Professores que participaram das Linhas de Pesquisa
PPGEN/UENP no Quadriênio 2017-2020

ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

  • Hilda Helena Sovierzoski
  • Marlize S. Bernardelli
  • Willian Junior do Nascimento

 

FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS TECNOLÓGICOS E LINGUAGENS

  • Annecy Tojeiro Giordani
  • Antonio Stabelini Neto
  • Selma dos Santos Rosa