EGRESSOS 2021
Nome Concluinte | Ellen Simone Stutz Souto |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | “Contradições, desafios, perspectivas da educação do campo: a experiência da Escola do Campo Cerrado das Cinzas de Arapoti, Paraná” |
Título Produto Educacional: | DA EDUCAÇÃO RURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONCEPÇÕES E CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR |
Orientador: | Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5934235585504404 |
Nome Concluinte | Francieli Axman Tavares Duarte |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará” |
Título Produto Educacional: | “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará” |
Orientador: | Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8102530691468320 |
Nome Concluinte | José Gustavo Araújo Bruzarosco |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "Análise Dos Significados De Gestão Democrática Expressos Nos Documentos Do Programa De Ensino Integral Do Estado De São Paulo" |
Título Produto Educacional: | Documentos do PEI e Gestão Democrática: Ambiente de disponibilização e discussão das legislações que regem e organizam o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo e as formas de exercício da Gestão Democráica no Programa |
Orientador: | Prof. Dr. Maurício de Aquino |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5891363118215018 |
Nome Concluinte | Lucimara Leite Laiter |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "O Programa Mais Educação E O Incentivo À Educação Em Tempo Integral: Um Estudo De Caso Em Ourinhos-Sp" |
Título Produto Educacional: | "Guia para a Implementação da Educação em Tempo Integral" |
Orientador: | Prof. Dr. Maurício de Aquino |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8709020703430874 |
Nome Concluinte | Rafaela Silva Lionardo |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "As Questões De Gênero No Contexto Escolar: Um Estudo Da Compreensão De Professores E Pedagogos" |
Título Produto Educacional: | "Gênero e Docência: uma Proposta Formativa" |
Orientador: | Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9831644403678180 |
Nome Concluinte | Rafael de Barros |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | “O Ensino de Filosofia no contexto da reforma do Ensino Médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular” |
Título Produto Educacional: | "Curso De Extensão: Ensino Médio - Uma Construção Coletiva, Crítica E Consciente Para O Ensino De Filosofia" |
Orientador: | Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0154673475499909 |
Nome Concluinte | Rodrigo Dias Araujo |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "A Pedagogia Do Movimento: Tendências E Desafios Para A Educação Do Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra" |
Título Produto Educacional: | "Caderno de Educação: A Pedagogia do Movimento e a proposta de Educação do MST" |
Orientador: | Profa. Dra. Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0060557048797413 |
Nome Concluinte | Samuel Macedo Périco |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "Estereótipos de gênero na educação infantil: o impacto do brincar na cultura corporal" |
Título Produto Educacional: | E-BOOK: CULTURA CORPORAL, GÊNERO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Orientador: | Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3961986208736824 |
Nome Concluinte | Aline Letícia Trindade Rosa |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "A Política De Ações Afirmativas Em Pauta: O Sistema De Cotas Sociorraciais Como Subsídio Para Inserção Do Estudante De Ensino Médio Da Rede Pública Ao Ensino Superior" |
Título Produto Educacional: | INTERAÇÕES TEMÁTICAS: O QUE SÃO AÇÕES AFIRMATIVAS? |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4457384204292495 |
Nome Concluinte | Aline Sirlene de Souza |
Ano de conclusão: | 2020 |
Título da Dissertação: | “Educação Ambiental Crítica: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental” |
Título Produto Educacional: | "Educação Ambiental Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Proposta formativa a partir de um grupo de estudos" |
Orientador: | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4103495239630847 |
Nome Concluinte | Ana Carolina Simão Zeferino |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | “Ensino De História E Colonialidade: Em Busca Da Visibilidade Das Mulheres Populares Latino-Americanas” |
Título Produto Educacional: | EM BUSCA DA VISIBILIDADE DAS MULHERES POPULARES LATINO-AMERICANAS |
Orientador: | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0905635019348278 |
Nome Concluinte | André Luiz Santos de Oliveira |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "Educação Em Sexualidades Crítica: Análise Crítica Dos Currículos Do Ensino Médio Do Estado De São Paulo" |
Título Produto Educacional: | Dicionário sobre questões de gênero e sexualidades |
Orientador: | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2871028321083667 |
Nome Concluinte | Gabriela Aparecida de Assis |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | “Práticas Pedagógicas De Aprendizagem Histórica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Contribuições Da Pedagogia Histórico-Crítica” |
Título Produto Educacional: | Plano de trabalho docente-discente: possibilidades para a aprendizagem histórica na perspectiva da PHC |
Orientador: | Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3529045336192150 |
Nome Concluinte | Gesmilher de Almeida Lopes |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para o ensino de geometria" |
Título Produto Educacional: | "Produto Educacional: Proposta De Formação Para O Ensino De Geometria, A Patir Das Necessidades Formativas Encontradas No Grupo Pesquisado" |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3919149791446816 |
Nome Concluinte | Magali de Fátima Monteiro |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "Educação ambiental crítica: fundamentos e práticas para o processo formativo de estudantes do ensino médio no município de Bandeirantes-PR" |
Título Produto Educacional: | "Plano de Ação: Sugestão ao Fascículo de Atividades Socioambientais" |
Orientador: | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1577238992249426 |
Nome Concluinte | Meline Lopes Pinheiro |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | “Centro De Memória Virtual Da Escola Municipal Véra Cecília Lamin (1968-2020)” |
Título Produto Educacional: | Abertura do Site do Centro de Memória. |
Orientador: | Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2574915371386704 |
Nome Concluinte | Ronaldo da Silva Cunha |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão" |
Título Produto Educacional: | O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7528116486802226 |
Nome Concluinte | Silvia Helena Cesar |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "A Formação Docente Para O Letramento Matemático Com Números" |
Título Produto Educacional: | PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMEROS, A PARTIR DAS NECESSIDADES FORMATIVAS ENCONTRADAS NO GRUPO PESQUISADO |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1718624343262155 |
Nome Concluinte | Vanessa Fernanda Mayrinck |
Ano de conclusão: | 2021 |
Título da Dissertação: | "História, Memória e Patrimônio Cultural: Uma Articulação entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial no município de Jacarezinho (PR)" |
Título Produto Educacional: | Jacarezinho: Outros Sujeitos, Novas Histórias |
Orientador: | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4823708392942731 |
EGRESSOS 2022
Nome Concluinte | Daniela Rodrigues Martelini Rahuam |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica" |
Título Produto Educacional: | "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica" |
Orientador: | Luiz Antônio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: gestão e planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7110369643752789 |
Nome Concluinte | Liliane Milanezi Lopes |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral” |
Título Produto Educacional: | “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral” |
Orientador: | Flávio M. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: gestão e planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8174700641885393 |
Nome Concluinte | Maria Eduarda de Lara Lalli |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Luta da classe trabalhadora na escola pública brasileira à luz da pedagogia histórico-crítica: uma análise sobre as avaliações externas” |
Título Produto Educacional: | “Escritos sobre a luta de classes na escola pública e as avaliações externas à luz do PHC para a emancipação da classe trabalhadora” |
Orientador: | Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: gestão e planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/746840845732127 |
Nome Concluinte | Silvia Regina Cordeiro Rédua |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “A utilização da audiodescrição no ensino de história para alunos cegos” |
Título Produto Educacional: | “Audiodescrição: uma proposta de formação” |
Orientador: | Luiz Antônio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: gestão e planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5283083620554395 |
Nome Concluinte | Ana Maria Barbalho Viganó |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Formação docente continuada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um contraponto à base nacional comum curricular e sua proposta formativa” |
Título Produto Educacional: | “Proposta formativa de professor contra-hegemônica” |
Orientador: | Vanessa C. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7593018148463124 |
Nome Concluinte | Andréia Patrocinio Marquezepe |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “A modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre as publicações em periódicos nos últimos cinco anos” |
Título Produto Educacional: | “Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental” |
Orientador: | George F. S. Martin |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6031728165450042 |
Nome Concluinte | Daiany dos Reis Santana |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Análise da evasão escolar na eja e uma proposição ao ensino de matemática visando a permanência e o êxito dos estudantes” |
Título Produto Educacional: | “Caderno de atividades - etnomatemática e temas de educação financeira para a EJA” |
Orientador: | Jonis J. Nervis |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7455178082791842 |
Nome Concluinte | Daniela Ferreira Toth |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “A realidade local como objeto de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência a partir da pedagogia histórico-crítica” |
Título Produto Educacional: | “História local: um guia de imagens para o planejamento do trabalho pedagógico” |
Orientador: | Vanessa C. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5995328466225688 |
Nome Concluinte | Lisandra Tamires Mendonça |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Avaliação dos professores de um guia online sobre o uso da prática de lembrar em sala de aula via workshop e leitura” |
Título Produto Educacional: | “Vídeoaula sobre o guia de prática de lembrar” |
Orientador: | Roberta Ekuni de Souza |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0026890767295508 |
Nome Concluinte | Tatiana Paschoal Chagas |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Leitura crítica na escola pública a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica: elementos para a transformação social” |
Título Produto Educacional: | “Proposta de formação docente em grupos de estudos - discutindo teoria e prática (a práxis) e pensando um processo crítico de ensino de leitura” |
Orientador: | Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: |
| |
Nome Concluinte | Cleyson Mendes Soares |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” |
Título Produto Educacional: | “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” |
Orientador: | Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: |
| |
Nome Concluinte | Maria Carolina Cornélio |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Ensino de História e Memória: o lugar de Antônio Pato na História de Jacarezinho" |
Título Produto Educacional: | “Meu passado, Jacarezinho!” |
Orientador: | Jean Carlos Moreno |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: |
| |
Nome Concluinte | Tânia Janaína Borda Landi |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Implantação do Centro de Memória Virtual da Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho (ETEC) de Ipaussu (1955-1994)” |
Título Produto Educacional: | “Centro de Memória ETEC Ipaussu” |
Orientador: | Vanessa C. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas Docentes para a Educação Básica |
Lattes: |
| |
Nome Concluinte | Sara Nicacia de Souza Godoi |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “O Projeto de Sociedade da BNCC: Uma análise do componente curricular da Língua Portuguesa” |
Título Produto Educacional: | Minicurso de Formação de Professores: O Projeto de Sociedade da BNCC |
Orientador: | Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
| |
Nome Concluinte | Amanda Carla Feliciano de Souza |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | "EFEITO DO MOMENTO DA PRÁTICA DE LEMBRAR NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS" |
Título Produto Educacional: | "PRATICA DE LEMBRARHORA DA AÇÃO CONCEITOS, DICAS DE APLICAÇÃO E RECURSOS" |
Orientador: | Roberta Ekuni de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: gestão e planejamento |
Lattes: |
| |
Nome Concluinte | Aline Queiroz de Andrade |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “As competências no currículo: o esvaziamento da BNCC e no componente curricular de história” |
Título Produto Educacional: | “Guia para compreensão crítica da BNCC” |
Orientador: | Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
| |
Nome Concluinte | Júlio César de Souza Madeira |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê” |
Título Produto Educacional: | “A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê” |
Orientador: | Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
| |
Nome Concluinte | Paulo Sérgio Guerreiro |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira: Discursos, Vínculos e Planos de Governos” |
Título Produto Educacional: | “Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira: Discursos, Vínculos e Planos de Governos” |
Orientador: | Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
| |
Nome Concluinte | Antonia Arruda Campos |
Ano de conclusão: | 2022 |
Título da Dissertação: | “Gestão Escolar e o Absenteísmo Docente: Desafios da Educação Básica no Estado do Paraná” |
Título Produto Educacional: | “Possíveis Causadores do Adoecimento Docente” |
Orientador: | Luiz Antonio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: |
EGRESSOS 2023
Nome Concluinte | Daniele Leonarda Dos Santos Baptista |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “PROCESSO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GRUPOS MULTIETÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS JACAREZINHO”. |
Título Produto Educacional: | “RELATÓRIO ANALÍTICO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO IFPR - CAMPUS JACAREZINHO”. |
Orientador: | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1976313883349335 |
Nome Concluinte | Franciele Rocha Dos Santos |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JACAREZINHO-PR”. |
Título Produto Educacional: | “ANÁLISE DOS CURRÍCULOS A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES”. |
Orientador: | Profa. Dra. Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6779181047522955 |
Nome Concluinte | Jussara Pereira da Silva Batista |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “PRODUTO EDUCACIONAL MINICURSO. POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DE CURRÍCULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”. |
Título Produto Educacional: | “PRODUTO EDUCACIONAL MINICURSO. POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DE CURRÍCULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”. |
Orientador: | Profa. Dra. Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0313212146026146 |
Nome Concluinte | Luis Alberto de Souza Santos |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “LEI No 11.645/08 E OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM OLHAR DECOLONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”. |
Título Produto Educacional: | “A (DES)COLONIALIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA NO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de sequencias didáticas”. |
Orientador: | Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5084851805852205 |
Nome Concluinte | Célio Cezar Vieira Azevedo |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E NA FORMAÇÃO GLOBAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”. |
Título Produto Educacional: | “CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E NA FORMAÇÃO GLOBAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”. |
Orientador: | Profa. Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9201538495539113 |
Nome Concluinte | Marcia Superti Maia |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “O PROVIMENTO DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE OURINHOS E MARÍLIA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA”. |
Orientador: | Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6196555211948699 |
Nome Concluinte | Jaqueline Roberta de Souza |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “RESSIGNIFICAÇÃO DE VALORES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS E EDUCACIONAIS”. |
Título Produto Educacional: | “RESSIGNIFICAÇÃO DE VALORES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS E EDUCACIONAIS”. |
Orientador: | Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1778393853238388 |
Nome Concluinte | Rosana Aparecida Ribeiro de Paula |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “A EQUIPE GESTORA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA REDE MUNICIPAL DE GUAPIRAMA (PR)”. |
Título Produto Educacional: | “CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORAS, PEDAGOGOS E PROFESSORES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA”. |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6850003579523177 |
Nome Concluinte | Tulio Mairon dos Santos Alves |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | “A LEI FEDERAL No 11.645/2008 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE OURINHOS-SP (2008 A 2021): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA”. |
Título Produto Educacional: | “Formação de Professores Sobre a Temática Indígena: Povos originários”. |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4515137655357427 |
Nome Concluinte | Milene Elisandra Vieira |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA. |
Título Produto Educacional: | Educação Ambiental para Crianças 1 |
Orientador: | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4357853601729275 |
Nome Concluinte | Anne Caroline Borba da Silva |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | EFEITOS DA PRÁTICA DE LEMBRAR, RELEITURA E CAÇA PALAVRAS NA RETENÇÃO DO MATERIAL ESTUDADO POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | Cartilha Educativa: Estratégias de ensino para criança |
Orientador: | Profa. Dra. Roberta Ekuni de Souza |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6109010241217213 |
Nome Concluinte | Osmara Aparecida de Souza Azevedo |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | O SIGNIFICADO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Título Produto Educacional: | A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DO GRUPO FOCAL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Orientador: | Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2595027337951604 |
Nome Concluinte | José Cláudio de Sêne Miguel |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | RELEITURA, MÚLTIPLA ESCOLHA E RECORDAÇÃO DE SINÔNIMOS COM PISTAS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE NOVO VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | Prática para lembrar: uma estratégia eficaz para ensinar. |
Orientador: | Prof.ª Dr.ª Roberta Ekuni de Souza |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3113981318575319 |
Nome Concluinte | Priscila Frizzanco Adão |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA ROTINA DO GESTOR ESCOLAR |
Título Produto Educacional: | Plano de Ação Pedagógica da Gestão Escolar: Roteiro de elaboração e avaliação do planejamento |
Orientador: | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6396959339674542 |
Nome Concluinte | Michele Nunes Ferreira Hotsuta |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | EFEITOS DA PRÁTICA DE LEMBRAR E ESTRATÉGIAS CONTROLE UTILIZADAS AO FINAL DA AULA NO DESEMPENHO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO |
Título Produto Educacional: | Como implementar a prática de lembrar nas escolas: um guia prático |
Orientador: | Prof.ª Dr.ª ROBERTA EKUNI DE SOUZA |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6857675424068879 |
Nome Concluinte | Rafaela Rodrigues Ferreira |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: DESAFIOS, AVANÇOS E CONTRADIÇÕES PARA ALÉM DAS DEFICIÊNCIAS |
Título Produto Educacional: | CURSO DE FORMAÇÃO: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO UM DIÁLOGO DE INCLUSÃO E HUMANIZAÇÃO |
Orientador: | Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7262559043327157 |
Nome Concluinte | Ana Carolina Dias |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS DE PLANEJAMENTO CURRICULAR E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS |
Título Produto Educacional: | VOZES DEMOCRÁTICAS: Gestão Escolar na Educação Infantil |
Orientador: | Profa. Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0400563702899762 |
Nome Concluinte | Ederson da Paixão |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | PRÁTICAS DE LEITURA E (TRANS)FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DESAFIOS E ENCAMINHAMENTOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | PARA ALÉM DO “ERA UMA VEZ...”: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador: | Dra. Patrícia Cristina de Oliveira Duarte |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5323797875878454 |
Nome Concluinte | Igor Vaz de Camargo |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA ÁLGEBRA NO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ÁLGEBRA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 7o ANO |
Orientador: | Prof. Dr. Jonis Jecks Nervis |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1440808022627950 |
Nome Concluinte | Ligia Aparecida Ramos |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, ALFABETIZAÇÃO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Título Produto Educacional: | ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS DE ESTUDOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA |
Orientador: | Dra.Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6473765043754504 |
Nome Concluinte | Maraysa Cruz Nogari |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA |
Título Produto Educacional: | O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE EM MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS |
Orientador: | Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0668390594639969 |
Nome Concluinte | Marcela Cristina Gonçalves de Oliveira |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE GUAPIRAMA-PARANÁ NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Título Produto Educacional: | GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador: | Prof. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3462551077479567 |
Nome Concluinte | Mariane Aparecida Coco |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | MINI-TÊNIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CORRELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | MINI-TÊNIS: Educação Física Escolar |
Orientador: | Profa Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9386223396544112 |
Nome Concluinte | Natalia de Oliveira Diziro |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
Título Produto Educacional: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS COM ÊNFASE NA ETNOMATEMÁTICA |
Orientador: | Prof. Dr Jonis Jecks Nervis |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5446281674650897 |
Nome Concluinte | Vania Antunes Domingues da Costa |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM GÊNERO: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Título Produto Educacional: | ROTEIRO PARA A CONSTITUIÇÃO DE GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA, A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador: | Profa. Dra. Vanessa C. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5415009058546600 |
Nome Concluinte | Rafael Vinícius Ferreira Santos |
Ano de conclusão: | 2023 |
Título da Dissertação: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO BÁSICO E SUA INTERFACE COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DO NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE WENCESLAU BRAZ |
Título Produto Educacional: | CARTILHA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA |
Orientador: | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: |
EGRESSOS 2024
Nome Concluinte | Elisangela Aparecida de Oliveira Silvestre |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Título Produto Educacional: | ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Orientador: | Flávia Évelin Bandeira Lima |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
|
|
Nome Concluinte | Janice Zilio Martins Pedroso |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | O LUGAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Título Produto Educacional: | GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA |
Orientador: | Vanessa C. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
|
|
Nome Concluinte | João Marcelo Fernandes Ferreira |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E EM TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO ENTRE 2012 E 2022 |
Título Produto Educacional: | UM PODCAST SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador: | Luiz Antonio de Oliveira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
|
|
Nome Concluinte | Renata Ferreira da Silva |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO |
Título Produto Educacional: | PRODUTO EDUCACIONAL FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Orientador: | Marisa Noda |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
|
|
Nome Concluinte | Sabrina da Silva Valle Meotti |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO “CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS PROFESSOR FRANCISCO BENEDETTI” |
Título Produto Educacional: | PANORAMA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM GUIA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS DA EJA |
Orientador: | Flávio M. M. Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
|
|
Nome Concluinte | Viviane Leite Mateus Martins Romera |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | MITOS DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Título Produto Educacional: | DESMISTIFICANDO GÊNERO NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE CURSOS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Orientador: | Juliane Priscila Diniz Sachs |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Aline Roberta Da Silva |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POLÍTICAS CURRICULARES E ESTADO LIBERAL |
Título Produto Educacional: | ROTEIRO PARA GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E POLÍTICAS CURRICULARES BRASILEIRAS |
Orientador: | Antonio Carlos de Souza |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Karla Panichek |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | AS PRÁTICAS DOS GESTORES ESCOLARES PARA A PREVENÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR, DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: O RESGATE DOS ESTUDANTES INFREQUENTES |
Título Produto Educacional: | RESGATE DE ESTUDANTES INFREQUENTES: UMA CARTILHA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS GESTORES ESCOLARES |
Orientador: | Jonis Jecks Nervis |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Felipe Gustavo Consulin Rezende |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO E ANÁLISE DAS PESQUISAS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS ENTRE 2013 À 2023 |
Título Produto Educacional: | JOGO DE RPG DIGITAL: UMA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SÉRIES E SEQUÊNCIAS |
Orientador: | George Francisco Santiago Martin |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Ana Paula Pedrina Spada |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Título Produto Educacional: | EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador: | Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Silmara Pimentel Barbosa Lemes |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO APOIO À INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO ABRANGENDO MUNICÍPIOS JURISDICIONADOS AO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IBAITI/PR |
Título Produto Educacional: | DA TEORIA À PRÁTICA: ORIENTAÇÕES PARA GESTORES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO DE EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL |
Orientador: | Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Juliana Carolina de Andrade Krone |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | REMINISCÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR EX-ALUNOS NA DÉCADA DE 1970 NO MUNICÍPIO DE JACAREZINHO – PARANÁ |
Título Produto Educacional: | EXPOSIÇÃO EDUCATIVA: O COTIDIANO DAS ESCOLAS RURAIS DE JACAREZINHO(PR) CONTADO POR ALUNOS DOS ANOS DE 1970 |
Orientador: | Luís Ernesto Barnabé |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Gabriele Machado |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | EDUCAÇÃO POLÍTICA: POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA |
Título Produto Educacional: | PRODUTO EDUCACIONAL: SUBSÍDIOS PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO |
Orientador: | João Vicente Hadich Ferreira |
Linha de pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Diego Henrique Barroso |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: A OBRA DE JARID ARRAES COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS |
Título Produto Educacional: | PENSANDO A IDENTIDADE NEGRA POR MEIO DO GÊNERO CONTO CONTEMPORÂNEO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O ENSINO MÉDIO |
Orientador: | Patrícia Cristina de Oliveira Duarte |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Vanderli Maria Fernandes |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO DAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS |
Título Produto Educacional: | UM OLHAR SOBRE O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE |
Orientador: | George Francisco Santiago Martin |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Claudiana Messias de Lima Fittipaldi |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Orientador: | Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Juliana Barcelos Amaral |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | O IMPACTO DO MOVIMENTO MAKER NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO 1o ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Título Produto Educacional: | GUIA DIDÁTICO: ATIVIDADES MAKER PARA ENSINO DE CIÊNCIAS 1° ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Orientador: | Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Juliana Senci de Almeida Marcusso |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | EXPLORANDO A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA APOIAR A ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 2o ANO |
Título Produto Educacional: | CADERNO DE ATIVIDADES GAMIFICADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador: | Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Gabriely Cristine de Souza |
Ano de conclusão: | 2024 |
Título da Dissertação: | CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Título Produto Educacional: | ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS COLETIVOS DE ESTUDOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO PLANEJAMENTO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador: | Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: |
EGRESSOS 2025
Nome Concluinte | Débora de Lurdes Calderan |
Ano de Conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | MOBILIZANDO O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM USO DE GEOTECNOLOGIAS E METODOLOGIA ATIVA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | MATERIAL DIDÁTICO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador(a): | Profa. Dra. Carla Holanda da Silva |
Linha de Pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Glaisier Mara Aparecida Mariano da Silva |
Ano de Conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TÉCNICO-TECNOLÓGICA DE MESTRADOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO |
Título Produto Educacional: | MANUAL PARA O USO DA FICHA AVALIATIVA DOS PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS PARA MESTRADOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO |
Orientador(a): | Profa. Dra. Juliane Priscila Diniz Sachs |
Linha de Pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Juliana Bento Lopes Vilas Boas |
Ano de conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: DIFICULDADES DE PROFESSORAS DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS. |
Título Produto Educacional: | GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS |
Orientador: | Profa. Dra. Juliane Priscila Diniz Sachs |
Linha de pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Karen Luana Inêz |
Ano de Conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
Título do Produto Educacional: | EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E PRÁXIS DOCENTE: GUIA DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA |
Orientador(a): | Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia |
Linha de Pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Luana Carla dos Santos |
Ano de Conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CURRÍCULO EM AÇÃO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Título Produto Educacional: | CADERNO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DO CURRÍCULO EM AÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO |
Orientador(a): | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de Pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Mateus Forcella Biagini |
Ano de Conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | OS CENTROS DE MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO (1990-2024) |
Título Produto Educacional: | CADERNO PEDAGÓGICO: GUIA DOS CENTROS DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
Orientador(a): | Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter |
Linha de Pesquisa: | Educação Básica: Gestão e Planejamento |
Lattes: | |
Nome Concluinte | Pâmela Cristina Pereira Gonzaga |
Ano de Conclusão: | 2025 |
Título da Dissertação: | ROTEIROS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA SURDOS: UMA PROPOSTA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título Produto Educacional: | HISTÓRIA VISUAL E EDUCAÇÃO CRÍTICA: UM APLICATIVO WEB BILÍNGUE PARA O APRENDIZADO DE SURDOS: GUIA PARA O PROFESSOR |
Orientador(a): | Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
Linha de Pesquisa: | Práticas docentes para a Educação Básica |
Lattes: |