A Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho, hoje integrada a Universidade Estadual do Norte do Paraná como Centro de Ciências da Saúde, foi instituída pelo Governo do Estado do Paraná, sob forma de Fundação de Direito Público, segundo o disposto no Artigo 4º da Lei N.º 5.540, de 28 de novembro de 1968.


Em 10 de fevereiro de 1972, o Egrégio Conselho Estadual de Educação emitiu parecer 2/72, no Processo número 032/72, favorável à autorização para o funcionamento da então Fundação Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho e em 20 de junho de 1972 a Instituição iniciou suas atividades, através de seu Fundador e Diretor Professor Rodrigo Octávio Torres Pereira, obedecendo ao Decreto N.º 70.425, de 17 de abril de 1972, do Senhor Presidente da República e do Senhor Ministro da Educação, publicado no Diário Oficial da União, edição de 19 de abril de 1972, o qual autorizava seu funcionamento.


O Decreto número 79.150, de 19 de janeiro de 1977, do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, publicado às folhas 737 do Diário Oficial da União, de 20 de janeiro de 1977, homologou o Parecer n.º 3749/76, concedendo o reconhecimento aos Cursos de Educação Física e de Técnico de Desportos, desta Faculdade.


A Instituição instalou-se na Escola Estadual Imaculada Conceição, onde funcionou desde 1972 até 1990 e no dia 20 de agosto de 1991 transferiu-se para sua sede própria.

O Centro de Ciências da Saúde da UENP conta com três cursos, o de Licenciatura Plena em Educação Física, Graduação em Educação Física (Bacharelado) e de Fisioterapia.


Com sede própria, o Centro de Ciências da Saúde possui excelentes condições para a execução de suas atividades, contando com a seguinte estrutura física :
- Oito salas de aula equipadas com cadeiras universitárias, ventiladores de teto, data-show, televisão, videocassete, retroprojetor e tela de projeção.
- Uma sala de Biblioteca, com mesas para estudo, salas para estudo em grupos, equipamento de TV, vídeo e parabólica, e computadores, onde todos alunos tem acesso à Internet.
- Quadra polivalente coberta e iluminada, com piso especial e arquibancada, para atividades práticas.
- Quadra aberta iluminada, com piso especial e cercada por tela.
- 3 quadras abertas.
- Pista de Atletismo com medidas oficiais.
- Piscina com 25 x 12,5, com vestiários e cercada por tela, para atividades de hidroterapia.
- Laboratório de anátomo-biologia.
- Estrutura administrativa com secretaria, tesouraria e contabilidade.
- Sala de Professores e reuniões, compatível com a IES.
- Clínica de Fisioterapia.
- Setor de hidroterapia, com piscina de água aquecida.
- Salão de Ginástica.
- Salão Nobre, com espaço para 100 pessoas.

O Centro de Ciências da Saúde da UENP passou a ter uma abrangência considerada de nível nacional, já que contou com candidatos participantes em seus Processos Seletivos de oito estados da Federação, quais sejam Bahia, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, e o estado do Paraná. Participaram candidatos de cerca de 180 municípios.


Além de suas atividades de ensino, a instituição promove vários Projetos de Extensão e também incentiva a pesquisa, através da promoção de Congresso Científico, envolvendo alunos e professores da instituição e participantes de outras instituições. Também possibilita a oferta de cursos de pós-graduação, por enquanto a nível lato-sensu, tanto na área de educação quanto na de fisioterapia, com cursos na sede e fora dela.

 

Cursos

Graduação em Educação Física – Bacharelado e Licenciatura

Graduação em Fisioterapia – Bacharelado

Graduação em Odontologia – Bacharelado

 


 

Direção do Centro de Ciências da Saúde – CCS

Diretor: Fabrício José Jassi
e-mail:  
Telefone: +55 (043) 3511-2600