APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, é um dos mais antigos cursos de Geografia do Norte do Paraná e vem constantemente contribuindo com a sociedade por intermédio da formação de professores de Geografia, aptos a atuarem na educação básica e capazes de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos.

Uma das finalidades da Geografia é estudar a distribuição e as relações dos fenômenos naturais e humanos na superfície terrestre. Sendo assim, esse ramo do conhecimento interessa-se pelo estudo da organização espacial. A Geografia é um conhecimento único e abrangente que possui significado relevante para a compreensão do domínio da natureza, do domínio da sociedade, do Ensino, entre outras possibilidades.

Assim, entende-se que é fundamental ao profissional professor de Geografia compreender as dinâmicas física e humana do espaço geográfico, seja de modo mais específico ou de modo integrado. Todavia, também é basal a esse profissional o conhecimento acerca do ensinar a Geografia pelas diferentes dinâmicas que se manifestam no espaço.

Desse modo, faz se relevante destacar que o curso de Geografia, pautado em debates contemporâneos da Ciência Geográfica, alicerça-se em três perspectivas: Geografia Física, Geografia Humana e Ensino de Geografia. Elas, ao longo do desenvolvimento do curso, são exploradas, ora de modo específico, ora de modo integrado, na busca da promoção de uma formação capaz de atuar junto às dinâmicas do mundo contemporâneo, sem desconsiderar os aspectos passados.

Nesse sentido, o curso de Geografia é construído a partir das linhas de estudos e pesquisa que orientaram a construção da grade curricular:

  • Aspectos físico-naturais e Dinâmicas socioambientais: aborda processos que tocam a análise ambiental, a geomorfologia ambiental, as dinâmicas de bacias hidrográficas, os impactos ambientais, o uso e ocupação do solo e o sensoriamento remoto aplicado à análise ambiental;
  • (Re)produção do espaço, dinâmicas socioespaciais e desenvolvimento local e regional: aborda processos que tocam as dinâmicas e (re)configurações de espaços rurais e urbanos, as dinâmicas territoriais, de redes e as relações de poder, o território, a economia, a cultura e as dinâmicas regionais, as dinâmicas econômicas, sociais, políticas e culturais e o desenvolvimento local e regional.
  • Educação Geográfica e Ensino de Geografia: aborda os processos que tocam a formação e a atuação dos profissionais no ensino de Geografia, como as teorias didático-pedagógicas e as práticas de ensino e suas reflexões, de modo a contribuir na construção do conhecimento geográfico na formação formal e não formal.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de licenciatura em Geografia foi um dos primeiros cursos a funcionar na antiga FAFICOP desde o ano de 1966, autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 5.217. Contudo, durante este período em que o país foi gerido por governos militares, o curso ficou desativado desde 1979, sendo reativado somente em 1996. A última renovação de reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 3.112 de 22 de outubro de 2019, válida pelo prazo de 4 (quatro) anos a partir de 03 de janeiro de 2020.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

  • Professores críticos capazes de compreender os elementos e os processos concernentes à realidade espacial e humana, em sua totalidade, a partir dos fundamentos filosóficos, teóricos, pedagógicos, metodológicos e técnicos da Geografia;
  • Professores capazes de atuar em diferentes níveis e realidades de ensino;
  • Professores capazes de realizar debates e ações relacionados aos direitos humanos, diversidades étnicas raciais, de gênero, sexual e religiosa no contexto da sociedade atual e da Geografia;
  • Professores capazes de atuar a partir da pesquisa, do ensino e da extensão.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O curso de licenciatura em Geografia visa formar licenciados em Geografia aptos para lecionar Geografia a partir de uma concepção crítica no Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Educação Básica de rede escolar pública e privada. Estes profissionais docentes aptos a atuarem na educação básica e capazes de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e construído, com base nos fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos da Geografia.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Curso: Geografia

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Noturno

Regime: Anual com disciplinas semestrais

Vagas: 40 vagas

Período de integralização: Mínimo 4 anos – Máximo 6 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia: Vanessa Maria Ludka - ou

Vice Coordenador: Pedro Henrique Carnevalli Fernandes -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Carla Holanda da Silva -

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Coaracy Eleutério da Luz -

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Sérgio Augusto Pereira -

 

Representante discente: Kathielle de Aguiar Marques -

Representante do Centro Acadêmico de Geografia: Ana Julia Oliveira de Mello -

 

Telefone: (43) 3520- 1778

 

GRUPOS DE PESQUISA:

Núcleo de Estudos de Geografia Humana Paranaense - NEGEHP

Líder: Prof. Dra. Coaracy Eleutério da Luz

Descrição do Grupo: A partir das linhas de pesquisa integrantes do grupo almeja-se o engajamento de docentes pesquisadores e o incentivo para discentes de graduação ingressarem na pesquisa. A participação dos discentes ocorre por intermédio de participação voluntária e através de programas vinculados a agências de fomento, desenvolvidos na referida instituição de ensino superior. Assim, dentre as principais atividades do grupo destacam-se: atividades internas de análise, discussão e aprofundamento de assuntos pertinentes à abrangência temática de pesquisa do grupo; publicações nacionais e internacionais dos pesquisadores; participação em eventos científicos (congressos, simpósios, encontros, seminários etc.) nacionais e internacionais; realização de cursos e/ou palestras em outras universidades.

 

Grupo de Estudos sobre Pequenas Cidades (GEPeq)

Líder: Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes.

Descrição do Grupo: O Grupo de Estudos sobre Pequenas Cidades (GEPeq) busca contribuir com debates e pesquisas, em diferentes abordagens, acerca das pequenas cidades.

 

Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia – GEPEGEO

Líder: Prof. Dra. Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira.

Descrição do Grupo: O Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia - GEPEGEO, visa contribuir com estudos sobre Geografia Escolar e desenvolvimento de Práticas de Ensino de Geografia Física e Humana voltados para a Educação Básica.

 

Geografia Física Aplicada e Análise Ambiental

Líder: Prof. Dr. Ricardo Aparecido Campos.

Descrição do Grupo: Grupo de Pesquisa destinado a produção de conhecimentos ligados à Geografia Física Aplicada e Análise Ambiental, assim como à Geoarqueologia e Museologia.

 

GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento

Líder: Prof. Dra. Vanessa Maria Ludka.

Descrição do Grupo: O Grupo de pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento tem por objetivo pesquisar e aprofundar os estudos sobre a Geografia da fome, território, campo-cidade e desenvolvimento. O mesmo divide-se em duas linhas de pesquisas sendo elas:

1. Geografia da Fome, o Campo, a Cidade e Educação;

2. Espaço, Território, Turismo e Desenvolvimento. O mesmo terá como finalidade reunir estudos realizados pelos pesquisadores e acadêmicos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e demais convidados.