APRESENTAÇÃO

O curso de História, com alto nível de qualificação docente e de suas atividades, está inserido no contexto da própria universidade, a UENP, em sua clareza do papel social e de promotora de transformações da realidade socioeconômica. Suas ações atendem às demandas e necessidades da população que compõe a região e contribuem para reduzir as diferenças socioeconômicas, culturais e de formação. O novo Projeto Pedagógico do Curso de História pretende desenvolver a capacidade de pesquisa através de uma formação teórica e prática para a atuação em vários setores da sociedade, para a produção de conhecimento histórico que leve em conta a variedade de fontes, de métodos e de teorias, bem como as transformações técnicas que produziram novas formas de processamento e circulação de informações.

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de História da UENP é o segundo mais antigo do Estado do Paraná e o primeiro da Universidade. Foi criado em 1959, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA). Ao longo desses mais de 63 anos, tem promovido a formação de profissionais da História, que têm atendido com qualidade as demandas por formação da população da região nordeste do Paraná e sul do estado de São Paulo. A proposta curricular vigente a partir do ano de 2023 contempla modificações significativas do ponto de vista pedagógico. O curso passa ao Regime Acadêmico Seriado Semestral , com objetivo de considerar as problemáticas específicas do campo da História e do seu Ensino, Amplia-se a pesquisa acadêmica por meio do desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (T.C.C), além da Curricularização da Extensão.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

• Compreender o processo histórico no qual está inserido;
  • Ter um domínio teórico e conceitual acerca do processo histórico;
  • Ter conhecimento e dialogar com as várias correntes historiográficas;
  • Desenvolver competência para levantar, dimensionar e analisar as diversas fontes e sua dimensão documental, considerando suas orientações ideológicas;
  • Compreender o que são tempo e espaço e contextualizá-los segundo suas especificidades;
  • Entender as linguagens e a cultura e seus significados em sua dimensão histórica;
  • Compreender e aplicar as várias práticas e os diversos conceitos que permeiam o conhecimento histórico e a operação historiográfica.
  • Atender às demandas do magistério em seus níveis Fundamental (séries finais) e Médio;
  • Preservar o patrimônio cultural;
  • Assessorar entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O Professor de História formado no curso de Licenciatura em História poderá atuar como:

• Professor do Ensino Fundamental, séries finais;
  • Professor do Ensino Médio;
  • Pesquisador;
  • Assessor de entidades públicas e privadas;
  • Historiador em órgãos municipais, estaduais, federais, privados e do terceiro setor.

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica de 2023:

Curso: Licenciatura em História

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Vespertino e Noturno

Regime: Seriado Semestral

Período de integralização: 04 anos

Modalidade: Presencial

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação: Prof. Dr. Marcio Luiz Carreri -

Vice Coordenador: Prof. Dr. Roberto C. Massei -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Profa. Dra. Marisa Noda -