APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês é voltado ao conhecimento da Língua Portuguesa e Inglesa e de suas Literaturas, destinando, em sua grade curricular, uma carga horária expressiva às disciplinas de formação docente, a fim de proporcionar ao aluno uma sólida formação profissional. O objetivo do Curso é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, sobretudo, a verbal, nos contextos oral, escrito e multimodal.

Com uma presença histórica expressiva no surgimento das instituições de ensino superior brasileiras, Letras corresponde a uma das áreas quantitativa e qualitativamente mais requeridas pela Educação Básica, campo onde grande parte dos formados atua como professores de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Letras Anglo-Portuguesas foi instalado em 1966, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, e reconhecido pelo governo federal através do Decreto número 70.745, de 21/06/72. Posteriormente, foram criados os cursos de Letras Franco-Portuguesas (1971 a 1976) e Letras Vernáculas (1974 a 1976), nos quais licenciaram 187 professores. O CEE aprovou, pelo Parecer 465/01, de 9/11/2001, a matriz que vigorou até 2005.

O currículo posterior foi implantado em 2007, em regime seriado anual, com carga horária de 3.296 horas-aula. Em 2019, uma nova adequação curricular do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovada pela RESOLUÇÃO Nº 018/2019 – CEPE/UENP e implementada em 2020.

O novo PPC, implantado a partir de 2023, ancora-se na Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2019), com carga horária mínima de 3.200 horas.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O egresso do Curso deve ter domínio do uso da língua portuguesa e da língua inglesa, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais; deve ser capaz de refletir teoricamente sobre as linguagens em contextos sociais diversos de uso; ser capaz de agenciar os múltiplos letramentos em contexto de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e inglesa, no âmbito da leitura, produção de textos e análise e reflexão sobre a língua/linguagens; saber fazer uso de novas tecnologias voltadas para o ensino; compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários; desenvolver capacidades para atuar profissionalmente no ensino, em processos educativos de instituições de educação básica. Além disso, espera-se que o aluno formado no Curso também adquira conhecimentos que o levem a praticar uma educação cidadã, ética e livre de preconceitos.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O graduado em Letras Português-Inglês, modalidade Licenciatura, tem o Ensino na Educação Básica como seu principal campo profissional. Porém, pela própria amplitude de um curso cujo objeto central é a linguagem, o graduado pode atuar também em áreas relacionadas à jornalismo, artes, mercado editorial, prestação de serviços (tradução, revisão, cursos independentes), entre outras possibilidades de trabalho.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023

Curso: Graduação em Letras - Habilitação: Português/Inglês - Licenciatura

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Noturno

Regime: Seriado Semestral

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos

Modalidade: Presencial

 

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2020, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Letras – Habilitação: Português/Inglês - Licenciatura

Carga Horária: 3.240 horas

Turno: Noturno

Regime: Seriado Semestral

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) anos e Máximo de 06 (Seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Letras Português Inglês: Profa. Dra. Célia Regina Capellini Petreche - 

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aparecida de Fatima Miguel de Almeida -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Edson Salviano Nery Pereira -

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Eliana Merlin Deganutti de Barros -  

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Thiago Alves Valente -  

Representante Discente: Talita Maria Ribeiro dos Santos -

Fone: (43) 3520-1756