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GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - Licenciatura

 

APRESENTAÇÃO

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. Cria fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, tecnológica, de física e pesquisa, entre outras. Quem faz licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos fundamental e médio. (Fonte: Guia do Estudante)

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.612, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.213 de 4 de outubro de 2016, válida pelo prazo de 4(quatro) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Licenciado em Matemática deverá ser um profissional educador que tenha sólida formação pedagógica e matemática, comprometido com a ética, com a responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica, ser prático-reflexivo e produzir conhecimento pedagógico dos conteúdos; incorporar os recursos tecnológicos na sua prática; integrar ensino-pesquisa em sala de aula e ser co-responsável pela qualidade do ensino, com senso crítico necessário para compreender o mundo contemporâneo.

Neste sentido nortearão, a formação inicial e continuada de professores, os princípios pedagógicos fundamentais do currículo escolar, como também produção de livros e de outros materiais didáticos, contribuindo dessa forma para a configuração de uma política voltada à melhoria do ensino de Matemática regional. Devem ter conhecimento das propostas atuais que indicam a resolução de problemas como ponto de partida da atividade Matemática e discutir, durante os seus processos de formação e com seus colegas de profissão os caminhos possíveis para fazer Matemática na sala de aula, com destaque para tendências em Educação Matemática tais como a Etnomatemática, a Modelagem Matemática, a História da Matemática, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, os jogos e materiais didáticos pedagógicos e a resolução de problemas.

O profissional formado em Licenciatura em Matemática deve:

  • Possuir uma sólida formação e domínio em conteúdos específicos da Matemática.

  • Ter consciência de como a ciência matemática vem sendo construída, suas origens, processos de criação e inserção em outras áreas do conhecimento.

  • Ter conhecimento de metodologias de ensino-aprendizagem e materiais de apoio ao ensino para decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem de matemática, avaliando os resultados de suas ações por diferentes caminhos.

  • Possuir domínio das teorias de ensino aprendizagem e tendências pedagógicas, adequando-as ao conteúdo específico.

  • Apresentar bom domínio dos recursos tecnológicos como ferramenta para aprendizagem matemática, e capacidade de aprendizagem continuada na utilização de novas tecnologias.

  • Ser capaz de refletir, criticar, propor e reavaliar novas propostas de trabalho, específicas de sua área, de modo a colaborar com o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem multidisciplinar de Matemática.

  • Discutir, analisar e avaliar livros textos, propostas curriculares, tópicos de ensino e materiais pedagógicos, de forma crítica.

  • Ser capaz de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de relacionar-se com outras áreas, no sentido de contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de seu ambiente de trabalho.

  • Estar em permanente contato com pesquisas e experiências em Educação Matemática, realimentando permanentemente a dinâmica do ensinar e do aprender.

  • Reconhecer a importância de conhecer as referências culturais e sociais dos alunos e seus conhecimentos prévios informais e formais.

  • Ter visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos.

  • Contribuir para que a aprendizagem da Matemática possa oferecer a formação cidadã aos indivíduos.

  • Ter visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O egresso de um curso de Licenciatura em Matemática atua na Educação Básica do Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de ensino, ministrando aulas em escolas públicas da rede Estadual ou Municipais e em escolas privadas. O Licenciado em Matemática também pode compor equipes multidisciplinares de formação de docentes em projetos que envolvam Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e em projetos sociais, desenvolvendo trabalhos na área da Educação Matemática.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2016, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Matemática - Licenciatura

Carga Horária: 3.000 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Luciano Cornas – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Anália Maria Dias de Góis – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador de Estágio: George Francisco Santiago Martin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Representantes docentes:

Daniel Trevisan Sanzovo

Fernando Oliveira da Silva

Jonis Jecks Nervis

Representante discente: Não houve indicação

 

Fone: (43) 3527-1243