APRESENTAÇÃO

O propósito do curso é o de formar um profissional educador com sólida formação pedagógica e matemática, com princípios éticos, responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica, bem como, ser prático-reflexivo, produzir conhecimentos pedagógicos dos conteúdos, agregar recursos tecnológicos à sua prática docente, incorporar o ensino e a pesquisa em sala de aula, e também ser corresponsável pela qualidade do ensino, com senso crítico necessário para compreender o mundo moderno.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de licenciatura em Matemática foi autorizado pelo Decreto Federal nº 47.612, com a implantação da primeira turma na década de 1960. A última renovação de reconhecimento ocorreu em 2020 por meio da Portaria SETI nº 100/2020, de 04/05/2020, publicado no Diário Oficial do Estado nº 10681 de 07/05/2020.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática deverá ter conhecimento das propostas atuais que mostram a resolução de problemas, discutir com seus colegas, durante o processo de formação, os caminhos possíveis para se fazer matemática na sala de aula. Dentre as discussões destacam-se as tendências em Educação Matemática com abordagem em Etnomatemática; Modelagem Matemática; História da Matemática, bem como o uso das tecnologias, os jogos e materiais didáticos pedagógicos e a resolução de problemas. Deverá ter domínio de conhecimentos específicos de matemática, conhecimento de metodologias de ensino-aprendizagem e materiais de apoio para auxiliar no procedimento pedagógico, além de domínio das teorias de ensino e aprendizagem, e recursos tecnológicos.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O egresso do curso de licenciatura em Matemática poderá atuar na Educação Básica do Ensino Fundamental e Médio, também poderá compor equipes multidisciplinares de formação de docentes em projetos que envolvam a Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), igualmente em projetos sociais desenvolvendo trabalhos na área da Educação Matemática.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Há duas propostas pedagógicas em vigor: a primeira, implantada em 2020; a segunda, em 2023.

Curso: Licenciatura em Matemática

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Noturno

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Matemática: Prof. Esp. Luciano Cornas -

Vice Coordenador: Prof.ª Dr.ª Anália Maria Dias de Gois -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin -

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Prof. Dr. Daniel Trevisan Sanzovo -

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Prof. Me. Fernando Oliveira Garcia -