Vestibular UENP

Odontologia – Bacharelado

 

APRESENTAÇÃO

- Criação: Resolução nº. 011/2010 – CUP/UENP;

- Autorização: Decreto Estadual nº. 11.234/2014; e Retificação em Decreto Estadual nº. 11.598/2014.

 

HISTÓRICO DO CURSO

No que diz respeito ao histórico, o curso de graduação em Odontologia – Bacharelado encontra-se em fase inicial de implantação, com previsão de início da primeira turma no ano letivo de 2015. Sua criação foi homologada pelo Conselho Universitário Provisório da UENP pela Resolução 011/2010, publicada em 18 de maio de 2010, após as devidas tramitações internas à Universidade, então recém-criada no cenário das Universidades Paranaenses.

Naquele contexto, ocorreu que a criação do curso de Odontologia, por demandar recursos financeiros, exigiu encaminhamento à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, para autorização.

Assim, após alguns anos de análise, tramitação e empenho da UENP para alcançar essa conquista, o curso de graduação em Odontologia – Bacharelado obteve autorização de funcionamento pelo Decreto Estadual nº. Decreto Estadual nº. 11.234/2014, retificado a posteriori pelo Decreto Estadual nº. 11.598/2014, no que se referia ao número de vagas.

No que tange ao diagnóstico do curso, no contexto da UENP esse será construído gradativamente com a implantação das séries, a partir de 2015. A esse respeito, especula-se a possibilidade de Adequação Curricular já nos primeiros anos de implantação, tendo em vista que a UENP dá autonomia aos Colegiados de Curso para elaboração de seus Projetos Pedagógicos e que, no caso específico do curso de graduação em Odontologia – Bacharelado, esse Colegiado somente será instituído com a contratação dos docentes para atuarem no curso. Nesse sentido, é de entendimento de todas as instâncias envolvidas com a implantação desse curso, que a experiência real dos docentes durante sua implantação é que possibilitará a avaliação imediata do currículo aqui proposto.

No cenário nacional e regional é possível registrar alguns pontos relativos ao diagnóstico do curso de graduação em Odontologia, dentre estes nota-se a constante inserção desta profissão nos programas sociais. Deste modo, a formação de generalistas com comprometimento com a saúde pública e conhecimento destes programas (ESF, Brasil Sorridente, entre outros) é fundamental.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

A UENP tem por finalidade promover a formação do Cirurgião Dentista com perfil educacional baseado em sua integração com a sociedade, demonstrando com clareza, como e onde desenvolver ações promotoras de saúde bucal, colaborando com instituições de saúde pública e outras que tenham como objetivos melhorar as condições de saúde da população.

Essas atitudes ético-profissionais que se deseja dos Odontólogos formados pelo Curso de Odontologia desta IES, devem ser decorrentes do desenvolvimento de conhecimentos produzidos com base nas concepções que norteiam o curso, nos conteúdos das disciplinas ministradas, quer nas áreas básicas, sedimentando os conhecimentos teóricos e práticos, como também as áreas específicas profissionalizantes.

As concepções postas como norteadoras da formação do Odontólogo deverão ser presentes em suas ações e atitudes junto a seus pacientes, não se limitando apenas ao diagnóstico e a prática da terapêutica, mas também desenvolvendo ações que promovam a prevenção de possíveis doenças que possam comprometer a saúde bucal, prevenindo enfermidades bucais, limitando as incapacidades, reabilitando o paciente e reintroduzindo-o na sociedade.

As funções exercidas pelos Cirurgiões Dentistas nos dias de hoje transcendem os conhecimentos do Sistema Estomatognático exigindo que na sua formação, estejam contempladas ações transdisciplinares que permitam a integração das suas áreas da saúde, possibilitando ao Odontólogo, trabalhar em equipes de profissionais que cuidam do ser humano como um todo, e não somente de forma compartimentalizada.

Esta visão do todo, permite a disseminação de conhecimento que norteiam a formação acadêmica de qualidade com consequências diretas à população.

Assim, o curso de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus de Jacarezinho, deverá formar um profissional generalista, capaz de associar o saber-fazer ao conhecimento da realidade a qual está inserido, com formação ética, social e humanística, conhecimentos técnicos científicos de alta qualidade, que resultarão em grandes benefícios à sociedade.

Nesse sentido, a formação do profissional Cirurgião Dentista deverá pautar-se no sistema de saúde vigente no país, dispensando a atenção integral à saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e trabalho em equipe.

Desta forma, faz-se imprescindível incorporar na formação do profissional Cirurgião Dentista uma visão social e humanitária, reconhecendo, analisando criticamente e atuando sobre as necessidades básicas dos serviços de saúde da comunidade.

Portanto, todo o conhecimento técnico-científico gerado na Universidade deverá ser empregado diretamente na atenção das necessidades básicas de saúde do município, durante o curso de graduação, fazendo com que os próprios alunos, acompanhados por docentes responsáveis, sejam instrumentos desse processo.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Por apresentar uma formação generalista com experiências em diversos cenários de práticas proporcionados pela estrutura curricular, o profissional Cirurgião Dentista formado pela UENP terá capacidade de desenvolver suas habilidades em diferentes ambientes de trabalho desenvolvendo suas funções em equipes multidisciplinares em serviços públicos e ou privados. Sua formação também oportuniza o encaminhamento para carreira Docente com produção científica, assim como a prática da profissão em consultórios particulares.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual será implantada em 2015, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Odontologia - Bacharelado

Carga Horária: 4.500 horas

Turno: Integral.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 09 (nove) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Antonio Stabelini Neto – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: José Sidney Roque

Coordenador de Estágio: Acácio Fuziy

Representantes docentes:

Augusto Alberto Fuggiato

Jean Rodrigo dos Santos

Sibeli Olivieri Parreiras

Representante discente: Ana Júlia de Mello

 

Fone: (43) 3525-0498