Curso de Pedagogia realiza ação em escola de Cornélio Procópio

Sexta, 11 Agosto 2023 09:05 por Editor da Comunicação Social

Alunos e professores-orientadores do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram, no dia 4 de julho, ação de intervenção “Brinqueped na Escola”  Municipal Alice Corrêa Diniz, em Cornélio Procópio.

A intervenção teve como objetivo promover atividades lúdicas por meio das interações e brincadeiras, proporcionando experiências enriquecedoras para o desenvolvimento integral das crianças. A equipe foi composta pelos alunos estagiários do curso de Pedagogia sob a orientação dos professores supervisores da Universidade e dos professores da escola. As propostas foram organizadas em cantos temáticos: Brincadeiras Tradicionais, Canto da Arte, Leitura e Contação de Histórias, Faz de conta e Produção de Brinquedos. Através das propostas, as crianças puderam experimentar diferentes formas de brincar, explorar sua criatividade e imaginação e aprender de maneira divertida.

A coordenadora de Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Pedagogia do CCP, Sandra Regia dos Reis, destaca que o estágio não é só um momento de prática para os alunos, mas de aprendizagem. “Em nossos estágios, procuramos inserir o aluno no ambiente escolar e em atividades que a escola realiza no seu cotidiano. Assim, podem conhecer a diversidade presente na prática docente. Compreendemos que a vivência na escola vai além da sala de aula e realizamos atividades em que os alunos planejam, criam, se divertem e aprendem. Parabéns a toda nossa equipe de professores-orientadores de estágio”, disse.

Para o coordenador do curso, Luiz Antônio Oliveira, compreender o impacto do brincar no desenvolvimento infantil é de extrema relevância. “Na ação de estágio desenvolvida, ressaltamos a importância de valorizar e fomentar o brincar no contexto da Educação Infantil, entendendo-o como um canal crucial para estimular a criatividade, a imaginação e o aprendizado consciente. Compreender a estreita relação entre atividade lúdica e funções cognitivas avançadas nos guia na construção de abordagens educacionais mais enriquecedoras e efetivas, preparando as crianças para um futuro mais promissor. Eis a beleza desse trabalho de brincar”, destacou.

Para a diretora e a supervisora educacional da escola que recebeu a ação, Angélica Silva Baptista e Mágda Cristina da Silva Guilherme Baptista, as atividades foram muito bem planejadas e elaboradas. “A participação das graduandas foi bem dinâmica, resultando na satisfação das crianças, que terminaram o dia pedindo para que o evento se repetisse. A escola ficou muito satisfeita e parabeniza professoras e estudantes pela organização e empenho na realização do evento, colocando-se a disposição para que atividades similares sejam novamente realizadas junto a nossa Instituição”, frisou Angélica.

Última modificação: Sexta, 11 Agosto 2023 11:49

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião