APRESENTAÇÃO

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Formação de professores, para atuar no Magistério para a Educação Infantil; Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Pedagógica da Educação Escolar e Não Escolar.

 

Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus de Jacarezinho

Rua Padre Melo, nº 1200 – Jardim Marimar

CEP: 86400-000 - Jacarezinho - PR

Fone: (43) 3527-1243

Campus de Jacarezinho

Av. Manoel Ribas, 215 1º andar

CEP: 86400-000 Jacarezinho – PR

Fone: (43) 3525 7232

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.612, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu por meio do E-PROTOCOLO DIGITAL N.º 16.279.706-9 Assessoria CEE/CES 1 DATA: 13/12/19, PARECER CEE/CES N.º 97/20, APROVADO EM 16/04/20, CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR e da Portaria SETI nº 126 de 13 de maio de 2020, válida pelo prazo de 4 (quatro) anos a partir de 21 de julho de 2020.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na modalidade de Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023

Curso: Graduação em Pedagogia - Licenciatura

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Vespertino / Noturno

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100 - 50 Vespertino e 50 Noturno

Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos

Modalidade: Presencial

 

A última Proposta Pedagógica foi implantada em 2010

A nova Proposta Pedagógica foi tramitada em 2019 e implantada gradativamente a partir de 2020.

Renovação de Reconhecimento em tramitação: Enviado ao CEE: 17/12/2019 Protocolo: 16.279.706-9.

Curso: Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus Jacarezinho

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Vespertino / Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenação: Profa. Me. Roseli de Cássia Afonso -

Vice Coordenação: Prof. Dr. Maurício Gonçalves Saliba -

 

REPRESENTANTES DOCENTES – COMISSÃO EXECUTIVA

Prof. Dr. Antônio Donizete Fernandes

Prof. Dr. Maurício Gonçalves Saliba

Profa. Me. Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro

Profa. Me. Suédina Brizola Rafael Rogato

Profa. Me. Sonia Regina Leite Merege

 

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

Profa. Me. Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro

Orientação e Acompanhamento de Estágio

Profa. Me. Roseli de Cássia Afonso

e-mail:  

 

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Profa. Me. Elisangela Moreira

e-mail:  

 

DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO AACC

Profa. Me. Roseli de Cássia Afonso

Prof. Dr. Alvaro Martins Fernandes Jr.

Contato:

 

COORDENAÇÃO SEMANA EDUCACIONAL CURSO DE PEDAGOGIA/CJ

Profa. Dra. Geisa Orlandini

e-mail:

 

 

PROJETOS DE ENSINO

PROJETO DE APOIO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO – PAAP

Número de Registro no SECAPEE - 5943

Resumo:

O Projeto de Apoio e Atendimento Pedagógico (PAAP) tem por finalidade dar atendimento aos acadêmicos do Curso de Pedagogia e apoio aos professores nas complexas e diversas circunstâncias que giram no campo acadêmico, buscando soluções de problemas e/ou empecilhos que possam obstar a permanência, o ensino e a aprendizagem ou ainda a boa e salutar convivência dos envolvidos, visando o sucesso acadêmico. O PAAP tem como conceitos orientadores, a Educação Integral, a Equidade e a Educação Inclusiva. São esses os princípios que norteiam todas as práticas escolares no que diz respeito à formação dos sujeitos em sua complexidade, a garantia de que todos são capazes de aprender dadas as condições adequadas e a consideração das especificidades de percursos da aprendizagem. Dessa forma, o PAAP é um projeto de apoio e atendimento pedagógico extraclasse previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia/CJ da UENP, consoante com a orientação da Pro-Reitoria de Graduação e apoio da Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação/CJ. A equipe desse projeto será formada pela, Coordenação e Vice-Coordenação do Curso de Pedagogia, com a participação dos membros da Comissão Executiva e Docentes do Curso e um Professor voluntário com especialização em Psicopedagogia. Essa equipe de professores (Equipe Gestora), vão orientar os alunos/tutores (Equipe de Tutores), matriculados preferencialmente no 4º ano do Curso de Pedagogia, que realizam o Estágio Supervisionado Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por esse motivo, entendemos que esse Aluno/Tutor, tem mais condições de atender pedagogicamente os alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. Esses alunos devem se inscrever no Edital de Seleção do PAAP e participar das reuniões de formação e orientação para atender os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem durante a formação acadêmica. As atividades que serão desenvolvidas são: leitura e compreensão de textos, discussões sobre o conteúdo abordado, acompanhar os processos de avaliação discente, identificando problemas na aprendizagem, apresentação de relatórios sobre as atividades desenvolvidas, registrando suas relevâncias como instrumentos de encaminhamento e de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes no projeto. Registros qualificados e minuciosos que observam as particularidades dos processos de aprendizagem individual e da superação de suas dificuldades. Esperamos contribuir para o processo de formação continuada de cada docente, assim como, como a formação inicial dos alunos/tutores, que atuarão no PAAP, de maneira complementar à formação, subsidiando a prática pedagógica com vistas à superação das dificuldades de aprendizagem de nossos acadêmicos.

 


GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISA

 

NÚCLEO MARIA DA PENHA - NUMAPE/UENP

Instagram: @numapeuenp

Facebook: Numape Jacarezinho

Youtube: NUMAPE UENP – JACAREZINHO

WhatsApp NUMAPE: (43)99920-9563

Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude - NEDDIJ/UENP.

Contatos: e-mail:

Telefone:(43) 3511-4351

WhatsApp: (43) 9 99608-3658

Facebook:@neddijuenpjacarezinho

Contato: Profa. Me. Suédina Brizola Rafael Rogato


Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEI/UENP

Conta com as linhas de pesquisa:

1) Infância, Teoria Histórico Cultural

2) Especificidades da Docência na Educação Infantil

Facebook: @gepeipedagogiauenp

Instagram: @gepeiuenp

Youtube: GEPEI UENP - CCHE

Contato: Profa. Me. Roseli de Cássia Afonso -  - (14) 99704-1524


Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE)

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/346791

Contato: Profa. Dra. Flavia W. M. Martinez -  - (43) 9185-2322


Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação Infantil – GEPICEI

Cadastrado no CNPQ

Contato: Profa. Dra. Geisa Orlandini Garrido

Conta com as linhas de pesquisa:

1) Infância(s), Gênero(s), Sexualidade(s) e Interseccionalidade.

2) Culturas da infância, corporeidade e o brincar no ambiente escolar.

3) Formação docente, trabalho docente e práticas educativas para a(s) infância(s).

Contato:  - (43) 9197-6649


Grupo de Estudos e Pesquisa: "Consciência histórica afrodiaspórica e descolonialidade".

Membro do Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas "Maria Beatriz Nascimento" (NEABI)

Contato: Prof. Dr. Antonio Donizeti Fernandes -  - (43) 9618-4777


Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil

GT HISTEDBR Norte Pioneiro/PR

Contato: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter -  - (43) 9926-0407