EMENTÁRIO DA ÁREA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Disciplina: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Carga horária: 120

Ementa:

Os conceitos básicos de Filosofia, Filosofia da Educação e Pedagogia. A reflexão filosófica e seus principais temas: ética, epistemologia, política, estética. As ideias filosóficas no âmbito da educação em diferentes perspectivas. A Compreensão das concepções epistemológicas de homem, educação. A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade.

 

Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Carga horária: 60

Ementa:

Introdução aos conceitos e terminologias utilizadas pelas diferentes correntes do pensamento sociológico no mundo moderno. Os conceitos fundamentais de sociologia e sua relação com a educação. As concepções teóricas relativas à educação presentes nos diferentes discursos sociológicos de autores clássicos e contemporâneos.

 

Disciplina: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Carga horária: 120

Ementa:

O estudo crítico do processo histórico, das bases filosóficas, das principais correntes pedagógicas e das implicações políticas na educação brasileira. A educação no contexto da organização política e econômica brasileira. O direito à educação e a legislação educacional. Investigação sobre as correntes pedagógicas da Educação no Brasil. A análise sobre referenciais emancipatórios para a ação pedagógica.

 

Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Carga horária: 60

Ementa:

A construção das diferentes concepções históricas da infância, da criança e da educação infantil. A institucionalização da infância. As políticas públicas educacionais: concepções, características e objetivos.

As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Carga horária: 60

Ementa:

A abordagem conceitual e histórica da Educação Especial. Inclusão e integração. A história e os paradigmas da inclusão e educação especial. As políticas públicas, os princípios, as leis e as concepções de educação inclusiva. As metodologias específicas de atendimento educacional. A adaptações curriculares. Direitos humanos e Educação Inclusiva.

 

Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Carga horária: 120

Ementa:

Os fundamentos históricos do processo de escolarização a partir da modernidade. As relações entre História, Sociedade e Educação. Temas em História da Educação.

 

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Carga horária: 120

Ementa:

A educação como processo social. Educação e estrutura social. Educação e sociedade: modelos deinterpretação e explicação sociológica. As tendências teóricas da sociologia da educação e de suainfluência. As relações de macro e micro poderes no processo educacional. A escola como grupo social. Educação e transformação social. Educação e reprodução social. As relações sociais e ação pedagógica. Os movimentos sociais, as ações coletivas e a educação popular.

 

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ADOLESCENTE

Carga horária: 120

Ementa:

As teorias psicológicas do desenvolvimento humano. A influência genética e ambiental no desenvolvimento humano. O desenvolvimento pré-natal e nascimento. O desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social nas fases de bebê, primeira infância, segunda infância e adolescência.

 

Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Carga horária: 120

Ementa:

Conceituação de psicologia e de aprendizagem. As teorias da aprendizagem. Os fatores que influenciam a aprendizagem: motivação, atenção e memória. Aplicações à prática pedagógica: o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Os problemas e os transtornos de aprendizagem.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

Carga horária: 60

Ementa:

Estudos sobre a diversidade cultural. A diversidade de gêneros. Estudos das relações de gênero e sexualidade A diversidade cultural. Os direitos humanos para o desenvolvimento da cidadania e das práticas educativas na escola pública brasileira. Estatuto da criança e adolescente, proteção de garantia de direitos. Educação e Alteridade. As relações étnico-raciais.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA BRASILEIRA E INDÍGENA

Carga horária: 60

Ementa:

Os conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Os conceitos de raça, etnia e cor a partir das abordagens sociais e das matrizes étnico-raciais constituídas no Brasil, fundamentadas pelas legislações, políticas públicas e relações de ensino-aprendizagem. Compreensão da história da África e da cultura afro-indígena brasileira no espaço escolar. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.


EMENTÁRIO DA ÁREA DE DOCÊNCIA

Disciplina: DIDÁTICA

Carga horária: 120

Ementa:

Os conceitos de Pedagogia, Didática e Educação em diferentes perspectivas analíticas. A pesquisa sobre o fenômeno educativo e sua contribuição à docência. A análise crítica das diferentes concepções pedagógicas. O sentido social da profissão docente. Os aspectos da organização do trabalho docente como o planejamento e avaliação do processo de ensino para a formação e atuação profissional dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia.

 

Disciplina: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Carga horária: 120

Ementa:

As relações entre alfabetização e letramento. Processos e métodos de alfabetização: perspectivas históricas e análise crítica. A leitura, a escrita e a oralidade como produção social. Os conhecimentos necessários à formação do professor alfabetizador. Construção de materiais didáticos e atividades específicas para a aprendizagem da Alfabetização e Letramento. O desenho como primeira forma de representação da escrita. Os níveis de aquisição da leitura e fases da escrita. A sondagem como forma de verificação, intervenção e desenvolvimento dos níveis da leitura e escrita. Diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Carga horária: 60

Ementa:

Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais e suas variações. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Questões identitárias no uso de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Constituição do sujeito surdo pela LIBRAS. Projetos de educação bilíngue e abordagens educacionais no ensino da pessoa surda. Prática de LIBRAS. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: INTRODUÇÃO À LITERATURA INFANTIL

Carga horária: 60

Ementa:

Os fundamentos e teorias da literatura infantil: histórico, natureza e funções. O Leitor infanto-juvenil: necessidades e interesse de leitura. A literatura infanto-juvenil: discussões sobre gêneros literários, conceitos, características e estilos. Análise de obras e produção literária atual. As metodologias e estratégias para o estudo e formação do leitor desde a Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O papel do professor mediador de leitura. Análise de obras da Literatura Infanto-juvenil. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Carga horária: 60

Ementa:

Os fundamentos teórico-metodológicos da Língua Portuguesa e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A língua como discurso presentes nas práticas sociais cotidianas. A oralidade, a leitura e a escrita como elementos articuladores do processo de aprendizagem da língua. A Literatura infantil, análise e didática. Planejamento e Avaliação de atividades práticas. Ensino e aquisição da leitura e escrita por meio de produções textuais (Gêneros Textuais). A variação linguística. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Carga horária: 60

Ementa:

O processo histórico da construção dos conceitos matemáticos. As estruturas básicas do pensamento e suas implicações para percepção, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A análise crítica sobre os fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de matemática e da etnomatemática. O planejamento e avaliação no ensino de matemática. Direitos humanos e infância.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Carga horária: 60

Ementa:

O processo histórico da construção dos conceitos da ciência da natureza. As estruturas básicas do pensamento e suas implicações para percepção, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A análise crítica da educação ambiental. O planejamento e avaliação no ensino de ciências. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Carga horária: 60

Ementa:

Estudos das relações humanas com a natureza. Compreensão histórica da ocupação espacial e as transformações das paisagens. Análise das mobilidades demográficas e das manifestações socioespaciais e da diversidade cultural brasileira. Regionalização e diversidade do espaço brasileiro. Exploração dos recursos naturais e humanos. Planejamento e avaliação no ensino de Geografia a partir das diretrizes curriculares nacionais para a Educação em Direitos Humanos e para a Educação Ambiental. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Carga horária: 60

Ementa:

Processo histórico de constituição da disciplina escolar. Produção do conhecimento histórico e seu ensino nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concepções, temas experiências e propostas metodológicas para ensinar e aprender história na Educação Infantil e Anos Iniciais. Planejamento e avaliação no ensino de história. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES

Carga horária: 60

Ementa:

A concepção de arte nas dimensões estética e cultural. O processo histórico da arte na história da humanidade. A arte eurocêntrica e a arte latino-americana no contexto da colonização. As seis dimensões do conhecimento nas abordagens das linguagens artísticas. A proposta tríplice da Arte/educação. A Arte como experiência. Vivências: o “fazer artístico” na construção do conhecimento e alteridade. Experiências modais: arte visual, arte cênica, arte literária e arte musical. As relações entre o desenvolvimento infantil e a experiência artística. Planejamento e avaliação no ensino de Arte. A formação artístico-cultural da pedagoga e do pedagogo. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Carga horária: 60

Ementa:

Contextualização histórica da Educação Física; A Educação Física e as tendências pedagógicas; O currículo escolar e a Educação Física. O movimento humano, suas dimensões e implicações pedagógicas. A Educação Física e ludicidade. Psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Práticas corporais. O planejamento e avaliação no ensino da Educação Física. Diversidade de gênero.

 

Disciplina: METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Carga horária: 60

Ementa:

O contexto sócio-econômico e educacional da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. As políticas públicas para a modalidade da EJA no Brasil. Caracterização da EJA em seus aspectos teórico-metodológicos. A perspectiva Freireana na Educação de Jovens e Adultos. O desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo dos alunos e alunas da EJA. A Aprendizagem ao Longo da Vida. A Andragogia. O Modelo Bio-ecológico do desenvolvimento Humano.

Planejamento e avaliação no ensino da EJA. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

Carga horária: 60

Ementa:

Análise crítica dos meios. A Educomunicação. O Letramento digital. A relação entre a cognição e as tecnologias. As tecnologias e suas implicações na educação. As tecnologias e suas interfaces com o aprender.


EMENTÁRIO DA ÁREA DE GESTÃO ESCOLAR

Disciplina: FUNDAMENTOS DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Carga horária: 120

Ementa:

A compreensão crítica da organização escolar ao longo da sistematização do ensino no Brasil. As diferentes tendências pedagógicas e as suas influências na forma de organizar e gerir a escola. A análise das diversas concepções de gestão escolar pública e privada na história da educação brasileira. As instâncias colegiadas e princípios da gestão democrática. A atuação do pedagogo na gestão em espaços escolares e não-escolares como forma de desenvolvimento da cidadania e da promoção dos direitos humanos. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.

 

Disciplina: ESCOLA E CURRÍCULO

Carga horária: 60

Ementa:

O campo curricular educacional como uma construção: pedagógica, cultural, histórico-social, política e econômica. Caracterização e fundamentos do currículo. Teorias curriculares. A relação entre Currículo, Cultura Escolar e organização do trabalho pedagógico. Propostas Curriculares Oficiais e as influências na educação básica. As questões de seleção e organização do conhecimento escolar. As políticas públicas educacionais e a relação com o currículo.


EMENTÁRIO DA ÁREA DE PESQUISA EDUCACIONAL

Disciplina: PESQUISA EDUCACIONAL I

Carga horária: 60

Ementa:

Os modos e métodos de observação em instituições escolares e não escolares; as práticas de observação; exercícios de escrita autônoma, participação em jornada ou outro tipo de encontro; participação em atividades culturais e múltiplas. A produção do conhecimento científico em Educação. As técnicas e métodos da Pesquisa em Educação. Leitura, escrita e produção de textos acadêmicos.

 

Disciplina: PESQUISA EDUCACIONAL II

Carga horária: 60

Ementa:

Os fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa científica. Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação: aspectos normativos e éticos. Diferentes concepções de conhecimento científico. Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos

 

Disciplina: PESQUISA EDUCACIONAL III

Carga horária: 60

Ementa:

A investigação metódica e sistemática da realidade. A compreensão crítica dos fenômenos educativos. A análise das leituras múltiplas da realidadehumana e de sua complexidade. Realização do Trabalho de Conclusão de Curso.