pdf Práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa e Literatura: da pesquisa no PROFLETRAS à sala de aula

Evidencia o papel do professor de Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar, ressaltando a importância da seleção de estratégias adequadas para incentivar a leitura e a escrita. É ressaltada a habilidade do professor em promover o desenvolvimento de competências não apenas dentro da sala de aula, mas também na vida de seus alunos. Para os autores, os educadores devem ser mediadores no processo de aprendizagem, motivar os alunos a lerem textos literários e facilitar técnicas de leitura e escrita. A coletânea transparece a preocupação de seus organizadores em selecionar artigos que apresentam resultados de pesquisas e suas implementações em escolas do Ensino Fundamental e Médio nos Estados do Paraná, Ceará e São Paulo.