pdf Ensino de língua portuguesa e literatura: práticas e mediações formativas em sala de aula

Reúne trabalhos resultantes de dissertações de ex-estudantes do Mestrado Profissional em Letras em Rede (ProfLetras), na UENP. Sendo um curso semipresencial oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o ProfLetras tem como área de concentração Linguagens e Letramentos, subdividida em duas linhas de atuação: Estudos da linguagem e práticas sociais e Estudos literários. Esta é uma coletânea que reflete tal estrutura, sendo dividida em duas partes, ambas centradas na linguagem como característica fundamental do ser humano. Destaca-se a importância da linguagem na formação da individualidade, no raciocínio, na ação e na construção do discurso, ressaltando a relação entre linguagem e pensamento.