UENP é a 1º universidade do Brasil a receber projeto do Conselho Britânico

Terça, 03 Março 2015 16:11
O curso Reseacher Connect, que acontece até sexta-feira, 6, deverá atender cerca de 60 pesquisadores do estado do Paraná O curso Reseacher Connect, que acontece até sexta-feira, 6, deverá atender cerca de 60 pesquisadores do estado do Paraná

A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) iniciou, na quarta-feira, 25, o curso Researcher Connect para o treinamento em habilidades de comunicação científica para pesquisadores. O programa do Conselho Britânico, que acontece até sexta, 6, tem como objetivo apoiar na construção de um perfil internacional aos pesquisadores do Estado do Paraná, buscando contribuir para elevar o número de publicações de artigos científicos em revistas acadêmicas internacionais.

As aulas, realizadas em inglês com muita interatividade e dinâmica, foram divididas em quatro módulos: "Conhecendo seu público", que explica as abordagens do trabalho e busca descobrir os objetivos do curso e dos participantes; "Resumos", que qualifica para criação de abstracts, propostas do artigo científico críticas e com técnicas específicas; "Escrevendo para a publicação, que ajuda e auxilia os aspectos essenciais e técnicas de escrita científica, e "Melhorando as apresentações", que desenvolve habilidades em apresentações em conferências internacionais.

O curso tem como treinadora principal Jo Chaffer, do Reino Unido e oito treinadores nacionais: Aline Quadros, Ronaldo Cristofoletti, Monica Campiteli, Adriano Cavalleri, Marly Tooge, Flávia Pire, Daniel Dentilho e Juliana Nery, também compõem a equipe. Os cursos foram acompanhados por Camila Morch, e Aliandra Barlete, representantes do Conselho Britânico e gerentes do Fundo Newton no Brasil. O programa teve uma edição piloto no CEFET de Minas Gerais em 2014. Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati Rios Registro, a vinda do curso é um divisor de águas para a Universidade. "Este treinamento representa um avanço muito grande para UENP. Receber o Conselho Britânico alavanca a internacionalização da Universidade e reforça as relações internacionais da Instituição", pontua.

"Sermos os primeiros a receber o Conselho Britânico em um projeto inicial em todo Paraná e a nível de Brasil, é um grande privilégio. É de grande importância para UENP e motivo de orgulho para nós", acrescenta Eliane. Ela comenta que o projeto só se concretizou graças ao apoio da Reitoria, do auxílio financeiro por meio do Fundo Newton e do Banco Santander. Com boas perspectivas para o curso na UENP, Eliane ressalta que "O nosso objetivo é que esse seja o início de muitas outras negociações com o Conselho Britânico que ainda virão".

A reitora da UENP destaca que, com o treinamento, o saldo deverá ser extremamente positivo para a pesquisa na Universidade. "Com esse curso e tantas outras atividades de internacionalização desenvolvidas pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UENP, temos sedimentado cada vez mais o caminho que coloca a Universidade num plano internacional, que é vital para existência plena de toda universidade nos dias de hoje". Ela pontua que "Com o treinamento, elevamos o nível da UENP e, certamente, auxiliamos os pesquisadores a alcançar novos patamares na divulgação de suas pesquisas".

O Researcher Connect é realizado na UENP em três edições e deverá atender cerca de 60 pessoas, distribuídas entre professores, alunos de mestrados, iniciação científica, pesquisadores e representantes da reitoria da Instituição. Além disso, com vistas a colaborar para o desenvolvimento do estado do Paraná, a UENP disponibilizou vagas para todas as IES estaduais. Está confirmada a participação da UEM, UEL, UNIOESTE, UEPG e UNESPAR, além da representação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A primeira edição ocorreu no Campus Jacarezinho. As outras duas edições, que acontecem durante esta semana, serão realizadas no Campus de Cornélio Procópio.

Última modificação: Terça, 03 Março 2015 16:19