Obra literária ganha edição eletrônica

Sexta, 11 Abril 2014 14:44 por Assessoria de Comunicação Social

Em 1998, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio - ainda como FAFICOP - publicou a obra "Esboços...", o primeiro livro com produção literária dos acadêmicos do curso de Letras da Instituição. Agora, quase 16 anos depois, o livro ganha uma edição eletrônica rebatizada de "Poemas, Contos & Cia." O projeto é realizado pelo professor aposentado do Campus Cornélio Procópio, Newton C. Braga.

O livro, assim como sugere o título, reúne poemas, contos, dentre outros tipos de produção literária que, nas palavras do professor Newton, "são primorosos pela qualidade, criatividade e inovação estética". Ainda segundo explica o professor, na montagem da obra cuja revisão foi feita pela professora Elvira Ferreira da Silva e Sá, não foi excluído nenhum texto apresentado pelos alunos e professores, mantendo os conteúdos originais da primeira edição, quando poucos critérios foram sugeridos aos acadêmicos.

Newton conta também que um segundo volume da obra organizada por ele chegou a ser idealizado e seria lançado em 2001, fato que não ocorreu por falta de apoio. "O livro foi preparado e poderia ter sido impresso e lançado em 2001, mas Darci Ribeiro da Silva, então diretor da antiga FACICOP, entusiasmado incentivador do trabalho, faleceu naquele mesmo ano. Não conseguimos apoio da diretoria seguinte para que o livro pudesse ser publicado", lamenta.

Mais que um convite à leitura, o professor expressa seus sentimentos pelo livro "Poemas, Contos & Cia.": "É uma leitura muito prazerosa. Surpreenda-se com a profundidade dos pensamentos, emocione-se com as situações dramáticas, divirta-se com os aspectos cômicos ou apenas maravilhe-se com a diversidade estilística e de conteúdo".

A edição está disponível no portal UENP-CCP que comemora 15 anos de divulgação das atividades do Campus Cornélio Procópio da Universidade.

Última modificação: Sexta, 11 Abril 2014 14:59