Apiesp agradece deputados por emenda de bancada

Reitores da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) reuniram-se, na terça-feira (7), em Brasília, com os deputados da bancada paranaense na Câmara Federal. O encontro teve objetivo de reconhecer o empenho dos parlamentares na apresentação e aprovação de emenda de bancada ao Orçamento da União de 2017, em favor das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná, no valor de R$ 56 milhões (R$ 8 milhões cada, sendo 50% para investimentos e 50% para custeio).

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da UEPG, presidente da Apiesp, ressaltou a importância da proposição da bancada paranaense para as instituições nas ações voltadas à ciência, tecnologia e inovação. “Esses recursos para infraestrutura vão proporcionar mais condições para o atendimento das demandas das comunidades interna e externa, seja no ensino, na extensão e na pesquisa, considerando ainda a inserção regional de cada uma das nossas instituições.

Para o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Aldo Nelson Bona, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o encontro em Brasília teve o objetivo de agradecer a bancada pela prioridade dada às universidades. “Trata-se de uma emenda impositiva e agora temos que trabalhar para a sua execução”, disse, reforçando o reconhecimento ao empenho dos deputados, que poderiam ter fragmentado esse recurso para segmentos de bases de atuação.

Como ex-presidente da Apiesp (gestões 2012/2014 e 2014/2016), o reitor da Unicentro ressalta a união dos reitores na articulação junto aos parlamentares de cada região para a proposição da emenda de bancada. Para ele, essa é uma importante conquista da Apiesp, porque possibilitará realizar uma série de investimentos nas universidades, além de garantir parte do seu custeio. Por ser uma emenda impositiva, acredita que é bastante grande a possibilidade de liberação desses recursos ainda em 2017.

Última modificação: Quarta, 15 Março 2017 17:31