REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA/UENP/CCP

 

CAPÍTULO I

Das Disposições Preliminares

 

Art. 1º -  O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no âmbito do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP).

 

Art. 2º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - constante da estrutura curricular do Curso de Pedagogia da UENP/CCP, é condição sinequa non e parte dos requisitos para obtenção do grau e do diploma de Licenciado em Pedagogia.

§ 1º. O TCC será desenvolvido pelo aluno regularmente matriculado no curso de Pedagogia da UENP/CCP e realizado individualmente ou em dupla, conforme decisão deliberada em reunião colegiada do curso.

§ 2º.OTCC consiste em trabalho monográfico escrito elaborado em forma de monografia, com defesa oral e pública.

 

CAPÍTULO II

Concepção e Objetivos

 

Art. 3º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na produção, por parte do acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UENP/CCP, de pesquisa orientada, relatada e apresentada sob a forma de monografia.

 

Art. 4º - O TCC tem como objetivos:

I - Proporcionar o aprofundamento de estudos na área da educação, em sua relação intrínseca com as ciências, a filosofia, as letras e as artes, em conformidade com os princípios gerais de um trabalho de pesquisa científica;

II - Propiciar a iniciação à pesquisa e a produção científica na área da educação e o desenvolvimento da capacidade de análise crítica da realidade vivenciada na prática pedagógica;

III - Possibilitar o aprofundamento de temas relacionados à educação abordados durante o curso, integrando os conteúdos e atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas;

IV - Contribuir com a comunidade externa para possíveis soluções dos problemas investigados.

 

CAPÍTULO III

Da Organização

 

Art. 5º - É de responsabilidade da Coordenação do Curso de Pedagogia da UENP/CCP, a indicação dos professores orientadores, bem como disponibilizar a carga horária dos mesmos para tal atividade devendo respeitar como critério mínimo a titulação de especialistas, a área de formação, a experiência profissional e a linha de pesquisa.

 

Art. 6º - A coordenação de TCC será realizada por um professor do quadro efetivo de docentes do Curso de Pedagogia da UENP/CCP.

 

Parágrafo único. A carga horária destinada à Coordenação deve ser computada nas atividades de ensino do docente e será de quatro (04) horas aulas semanais.

 

Art. 7º - A orientação TCC será realizada, prioritariamente, por um professor do Curso de Pedagogia.

§ 1º. As atividades de orientação acadêmica referentes ao TCC serão computadas na carga horária semanal de atividades de ensino do docente na proporção de 01 (uma) hora/aula semanal por orientando, respeitando o limite máximo de 04 (quatro) horas/aula semanais.

§ 2º. O computo de carga horária para orientação de TCC ao docente será realizada mediante a distribuição de alunos de 4º ano.

 

Art. 8º - O tema do TCC é de escolha do aluno, resguardando a disponibilidade dos docentes e áreas de estudos do Curso de Pedagogia.

 

Art. 9º - O acadêmico poderá escolher um tema ligado à área educacional, que lhe despertou interesse durante o curso e/ou em suas diversas instâncias e ambiências formativas e desenvolvê-lo de acordo com as normas da metodologia científica, sob a orientação de um professor.

 

Art. 10 - O TCC deve ser cumprido dentro do período letivo regular. O acadêmico que necessitar de período diferenciado deverá formalizar a solicitação por meio de requerimento junto à Secretaria Acadêmica, seguindo os trâmites normais previstos no manual acadêmico.  

 

CAPÍTULO IV

Atribuições

 

Art. 11 - São envolvidos no TCC: Coordenador de TCC, professor orientador e orientando.

 

Art. 12 – São atribuições da Coordenação de TCC:

I - Organizar a distribuição dos projetos de TCC dos alunos junto aos professores orientadores;

II - Organizar formulários, fichas e instrumentos complementares que auxiliem o acompanhamento dos TCCs;

III - Acompanhar por meio de relatórios e/ou fichas, o processo de orientação dos professores junto aos alunos;

IV - Organizar as bancas de defesa oral para apresentação final dos TCCs;

V - Dar ciência da banca ao Colegiado de Pedagogia, que envidará esforços para que os seus docentes participem das referidas bancas;

VI - cumprir e fazer cumprir o presente Regulamento, as normas complementares, os critérios e os cronogramas estabelecidos para o componente curricular TCC;

VII - Aplicar medidas cabíveis na ocorrência de plágio ou não cumprimento das atividades previstas para o orientando ou orientador;

VIII - Emitir declarações para as bancas dos trabalhos apresentados.

 

Art. 13 - São atribuições do Professor Orientador:

I - Comparecer as reuniões organizadas pela Coordenação de TCC;

II - Informar o orientando a respeito das respectivas normas, procedimentos e critérios de avaliação do TCC;

III - Encaminhar à Coordenação de TCC relatório das orientações concluídas com assinaturas do orientador e do aluno;

IV - Orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do trabalho em todas as fases;

V - Atender seus acadêmicos orientandos em horários previamente fixados;

VI - Estabelecer o plano e cronograma de trabalho em conjunto com o orientando;

VII - Comunicar à Coordenação de TCC, por escrito, quando houverplágio, problemas, dificuldades e dúvidas relacionadas ao processo de orientação, para que sejam tomadas as devidas providências;

VIII - Participar e presidir a banca examinadora do TCC de seus orientandos.

 

Art. 14 - O docente orientador poderá pedir seu afastamento da orientação mediante justificativa formalizada e encaminhada à Coordenação do TCC para apreciação e deliberação do Colegiado.

 

Art. 15 - São atribuições do acadêmico:

I - Comparecer aos encontros de orientação marcados pelo orientador;

II - Buscar referências indicadas pelo orientador para a realização da pesquisa e outras pertinentes à temática desenvolvida;

III - Cumprir o plano e cronograma de trabalho definido em conjunto com o orientador;

IV - Produzir um trabalho monográfico de caráter científico;

V - Comunicar à Coordenação de TCC, por escrito, quando houver problemas, dificuldades e dúvidas relacionadas ao processo de orientação, para que sejam tomadas as devidas providências;

VI - Entregar ao orientador de TCC 03 (três) cópias da monografia com antecedência de, no mínimo, quinze(15) dias da data prevista para a defesa;

VII - Realizar apresentação oral da monografia para avaliação da banca examinadora na data estabelecida em edital;

VIII - Realizar após a defesa as devidas alterações sugeridas pela banca examinadora e entregar, no prazo máximo de 10 (dez) dias, 01 (uma)cópia digitalizada ao orientador de TCC para arquivo.

 

Art. 16 - O aluno poderá solicitar a substituição de seu orientador, por meio de justificativa formalizada e encaminhada à Coordenação do TCC.

 

CAPÍTULO V

Banca Examinadora

 

Art. 17 - O TCC deverá ser apresentado em sessão pública e avaliado por uma banca examinadora composta por 03 (três) membros: o orientador e dois membros convidados.

 

Art. 18 - A banca examinadora será específica para cada TCC, devendo ser acordada com o aluno, formalizada e tornada pública pela Coordenação do TCC.

 

Art. 19 - O docente Orientador do TCC será o presidente da banca examinadora.

 

Art. 20 - A ausência de qualquer integrante da banca examinadora deve ser comunicada com um prazo mínimo de 48 horas de antecedência à Coordenação de TCC para as devidas providências.

 

Art. 21 - A ausência do aluno na defesa só será aceita mediante justificativa formalizada com anuência do professor orientador e da Coordenação de TCC.

 

Art. 22 - Cada membro da banca receberá uma cópia do TCC para leitura e avaliação, com antecedência mínima de uma semana da data marcada para a realização da banca examinadora.

 

Art. 23 - As atribuições da Banca Examinadora são:

I - Reunir-se em local, data e horário, previamente estabelecidos pela Coordenação do TCC para apresentação e avaliação do trabalho.

II - Preencher a Ficha de Avaliação do TCC e encaminhá-la à respectiva Coordenação num prazo até 02 (dois) dias úteis após a avaliação.

 

CAPÍTULO VI

Da Aprovação e Avaliação

 

Art. 24 - A avaliação e aprovação do aluno no TCC está condicionada a:

I - Entrega do trabalho monográfico de acordo com as normas estabelecidas;

II - Entrega dos exemplares de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

III - Entrega da ficha de frequência, assinada por orientando e orientador, comprovando pelo menos 75% de presença nas orientações;

IV - Aprovação mediante a avaliação da banca examinadora com registro de menção "APROVADA".

§ 1º. O não cumprimento das atividades estipuladas neste Regulamento implicará na reprovação do aluno nesse componente curricular; ficando o mesmo impossibilitado de colar grau, não havendo a possibilidade de realização de exame.

§2º. A reprovação do aluno em banca examinadora não permite reapresentação do trabalho e a possibilidade de cursá-lo em regime de dependência.

 

Art. 25 - Na avaliação final da banca examinadora serão considerados:

I - A qualidade do conteúdo apresentado, a utilização adequada das normas da ABNT vigentes; as normas que regem a estrutura e a organização de trabalho monográfico, bem como a relevância da pesquisa para a educação, a qualidade da apresentação e do desempenho do aluno ao longo do processo de elaboração do TCC, para o qual será acatada a avaliação feita pela Banca, expressa pela menção APROVADO ou REPROVADO.

 

Art. 26 - Caso a banca indique a reformulação do trabalho monográfico, será atribuída menção APROVADO, condicionada e acompanhada de parecer explicativo com as sugestões para a reformulação, tendo o estudante, o prazo de 10 (dez) dias, a contar da data da defesa para a adequação solicitada e entrega da versão final do trabalho.

 

Art. 27 - Será REPROVADO o aluno que deixar de submeter-se às avaliações previstas, na data fixada, bem como ao que nela se utilizar de meio fraudulento (plágio parcial ou total), ficando, inclusive, sujeito às penalidades previstas no Manual do Acadêmico da Instituição, ou se não cumprir as exigências mínimas estabelecidas pela banca avaliadora.

 

Art. 28 - A Banca deverá entregar à Coordenação de TCC ata com os resultados dos trabalhos de avaliação conforme formulário próprio.

  

Disposições Gerais e Transitórias

 

Art. 29 - Os casos omissos apresentados pelos estudantes ou pelos docentes orientadores, assim como quaisquer outros, serão avaliados pela Coordenação do TCC que se encarregará de providenciar as decisões pertinentes, cabendo recorrer, em último caso, ao Colegiado de Pedagogia.

 

Art. 30 - Este Regulamento entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

 

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC)

DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM

PEDAGOGIA/UENP/CCP

 

Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade definir normas, critérios, categorias e carga horária, registro e validação para a seleção e aproveitamento de atividades que compõem as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia da UENP, do campus de Cornélio Procópio.

 

I - Das Normas e Critérios:

 

Art. 2º - As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) são um conjunto de atividades complementares compostas por experiências de aprendizagem realizadas na UENP ou em quaisquer instituições, programas e serviços de natureza educacional que têm como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagens teóricas e práticas no campo da Pedagogia e em áreas correlatas, de tal modo que estas possam ser realizadas autonomamente pelos estudantes, mantendo, todavia, o propósito de ampliação do universo cultural do futuro professor, tal como o prevê a legislação e o projeto pedagógico do curso.

Parágrafo único. Como princípios para cumprimento dessas atividades complementares afirma-se a liberdade acadêmica do/a estudante no que concerne à escolha das aprendizagens teóricas e práticas, valorizando a perspectiva interdisciplinar, o compromisso político e ético que contribua para a consolidação de uma educação emancipatória, fundada no reconhecimento e na valorização dos direitos humanos, da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação.

 

Art. 3º - A carga horária em AACC é de, no mínimo, 200 horas cumpridas até o final do curso de graduação (Res. CNE/CP, 02/2015), sendo validadas somente as atividades realizadas após o ingresso e matricula do estudante no Curso.

Parágrafo único. As AACC serão acompanhadas e coordenadas por uma Comissão designada pelo Colegiado do Curso de Pedagogia, do Campus Cornélio Procópio.

 

Art. 4º - As AACC poderão estar vinculadas a três grupos: atividades de pesquisa, atividades de extensão e atividades de ensino, especificadas neste Regulamento.

 

II - Especificação e carga horária de cada atividade

GRUPO I – PESQUISA

 

Descrição das ATIVIDADES

 

Carga Horária Convertida (Limites para aproveitamento no curso)

1- Participação em Projeto de Iniciação Científica orientado por professor do Curso, como bolsista remunerado ou voluntário.

20 horas por ano de participação.

Limite máximo: até quatro anos.

2 - Apresentação de trabalhos em eventos como: congresso, seminário, simpósio, jornada.

10 horas por evento.

Limite máximo: até quatro eventos.

3 - Participação em eventos como coordenador de sessão, Mesa Redonda e Palestra em eventos diversos na área de Educação.

Para cada PARTICIPAÇÃO serão computadas 10 horas. Limite máximo: 30 horas.

4 - Participação regular em grupos de estudos coordenados por professores da UENP. *Com declaração emitida pelo Coordenador do Grupo.

 

Limite máximo: 40 horas.

 

5 - Publicação de livro, capítulo de livro, artigo, resenha ou resumo em anais, na área da educação.

*Autor/a ou Co-autor/a.

 

50 horas para livro;

40 horas para capítulo de livro ou artigo em revista indexada; 30 horas para publicação em revista não indexada;

20 horas para resenha;

20 horas para resumos e/ou artigos em ANAIS.

Limite máximo: 80 horas.

 

GRUPO II – EXTENSÃO

 

Descrição das ATIVIDADES

 

Carga Horária Convertida (Limites para aproveitamento no curso)

1- Participação em projeto ou programa de extensão universitária vinculado à UENP como bolsista remunerado ou voluntário.

 

Para cada 20 horas destas atividades serão computadas 10h.

Limite máximo: 40 horas.

2 - Participação em cursos, congressos, seminários, jornadas e outros eventos de extensão.

 

10 horas para cada evento

Limite máximo: 80 horas

3 - Participação como membro na organização de eventos institucionais

 

10 horas para cada evento

Limite máximo: 40 horas

4 - Participação em comissões constituídas no âmbito do curso ou da universidade (permanentes ou temporárias). *Caso não exista portaria de designação, cabe ao presidente da comissão validar a participação discente, emitindo declaração com a carga horária da atividade

 

10 horas por mandato.

Limite máximo: 20 horas

 

GRUPO III – ENSINO

 

Descrição das ATIVIDADES

 

Carga Horária Convertida (Limites para aproveitamento no curso)

 

1 - Atividades de Monitoria em Disciplinas do Curso de Pedagogia

30 horas para cada semestre.

Limite máximo: 60 horas.

2 - Participação em Programas ou Projetos de iniciação à docência no âmbito da UENP

 

20 horas por semestre.

Limite máximo: 80 horas (quatro semestres)

3 - Estágio não obrigatório em instituições educacionais de acordo com normas vigentes da UENP

20 horas para cada ano de estágio

Limite máximo: 80 horas

4 - Estágio não obrigatório de caráter administrativo, em Instituições educacionais de acordo com as normas vigentes da UENP.

20 horas para cada ano de estágio.

Limite máximo: 80 horas

5 - Atuação em cursos vinculados à área de educação (instrutor/professor). *Excetuando-se, neste último, as atividades decorrentes de exercício profissional.

 

Limite máximo: 40 horas para cursos presenciais.

 

6 - Curso de Língua estrangeira realizado em instituição credenciada.

5 horas por semestre cursado.

Limite máximo: 25 horas

7 - Participação em Atividades culturais (eventos culturais de diferentes naturezas: ciclos de teatro, cinema, dança, artes visuais, gráficas, plásticas e outros). * Com apresentação de relatório de vivência

Para cada produção/participação 02 horas.

Limite máximo: 20 horas

9 - Participação em cursos de informática; diferentes linguagens artísticas.

Para cada 08 horas, serão computadas 02 horas.

Limite máximo: 12 horas

10 - Monitoria em eventos diversos na área de Educação, organizados pelo Curso de Pedagogia/UENP/CCP.

Para cada evento serão computadas 20% (vinte por cento) da carga horária certificada.

Limite máximo: 40 horas

11 - Disciplina isolada cursada na condição de aluno com certificação de frequência (observar RESOLUÇÃO Nº 010/2017/CEPE/UENP- SEÇÃO IX- Da matrícula em disciplina isolada)

Para cada disciplina cursada será computado 50% da carga horária declarada.

Limite máximo: 40 horas.

 

Art. 5º - Na modalidade estágio serão consideradas as experiências desenvolvidas sob essa denominação, em campo de trabalho educacional, que não tenham sido aproveitadas nos componentes curriculares de Estágio do Curso de Pedagogia.

 

Art. 6º - Serão reconhecidas como AACC as atividades desenvolvidas pelo aluno do primeiro ao último ano do curso de Pedagogia, inclusive nos períodos de férias e, em casos excepcionais, de greve.

Parágrafo único.  As AACC não poderão ser aproveitadas para a concessão de dispensa de disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso.

 

III- Dos discentes

 

Art. 7º - Compete aos discentes matriculados nos cursos de graduação da Instituição:

I – informar-se sobre este Regulamento e sobre as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais oferecidas dentro ou fora desta Instituição que propiciem horas de AACC, conforme descrito neste Regulamento;

II – participar efetivamente das AACC;

III – realizar o procedimento indicado pelo Colegiado de Curso de Pedagogia da UENP, Campus Cornélio Procópio para o lançamento e a validação das AACC;

IV – apresentar a documentação comprobatória de sua participação efetiva nas AACC realizadas, sempre que solicitado.

Parágrafo único. A comprovação de participação, produção ou realização de atividades, presentes nestas categorias, deve ser feita com documento escrito na forma de declaração ou certificado.

 

Art. 8º - A integralização da carga horária de, no mínimo, 200 horas até o final do curso, deve ser distribuída entre atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, de forma que nenhuma delas venha a responder, isoladamente, por mais de cinquenta por cento (50%) desse total de horas.

Parágrafo único – O total da carga horária de AACC deverá ser cumprida em pelo menos cinquenta por cento (50%) até o período mínimo da integralização do curso.

 

IV - Do registro e validação

 

Art. 9º - O registro do aproveitamento das AACC será requerido pelo estudante, anualmente, até trinta dias antes do encerramento do ano letivo, por meio do formulário próprio expedido pelo Curso de Pedagogia, acompanhado dos comprovantes (original e cópia a ser autenticada por funcionário do Colegiado) das Atividades até então realizadas para análise e cálculo da carga horária por parte da Comissão designada para tal.

§ 1º. Caso o/a acadêmico/a não possua horas para declarar ao término do período letivo, ele poderá supri-las nos anos seguintes.

§ 2º. Os comprovantes das AACC deverão conter: timbre da instituição, assinatura do responsável pela instituição ou pela atividade, descrição da atividade, data de início e término da atividade e carga horária total.

§ 3º. No Colegiado haverá uma pasta para cada aluno destinado ao arquivamento dos documentos comprobatórios desta atividade.

§ 4º. O Colegiado designará entre os seus membros, os professores que constituirão uma comissão que fará a análise dos documentos comprobatórios apresentados pelos alunos, emitindo parecer conclusivo sobre o aproveitamento das experiências e a carga horária cumprida pelo aluno, deliberando ou não pela sua aprovação nesta atividade.

§ 5º. Em caso de dúvidas quanto à adequação da atividade realizada sob disposições deste regulamento, o processo será remetido pelo Coordenador do Colegiado de Curso para o estudante, indicando a necessidade de reavaliação.

 

Art. 10 -  Os alunos que ingressarem no curso por meio de transferência ou aproveitamento de estudos ficam sujeitos ao cumprimento da carga horária de AACC, podendo solicitar à coordenação o cômputo da carga horária atribuída pela instituição de origem, observadas as seguintes condições:

  1. As atividades realizadas na instituição de origem devem ser compatíveis com as estabelecidas neste regulamento;

  2. A carga horária atribuída pela instituição de origem não poderá ser superior a conferida por este regulamento.

 

Art. 11  - Cumpridas as etapas previstas nos parágrafos anteriores, a carga horária será registrada no sistema acadêmico pelo Coordenador de Curso em consonância com as normas da Divisão Acadêmica do Campus de Cornélio Procópio.

 

Art. 12 -  O cumprimento da carga horária total das AACC é obrigatório, sem o que o estudante não terá direito ao Certificado de Conclusão de Curso e, por conseguinte, ao Diploma, mesmo que tenha sido aprovado nas demais disciplinas da matriz curricular do curso, inclusive não tendo direito à participação na solenidade de Colação de Grau.

 

Art. 13 - O Colegiado de Pedagogia poderá deliberar pela inclusão ou modificação nas atividades descritas nas categorias de Pesquisa, Ensino e Extensão, especificadas neste Regulamento, com a finalidade de atender demandas para ampliar as possibilidades de aprendizagens teóricas e práticas no campo da Pedagogia e em áreas correlatas.

 

Art. 14 - Os casos omissos serão analisados e encaminhados pelo Colegiado de Curso.

 


APRESENTAÇÃO

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) define que a ocência como base e a escola como objeto de estudo, O foco formativo é o trabalho pedagógico fundado em sólida formação teórica (ampla formação cultural) e fomento de “experiências curriculares que permitam o contato dos alunos com a realidade da escola básica, desde o início do curso”. Desta forma, é fundamental a “incorporação da pesquisa como princípio de formação”. Desta forma, a curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio (UENP/CCP) está estruturado “tomando como princípio a formação do profissional da educação de forma contextualizada e em consonância com os problemas sociais mais amplos.” (PPC, 2023, p.18).

 

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de Pedagogia da UENP/CCP tem sua origem na criação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP), em 14 de março de 1966. A configuração curricular construída na década de 1970 foi mantida em sua estrutura, como pequenas adequações, até o ano 2000, quando aconteceu a implantação gradativa de nova matriz do curso. Em dezembro de 2005 foi aprovada nova matriz curricular, em atendimento ao Parecer CEE 773/2005 de 09/12/2005, com alterações no Parecer CEE 45/2006 de 09/03/2006. Naquele ano, a FAFICOP foi incorporada à criação da UENP, o que se consolidou em 2008,como o Decreto Estadual no 3909/2008. Essa nova realidade contribuiu com a ampliação no quadro docente. Nova matriz curricular foi implantada a partir de 2012. Uma nova grade foi implantada a partir de 2019. A “necessidade de adequação novamente diante da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira”, alteração curricular contemplou a “curricularização da extensão em nova estruturação da Matriz e, consequentemente, a inserção no Projeto Pedagógico de Curso” (PPC, 2023, p.24).

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

“O perfil do egresso, neste projeto de curso, é o pedagogo com uma formação docente que lhe permita atuar no magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando as atividades e os conteúdos inerentes a essas etapas da educação básica, e que ainda possa contribuir na gestão do trabalho pedagógico na escola e em outras instituições educativas. Das habilidades do egresso, espera-se que o Pedagogo tenha uma ampla compreensão do universo da cultura e da produção do saber, além de ser capaz de utilizar-se de métodos e técnicas de investigação que contribuam para a produção do conhecimento no campo da educação, em especial o conhecimento dos processos ensino e aprendizagem e das instituições educatiivas.” (PPC, 2023, p.40).

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

1. Professor de Educação Infantil;

2. Professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

3. Professor nas disciplinas pedagógicas - curso de formação de professores em nível médio Modalidade Normal.

4. Gestor pedagógica em instituições escolares e não escolares.

5. Assessoria pedagógica a projetos, cursos, eventos na área educacional (formal ou não formal).

6. Avaliação de projetos e cursos; assessorar a elaboração de planos de curso;

7. Asessorar empresas de turismo, museus e outras instituições na organização e planejamento de atividades pedagógicas.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Noturno

Regime: Anual

Vagas: 80

Período de integralização: 06 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira - 

Vice Coordenadora: Profa. Dra. Thaís de Sá Gomes -

Coordenadora de Estágio Supervisionado Obrigatório: Prof. Dra. Sandra Regina dos Reis -

Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso: Prof. Dra. Maria Cristina Cavaleiro completo -  

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Prof. Dr. João Vicente Hadich Ferreira -  

Responsável Brinqueped: Prof. Dra. Geuciane Felipe Guerim Fernandes (Coordenadora do Comitê Gestor) -   - Contato (Administrativo): 43 - 98856-7054

 

Fone: (43) 3904-1922


GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA/UENP/CCP

 

CAPITULO I

Das Disposições Preliminares

 

Art.1º- Este regulamento normatiza os princípios teóricos e metodológicos do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia em conformidade com a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008,Resolução CNE/CP 1/2006, Resolução CNE/CP 2/2015, Deliberação nº 02/2009 do CEE CP-PR, Resolução nº 050/2011– CEPE/UENP, Resolução nº 010/2017 – CEPE/UENP e ao Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

§ 1º. O Estágio Supervisionado constitui componente curricular e parte do processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, devendo manter a coerência com a unidade teórico-prática do curso de Pedagogia.

§ 2º. A carga horária de estágio computa 400 horas, conforme Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UENP – Campus Cornélio Procópio a ser implantado a partir do ano de 2019.

 

CAPITULO II

Das Finalidades e Objetivos

 

Art.2º- O Estágio Supervisionado tem por finalidades:

I – A interação com a realidade profissional e ambiente de trabalho do pedagogo;

II – A compreensão das questões pertinentes ao contexto social, político e econômico em que a instituição está inserida;

III – O trabalho com os componentes curriculares subsidiado na unidade teórico-prática para assegurar a visão de totalidade da prática pedagógica na formação do educador, eliminando distorções decorrentes da priorização de um dos dois pólos;

IV–A reflexão sobre a realidade escolar, seus determinantes históricos e possibilidades de intervenção;

V – A garantia de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;

VI – A articulação da formação docente do Curso de Pedagogia com as escolas e a sociedade.

 

Art.3º- O Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia tem por objetivos:

I – Qualificar o discente para atuação na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão escolar, consolidando competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das outras atividades formativas, de caráter teórico ou prático;

II – Contribuir para a construção da identidade profissional do futuro professor;

III – Possibilitar a articulação teoria e prática, oportunizando o diálogo com os demais componentes curriculares do curso de Pedagogia e contribuindo para a profissionalização docente;

IV – Proporcionar a vivência da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino, fundamental, a fim de promover a reflexão sobre o espaço escolar e propor intervenção na realidade da instituição onde se efetua o estágio;

V – Propiciar experiência com práticas cotidianas da atuação do Pedagogo em instituições escolares, afim de analisar e propor intervenção na realidade da instituição onde se efetua o estágio.

 

CAPITULO III

Campos de estágio e modalidades, organização e funcionamento

 

Art.4º- Os Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia serão realizados em instituições de Educação Básica, prioritariamente públicas.

 

Art.5º- O Estágio Supervisionado terá 400 horas distribuídas ao longo do curso e será realizado a partir do 4º semestre.

 

Art.6º- O Estágio Supervisionado atende a seguinte organização:

I - Formação do Gestor – 80 horas a ser realizado no 4º semestre por meio das atividades:

  1. Estudos teóricos orientados pelo professor/orientador direcionados à educação, à escola e sua organização, à gestão escolar, bem como a atuação do pedagogo nesses espaços;

  2. Visitas às instituições escolares para observação, análise documental e caracterização dessas ambiências;

  3. Elaboração de projetos de intervenção do pedagogo nos espaços escolares que deverão ir ao encontro às necessidades da instituição na qual se realiza o estágio;

  4. Elaboração de Relatório final de Estágio, conforme plano e orientação do orientador do estágio;

  5. Participação em Atividade Final de Estágio para socialização das atividades realizadas ao longo do componente curricular.

II - Ação Docente na Educação Infantil - 160 horas divididas em dois semestres: 80 horas no 5º semestre: Ação Docente na Educação Infantil e 80 horas no 6º semestre: Ação Docente na Educação Infantil II, por meio das atividades:

  1. Estudos teóricos orientados pelo professor/orientador direcionados às áreas de conhecimento da Educação Infantil;

  2. Visita às instituições de Educação Infantil para observação, participação, análise documental e caracterização dessas ambiências;

  3. Elaboração de projetos e/ou planos de aula para docência na Educação Infantil;

  4. Docência nas etapas da Educação Infantil, nas diversas áreas do conhecimento;

  5. Elaboração de Relatório final de Estágio, conforme plano e orientação do orientador do estágio.

  6. Participação em Atividade Final de Estágio para socialização das atividades realizadas ao longo do componente curricular.

III - Ação Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estágio - 160 horas divididas em dois semestres: 80 horas no 7º semestre: Ação Docente nos anos iniciais do Ens. Fund. I e 80 horas no 8º semestre: Ação Docente nos anos iniciais do Ens. Fund. II, por meio das atividades:

  1. Estudos teóricos orientados pelo professor/orientador direcionados às áreas de conhecimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

  2. Visita às instituições de Anos Iniciais do Ensino Fundamental para observação, participação, análise documental e caracterização dessas ambiências;

  3. Elaboração de projeto e/ou planos de aula para docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

  4. Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

  5. Elaboração de Relatório final de Estágio, conforme plano e orientação do orientador do estágio;

  6. Participação em Atividade Final de Estágio para socialização das atividades realizadas ao longo do componente curricular.

 

Art. 7º - O estudante que participa de programas como Residência Pedagógica ou outro programa similar que assegure as ações previstas no estágio, poderá ter dispensa parcial ou total de carga horária relativa ao estágio.

Parágrafo único. Para a dispensa da carga horária será analisada a compatibilidade do programa com a modalidade de estágio e a respectiva carga horária.

 

CAPÍTULO IV

Dos envolvidos e suas competências

 

Art.8º - Os envolvidos no estágio supervisionado são: coordenador de estágio, orientador de estágio, supervisor de estágio e alunos matriculados a partir do 4º semestre do curso de Pedagogia.

 

Art.9º - O Coordenador de Estágio é um professor efetivo do colegiado, licenciado em Pedagogia, eleito pelos seus pares, para um período de 2 (dois) anos, sendo possível a recondução na função.

 

Art. 10 - Ao Coordenador de Estágio do curso será atribuída uma carga horária de quatro (04) horas – aula, a ser computada em sua carga horária de ensino.

 

Art. 11 - À Coordenação de Estágio compete:

I - Coordenar a elaboração da proposta de Regulamento de Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia, em comum acordo com o Colegiado de Curso;

II - Assinar Termo de Compromisso para formalização dos estágios e zelar pelo seu cumprimento;

III - Contatar, selecionar e cadastrar instituições potencialmente concedentes de estágio, apoiado pela Coordenação de Colegiado de Curso;

IV - Gerenciar o cadastro de estagiários e das organizações concedentes do estágio do curso de Pedagogia;

V - Elaborar anualmente, junto com os professores das disciplinas de estágio e professores orientadores, o plano de estágio e calendário de atividades;

VI -Acompanhar o cumprimento do plano de estágio e do calendário de atividades do estágio;

VII - Organizar anualmente a Atividade Final de Estágio para socialização das atividades realizadas ao longo do componente curricular;

VIII - Garantir um processo de avaliação continuada das atividades de estágio, envolvendo alunos, docentes orientadores, profissionais da área e representantes dos campos de estágio;

IX - Convocar, juntamente com a coordenação de curso, reuniões com os professores orientadores de estágio, quando necessário;

X - Emitir declaração de estágio.

 

Art. 12 - O orientador de estágio é um professor do colegiado do curso, com licenciatura em Pedagogia, que atua na área do respectivo estágio.

§ 1º. O professor orientador de estágio poderá orientar um grupo de até 10 (dez) alunos.

§ 2º. Ao professor orientador de estágio serão atribuídas 04 (quatro) horas aulas na sua carga horária de ensino.

§3º. Caso o colegiado não tenha número suficiente de professores licenciados em Pedagogia poderá, excepcionalmente, ser atribuída orientação de estágio aos professores das demais licenciaturas, respeitando a atribuição de 04 (quatro) horas aulas para um grupo de até 10 (dez) alunos.

 

Art. 13 - Ao Professor orientador de estágio compete:

I - Elaborar anualmente, junto com coordenador de estágio o plano e o calendário de atividades do estágio;

II - Cumprir com o plano de estágio, conforme o calendário;

III - Subsidiar e acompanhar continuamente as atividades dos alunos sob sua responsabilidade;

IV - Orientar, acompanhar, supervisionar e avaliar as atividades dos estagiários sob sua responsabilidade na realização das atividades no campo de estágio e na universidade;

V - Proceder à avaliação dos estagiários sob sua responsabilidade e do estágio como um todo;

VI - Receber e analisar o controle de frequência, relatório de atividades e outros documentos dos estagiários, e encaminhar ao Coordenador de Estágio para providências;

VII - Responsabilizar-se, juntamente com o estagiário, pela entrega de todos os documentos exigidos no Regulamento de Estágio do curso;

VIII - Cumprir e fazer cumprir a legislação aplicável ao Estágio Supervisionado Obrigatório do curso;

IX - Propor ao Coordenador de Estágio o desligamento de estagiário do campo, quando se fizer necessário;

X - Informar ao Coordenador de Estágio eventuais problemas que envolvam os alunos sob sua orientação e/ou campo de estágio;

XI - Zelar pelo bom funcionamento das atividades de estágio na universidade e no campo de estágio;

XII - Auxiliar e participar anualmente da Atividade Final de Estágio para socialização das atividades realizadas ao longo do componente curricular;

XIII - Participar das reuniões e momentos coletivos convocados pela Coordenação de Estágio.

 

Art. 14 - O Professor Supervisor de Estágio é um professor, ou pedagogo, ou coordenador ou membro da equipe gestora da instituição escolar/campo de estágio concedente de estágio que recebe e atende o aluno estagiário.

§1º. A função de Professor Supervisor de Estágio não gera vínculo com a universidade.

 

Art. 15 - O estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos componentes:

Formação do Gestor - 4º semestre, Ação Docente na Educação Infantil I e II - 5º e 6º semestres ou Ação Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e II - 7º e 8º semestres, conforme o Projeto Pedagógico do Curso.

 

Art. 16 - Constitui direitos do aluno estagiário:

I - Dispor de elementos necessários à execução do estágio, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UENP;

II - Ser assistido e receber orientação de um professor orientador nas atividades do campo de estágio e na universidade;

III - Participar das atividades planejadas para o estágio supervisionado;

IV - Refazer a docência do estágio, quando prevista no mesmo e o desempenho não for satisfatório, conforme calendário acordado entre orientador, coordenador e professor supervisor de estágio;

V - Apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;

VI - Conhecer o plano de atividades a serem desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado.

 

Art. 17 - Constitui deveres do aluno estagiário:

I - Cumprir com todas as atividades previstas no plano anual de estágio, integralizando a carga horária total;

II - Realizar as tarefas designadas no campo de estágio, respeitando a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os requisitos;

III - Comparecer ao campo de estágio nos dias e horários fixados pelo mesmo;

IV - Providenciar a documentação exigida para realização do estágio;

V - Participar do processo de construção do plano individual, da elaboração e realização das atividades, bem como da avaliação do estágio;

VI - Submeter-se às avaliações previstas no estágio supervisionado;

VII - Manter o professor orientador de estágio informado sobre o desenvolvimento das atividades realizadas, bem como de eventuais problemas que possam vir a ocorrer no campo de estágio durante sua realização;

VIII - Comunicar e justificar ao orientador e ao supervisor de estágio de estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades previstas;

IX - Preencher corretamente, colher as assinaturas e entregar ao professor orientador a ficha acompanhamento e outros documentos solicitados no estágio;

X - Participar da Atividade Final de Estágio para socialização das atividades realizadas ao longo do componente curricular, no dia previamente agendado pela coordenação de estágio;

XI - Produzir relatório final ou outro documento final de estágio solicitado pelo professor orientador de estágio;

XII - Elaborar e entregar ao professor orientador o relatório final de estágio ou outro documento final, na forma, prazo e padrões estabelecidos.

 

CAPITULO V

Dos prazos para desenvolvimento das atividades de estágio e formas de acompanhamento

 

Art. 18 - O estágio supervisionado do curso de Pedagogia será iniciado a partir do quarto semestre do curso.

§ 1º. O aluno deverá cumprir a integralidade de cada estágio dentro do semestre, sendo que o não cumprimento da carga horária total implica na retenção do mesmo.

§ 2º. Os estágios são independentes, sendo que um não constitui pré-requisito para o próximo.

Art. 19 - Cada orientador de estágio fará o acompanhamento de no máximo dez (10) alunos no atendimento das atividades do Plano de Estágio.

 

Art. 20 - A orientação de estágio será realizada de forma semidireta.

 

Art. 21 - A supervisão do estágio será realizada na forma direta.

 

CAPITULO VI

Da Avaliação

 

Art. 22 - A avaliação do estágio é parte integrante da dinâmica do processo de acompanhamento e controle do estágio do curso de Pedagogia e será feita de forma sistemática e contínua.

 

Art. 23 - A avaliação do estágio supervisionado considerará as atividades e os objetivos previstos no plano de estágio e no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

 

Art. 24 - O estágio supervisionado do curso de Pedagogia tem frequência determinada no Projeto do curso e nesse regulamento, sendo necessária a integralização da carga horária total de cada estágio.

Parágrafo único. O aluno que deixar de cumprir a carga horária total do estágio supervisionado, será retido no mesmo e deverá cumpri-lo novamente de forma integral.

 

Art. 25 - A avaliação poderá ser realizada coletiva ou individualmente, conforme a decisão do grupo com o orientador, levando em conta:

I - Cumprimento do plano, conforme calendário de estágio;

II - Participação nas atividades previstas;

III - Desempenho demonstrado na atuação no campo de estágio;

IV - Participação nas reuniões com orientador de estágio e nas convocadas pela Coordenação de Estágio;

V - Elaboração, participação e apresentação de trabalho conclusivo e na Atividade Final de Estágio;

VI - Apresentação de Relatório final.

 

Art. 26 - Não cabe revisão de avaliação, segunda chamada, exame final, dispensa de frequência ou Plano de Acompanhamento de Estudos para o estágio supervisionado, devendo o estudante realizar o componente integralmente em caso de reprovação.

 

Das Disposições Finais

 

Art. 27- Qualquer proposta de alteração deste Regulamento deverá ser apreciada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

Art. 28 - Os casos omissos serão analisados pelo Colegiado do Curso, com base nas normas e regulamentos internos da instituição e, em poder de recurso, pelo Conselho de Centro e, posteriormente, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - Licenciatura

 

Ementário do Currículo Comum Obrigatório

 

Disciplina: Antropologia cultural e Educação

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaAntropologia e as bases do conhecimento antropológico. Pensamento antropológico contemporâneo: a antropologia social e cultural. As diferentes formas de organização societária: o indivíduo, a família, a cultura. Processos simbólicos, linguagem e sociedade. Educação e escolarização: aspectos antropológicos.

 

Disciplina: Introdução à Filosofia e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: 0

PCC: 6

EmentaIntrodução ao pensamento filosófico. Fundamentos antropológicos, epistemológicos, axiológicos e políticos em Filosofia e Educação. O pensamento clássico grego e as bases do pensamento ocidental.

 

Disciplina: Filosofia da Educação: epistemologia

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaTeoria do Conhecimento e os fundamentos epistemológicos da Educação e das ciências. Ciência antiga, ciência moderna, novos paradigmas e as promessas da razão. A crítica ao esclarecimento: percepções filosóficas contemporâneas.

 

Disciplina: Filosofia da Educação: ética e política

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaFilosofia e Filosofia da Educação. Educação, emancipação e autonomia. Docência, ética e política.

 

Disciplina: Filosofia da Educação e Contemporaneidade

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaFilosofia contemporânea, educação e direitos humanos. Política: a esfera pública e a questão da liberdade. Estética: análises filosóficas.

 

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Infantil

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA construção das diferentes concepções de infância. Teóricos da infância. A institucionalização da infância. Teóricos que fundamentam a Educação Infantil. As políticas contemporâneas de atendimento à infância no Brasil: concepções, características e objetivos.

 

Disciplina: Gênero, Sexualidade e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaGênero e sexualidade: construções histórico-sociais e suas relações com a Educação. Gênero nas políticas públicas de educação no Brasil. Gênero, sexualidades, diferenças e desigualdades no contexto escolar. Relações de gênero e educação básica: perspectivas teórico-metodológicas.

 

Disciplina: História da Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA educação na Antiguidade e na Idade Média. A história da educação no desenvolvimento da sociedade moderna: a instituição da escola pública. As propostas educativas conservadoras e as propostas educativas progressistas.

 

Disciplina: História da Educação Brasileira I

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA educação no período colonial e no contexto do Brasil Império. A organização da instrução na República Velha. O debate educacional no início do século XX. Educação no Estado Novo, na Nova República e na Ditadura Civil-militar de 1964. O processo de redemocratização da educação.

 

Disciplina: História da Educação Brasileira II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaA educação no Brasil nos anos 1990: Estado, política e principais propostas educacionais. Desafios da educação brasileira no século XXI: acesso e permanência como direito de todos, analfabetismo, formação docente.

 

Disciplina:  Políticas Públicas em Educação I

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaEstado, Sociedade e Educação. Políticas sociais e educacionais. Políticas públicas de educação no Brasil: aspectos históricos, filosóficos e econômicos. Organismos multilaterais de financiamento e as propostas para a América Latina.

 

Disciplina: Políticas Públicas em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaPolíticas, estrutura e organização da educação escolar no Brasil a partir da década de 90. O processo legislativo: Constituição Federativa do Brasil (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Estrutura e regime dos entes federados no Sistema de Ensino: Federal, Estadual e Municipal. Planos e financiamento da Educação no Brasil.

 

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaEstudo da aprendizagem a partir de diferentes perspectivas. Funções cognitivas e aprendizagem escolar. Fatores que interferem no processo de aprendizagem e sua relação com o fracasso escolar.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaEstudo da Psicologia científica e sua relação com a Educação. Histórico da Psicologia da Educação e a contribuição desta para a formação de professores. Diferentes abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento e suas implicações pedagógicas: Behaviorismo, Epistemologia Genética e Psicologia Histórico-Cultural.

 

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaEstudo do desenvolvimento humano do período pré-natal ao envelhecimento: aspectos biológicos, motores, cognitivos, afetivos e sociais.

 

Disciplina: Relações Étnico-raciais e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaPolíticas Públicas e relações Étnico-Raciais.Ações Afirmativas: história e conceito. Diversidade étnico-cultural e suas implicações na educação escolar. Educação para as relações étnico-raciais. Perspectivas teórico-metodológicas da educação anti-racista na escola.

 

Disciplina: Sociologia da Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaContexto histórico do surgimento da Sociologia. As principais correntes sociológicas. A educação a partir dos clássicos da Sociologia: Comte, Durkheim, Weber e Marx. A educação no contexto do pensamento social brasileiro. Desafios e perspectivas da Sociologia da contemporaneidade.

 

Ementário do Currículo Profissionalizante Obrigatório

 

Disciplina: Currículo e Educação

Carga horária: 30

Teórica: 24

Prática: 6

PCC: -----

EmentaConcepções de currículo. Currículo, conhecimento, cultura e sociedade. Teorias curriculares: tradicional, crítica e pós-crítica. O currículo no Brasil e seus desdobramentos na escola. Diretrizes e propostas curriculares oficiais. Diferentes formas de organização curricular.

 

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Carga horária: 30

Teórica: 24

Prática: 6 

PCC: -----

EmentaEducação de Jovens e Adultos no Brasil: aspectos conceituais, políticos, históricos e legais. Professor e alunos da EJA. Projetos e experiências contemporâneas de EJA no Brasil. O currículo para o trabalho na EJA.

 

Disciplina: Trabalho e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA centralidade do trabalho na produção da existência humana. Contextualização histórica da relação entre trabalho e educação. As transformações na base produtiva e suas implicações na educação do trabalhador.

 

Disciplina: Formação do Gestor: Estágio Escolar

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaEncaminhamento, orientação e discussão do estágio na gestão escolar. Construção de um projeto de intervenção a partir da realidade do campo de estágio.

 

Disciplina: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico nos Espaços Não Escolares

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaConceitos e dimensões históricas e sócio-políticas da educação não-formal. A organização do Trabalho Pedagógico em espaços de educação não-escolar. A relação entre educação o projeto político nos movimentos sociais. A especificidade do trabalho do pedagogo nos espaços não escolares.

 

Disciplina: Gestão e Organização da Educação Brasileira

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFunção social da escola na sociedade capitalista. Os entes federados e os mecanismos de gestão da educação pública brasileira. Financiamento da educação. Planejamento e avaliação da educação brasileira.

 

Disciplina: Gestão e Organização dos Espaços Escolares

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaConcepções que fundamentam as teorias da organização e da administração escolar. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho administrativo-pedagógico. Instâncias colegiadas. Projeto Político Pedagógico como articulador do trabalho coletivo. Regimento Escolar. O trabalho do Pedagogo.

 

Disciplina: Ação Docente na Educação Infantil: Estágio I

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente na Educação Infantil. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio nos três primeiros anos da Educação Infantil: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das práticas realizadas no estágio.

 

Disciplina: Ação Docente na Educação Infantil: Estágio II

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente na Educação Infantil. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio nos dois anos finais da Educação Infantil: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das práticas realizadas no estágio.

 

Disciplina: Ação Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estágio I

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente nos anos iniciais. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio no 1o,2o e3o ano do Ensino Fundamental: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das atividades realizadas no estágio.

 

Disciplina: Ação Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estágio II

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente nos anos iniciais. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio no 4o e5o ano do Ensino Fundamental: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das atividades realizadas no estágio.

 

Disciplina: Alfabetização e Letramento

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaA função social da escrita. Constituição sócio-histórica da alfabetização no Brasil. Concepções de linguagem escrita e propostas de alfabetização e letramento. Métodos de Alfabetização e Letramento. A formação de crianças leitoras desde a Educação Infantil em articulação com o Ensino Fundamental.

 

Disciplina: Introdução à Didática

Carga horária: 30

Teórica: 24

Prática: 6

PCC: -----

EmentaConceitos de educação, pedagogia, educação escolar e didática. A história da didática no Brasil. Pensadores clássicos da educação.

 

Disciplina: Didática e o trabalho docente

Carga horária: 60

Teórica: 40

Prática: 12

PCC: 8

EmentaA Didática e as tendências pedagógicas no Brasil. Planejamento como práxis e ato político e pedagógico. Níveis e elementos do planejamento. A didática e a organização do processo de ensino e aprendizagem.

 

Disciplina: Educação Especial e Inclusiva I: fundamentos teóricos e políticos

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaAspectos históricos, bases teóricas e legais da Educação Especial e Inclusiva. A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Educação Especial e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos na Educação Básica.

 

Disciplina: Educação Especial e Inclusiva II: fundamentos teóricos e metodológicos

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFormação de professores para a Educação Especial e Inclusiva. Necessidades educacionais especiais dos indivíduos com deficiência física neuromotora, surdez, cegueira, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos, deficiências múltiplas e altas habilidades/superdotação. Fundamentos metodológicos para o atendimento educacional especializado.

 

Disciplina: Educação, Arte e Movimento

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaA relação arte, movimento e sociedade e o diálogo com o campo da educação: aspectos histórico-culturais. A Educação Estética. Cultura Corporal e Artística e o processo de ensino e de aprendizagem. As propostas curriculares oficiais.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos do ensino de Língua Portuguesa. Oralidade, leitura e escrita como eixos do ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares oficiais. Gêneros textuais. Literatura Infantil e formação do leitor.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos de Ciências. As propostas curriculares oficiais. Procedimentos didáticos no ensino de Ciências. A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Geografia

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos do ensino da Geografia. Compreensão do espaço produzido pela sociedade. As propostas curriculares oficiais. Os conceitos-chave do ensino de Geografia.

 

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de História

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos do ensino de História. As propostas curriculares oficiais. Abordagens historiográficas. Fontes e linguagens no ensino de História.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Matemática I

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaVisãohistórica e epistemológica do conhecimento matemático. A Matemática, o desenvolvimento da inteligência e a afetividade. O pensamento lógico-matemático. Tendências do ensino de Matemática: pressupostos teóricos e metodológicos.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Matemática II

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos da Matemática. Conteúdos fundamentais da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: Números e operações, Espaço e forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da informação. As propostas curriculares oficiais.

 

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico: Educação Infantil I

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaDesenvolvimento da criança de 0 a 5 anos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O cuidar e o educar. Pressupostos teórico-metodológicos do trabalho pedagógico na Educação Infantil: rotina, tempo, espaço, adaptação, planejamento, avaliação, ludicidade, etc.

 

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico: Educação Infantil II

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaCompreensão das estruturas curriculares e as organizaçõesdidático-metodológicas da educação infantil com as áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e da sociedade, artes visuais e literárias, música, cultura corporal.

 

Disciplina: Literatura infantil e a formação do leitor

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaPrincípios históricos e teórico-metodológicos da literatura infantil-juvenil para a formação do leitor.

 

Disciplina: Planejamento e Avaliação Escolar

Carga horária: 60

Teórica: 40

Prática: 12

PCC: 8

EmentaO planejamento como instrumento de organização do trabalho docente. Tipos de planejamento: plano de ensino e plano de aula. Planejamento e avaliação. Concepções de avaliação. Funções, modalidades, finalidades e características da avaliação. A avaliação escolar no contexto atual. Procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

 

Disciplina: Tecnologias e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 40

Prática: 12

PCC: 8

EmentaTecnologias e educação: contexto histórico, político, teórico e educacional. A formação do professor e o uso das tecnologias na educação. Linguagem multimídia e possibilidades de uso como recurso na educação presencial e à distância.

 

Disciplina: Itinerários Científicos

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaIntrodução à produção cientifica. A inserção do universitário no estudo científico. Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. Organização de documentação: Fichário de apontamentos. Leitura e Produção de textos acadêmicos: resumo e resenha.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação I

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaO processo de produção de conhecimento científico na graduação. A Ciência e a produção do conhecimento científico. A especificidade da pesquisa científica nas ciências humanas. Documentação, análise e produção de textos de acordo com as normas da ABNT.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaA Pesquisa científica na área da Educação. Natureza, objetivos e métodos de pesquisas educacionais. Modalidades da pesquisa em Educação: enfoques teórico-metodológicos. A ética na pesquisa em Educação. Projetos de pesquisa em educação: definição de problema e construção do objeto.

 

Disciplina: Planejamento da Pesquisa em Educação I

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaO campo de investigação em educação: metodologias e técnicas de abordagem. Instrumental teórico-prático para a coleta, sistematização e análise dos dados.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

Ementa

 

Disciplina: Planejamento da Pesquisa em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaElaboração do projeto de pesquisa. Seleção do tema. Formulação do problema. Definição de objetivos. Definição de metodologia.

 

Disciplina: Seminários de Pesquisa

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaDiscussão dos aspectos técnicos da metodologia de pesquisa. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Técnicas de apresentação de relatórios de pesquisa. Apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Disciplina: Libras

Carga horária: 60

Teórica: 60

Prática: -----

PCC: -----

EmentaFundamentos da Educação de Surdos. Aspectos Clínicos da Surdez. Linguística da Libras: Léxico, morfologia e sintaxe. Cultura e Identidade Surda. Educação dos Surdos no Brasil. Educação Inclusiva: Deliberação nº 02/2015-CEE/PR. Libras como segunda língua e Formação do professor. Vocabulários/sinais de Libras em contextos diversos.