O que é PEDAGOGIA?

Segundo Saviani:
"Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. [...] A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar."

Assim:
"Empenhem-se no domínio das formas que possam garantir às camadas populares o ingresso na cultura letrada, vale dizer, a propriação dos conhecimentos sistematizados. E, no interior das escolas, lembrem-se sempre de que o papel próprio de vocês será provê-las de organização tal que cada criança, cada educando, em especial aquele das camadas trabalhadoras, não veja frustrada a sua aspiração de assimilar os conhecimentos metódicos incorporando-os como instrumento irreversível a partir do qual será possível conferir uma nova qualidade às suas lutas no seio da sociedade."

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O pedagogo - profissional da educação deverá apresentar as seguintes características:

• Visão ampla e consciente do fenômeno e da prática educativa que ocorrem em diferentes âmbitos e modalidades.
  • Espírito crítico, criativo e ético, sendo capaz de intervir na realidade, contribuindo para a transformação social.
  • Comprometimento com a práxis educativa como função social, na qual deve exercer o papel de mediador entre o conhecimento elaborado e a apropriação e reelaboração pelo aluno.
  • Espírito investigativo, buscando sempre alternativas através da pesquisa para melhoria do processo educacional.
  • Coerente no exercício profissional com seu discurso teórico.
  • Compreensão do processo educacional nas diversas áreas de educação formal e não formal.
  • Articulação de pesquisa, ensino e extensão na produção do conhecimento e de novas práticas pedagógicas.

PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

EMENTAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE AULAS