Bruna Carolini Barbosa

Mestre (Doutoranda)

  • Letramento Multissemiótico e Ensino
  • A Língua Portuguesa nos Testes de Avaliação: ENEM, Provas Brasil e Vestibulares

Flavia Hatsumi Izumida Andrade

Mestre (Doutoranda)

  • Introdução à Educação a Distância
  • Variação Linguística e Ensino

Letícia Jovelina Storto

<p">Doutora

  • Oralidade e Ensino
  • Gêneros Jornalísticos e Ensino

Lívia Maria Turra Basseto

Doutora

  • Produção de Textos e Ensino
  • Semântica para a Educação Básica

Maria Aparecida de Fátima Miguel

Doutora

  • Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Doutora

  • Leitura e Ensino
  • Gêneros Textuais e Ensino: Perspectivas do ISD

Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo

Doutora

  • Análise linguística e ensino
  • Metodologia de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

Coordenador de EAD

Silvio Tadeu de Oliveira

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200

 

Coordenadora Adjunta de EAD

Teresinha Esteves da Silveira Reis

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200


SUPORTE ACADÊMICO

Secretaria dos Cursos de Graduação

Vinícius Proêncio Polis

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270


SUPORTE ACADÊMICO

Secretaria Cursos de Pós-Graduação

 

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200


SUPORTE - AVA / CEAD

Suporte - Professores / Tutores / Alunos

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO - SUPORTE

Ricardo Bezerra da Silva -

Vinícius Proêncio Polis -

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

Estúdio de Criação e Conteúdo

Telefone: (43) 3527-1243 – Ramal: 209

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Giulia Garbelotti do Prado -

Telefone: (43) 3511-3200

 

REDES SOCIAIS

CEAD   .

UENP   .  .   .   .


Matriz curricular

 

Módulo 1

Metodologia de pesquisa em Estudos da Linguagem – Língua Inglesa

30 horas

Introdução à educação a distância

30 horas

 

Módulo 2

Letramentos digitais e abordagem crítica: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de língua inglesa

30 horas

Compreensão e Produção de Gêneros escritos em LI

30 horas

 

Módulo 3

Leitura e Letramento

30 horas

Ensino de Língua Inglesa na Contemporaneidade

30 horas

 

Módulo 4

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

30 horas

Produção e compreensão de gêneros orais em LI

30 horas

 

Módulo 5

Fundamentos da Linguísitca Aplicada ao ensino de língua inglesa

30 horas

Sociolinguisitca e Ensino de LI

30 horas

 

Módulo 6

Análise e produção de Material Didático em Língua Inglesa

45 horas

Inglês para a Educação Básica

30 horas

Trabalho de Conclusão de Curso

30 horas

Atividade Curricular Complementar

30 horas

 

Total do curso

450 horas

Ementas curriculares

 

Módulo 1

Metodologia de pesquisa em Estudos da Linguagem – Língua Inglesa

Abordagens de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras. Tipos de pesquisa e métodos de coleta/geração de dados. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio). Projeto de pesquisa e artigo científico.

Introdução à educação a distância

Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EaD. Tutoria e interação na EaD. A mediação pedagógica na EaD.

 

Módulo 2

Letramentos digitais e abordagem crítica: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de língua inglesa

O ensino-aprendizagem de línguas em contextos digitais. O real e o virtual no ensino/aprendizagem. O sujeito/aluno e seu espaço no mundo virtual. Cibercultura e suas implicações na escola. Práticas de letramentos digitais e aprendizagem (formal e informal) de línguas. Projetos de ensino em LI e as novas tecnologias

Compreensão e Produção de Gêneros escritos em LI

Conceito de gêneros textuais. Questões epistemológicas e metodológicas (Gêneros e ensino de língua estrangeira; Abordagem de ensino com base em gêneros; Gênero e formação de professores; procedimentos de análise de gêneros). Objetivos e seleção de gêneros. Transposição didática: as práticas sociais de linguagem como objeto de ensino.

 

Módulo 3

Leitura e Letramento

Conceitos e concepções de leitura e letramento, processos e leitura, práticas de leitura e letramento em língua inglesa

Ensino de Língua Inglesa na Contemporaneidade

Análise do discurso entre professor e aluno na sala de aula de Língua Inglesa. Prática da linguagem específica de sala de aula de Língua Inglesa. Inglês no mundo contemporâneo.

 

Módulo 4

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Fonologia da língua inglesa – unidades segmentais e suprassegmentais, com ênfase nos problemas típicos de pronúncia de aprendizes brasileiros

Produção e compreensão de gêneros orais em LI

Gêneros textuais da esfera acadêmica e os elementos que os constituem. Estratégias de leitura e produção de resumos (eventos e artigos) e de artigo acadêmico.

 

Módulo 5

Fundamentos da Linguísitca Aplicada ao ensino de língua inglesa

Desenvolvimento de conhecimento sobre os fundamentos da linguística aplica em relação ao ensino de línguas. Conhecimento da linguística aplicada como área que trata do uso da linguagem colocados na prática, ou seja, da linguagem em uso em tempos, lugares, sociedades e culturas específicas. Análise critico-reflexiva de concepções metodológicas e práticas pedagógicas de (ensino de) linguagem.

Sociolinguisitca e Ensino de LI

Princípios da Sociolinguística. Variação e Mudança linguística (variedades cultas e estigmatizadas, registros formais e informais, dialetos, entre outros). Sociolinguística Educacional/ Aplicada ao ensino de LI: questões teórico-metodológicas.

 

Módulo 6

Análise e produção de Material Didático em Língua Inglesa

Princípios da Sociolinguística. Variação e Mudança linguística (variedades cultas e estigmatizadas, registros formais e informais, dialetos, entre outros). Sociolinguística Educacional/ Aplicada ao ensino de LI: questões teórico-metodológicas.

Inglês para a Educação Básica

Diretrizes para o ensino de inglês na Educação Básica, a ressignificação do currículo, concepções de língua, de ensino e de aprendizagem.

 

OBJETIVOS


 Fomentar as pesquisas na área de ensino da Língua Portuguesa;

 Contribuir para a formação continuada de professores recém-formados e em exercício da profissão e, consequentemente, para a melhoria da Educação Básica no contexto brasileiro;

 Formar potenciais candidatos para ingresso em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras, Estudos da Linguagem ou Linguística Aplicada, sobretudo, para ingresso no Mestrado Profissional;

 Proporcionar ao pós-graduando uma experiência de pesquisa na área de ensino da Língua Portuguesa;

 Consolidar linhas de pesquisa trabalhadas pelos docentes da UENP/CCP, a fim de fomentar futuros projetos de Pós-Graduação Stricto Sensu;

 Contribuir para a articulação entre a Pesquisa e o Ensino, uma vez que o Curso tem como público-alvo professores e futuros professores da Educação Básica, os quais podem contribuir para o fortalecimento das pesquisas na área do ensino;

 Promover uma integração entre docentes de IES diferentes, contribuindo, assim, para o estreitamento de laços entre as instituições.

 

PÚBLICO ALVO

Egressos dos cursos de Letras e de Pedagogia.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Curso: Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

Carga horaria:540 horas

Regime: Semestral

Duração: 18 meses

Modalidade: EAD

Coordenação:

 

OFERTA DO CURSO

2024 - 2026: Para iniciar

2021 - 2023: Finalizado

2018 - 2020: Finalizado

 

 

VESTIBULAR EAD   

CEAD Contato

E-mail

Fone: 43 3511-3200

.    .

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES


  Edital nº 013/2024 - CEAD - Homologação da Quinta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD  NOVO

  Edital nº 009/2024 - CEAD - Quinta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital nº 007/2024 - CEAD - Homologação Quarta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital n° 005/2024 - CEAD - Retificação da Quarta Chamada para Matrícula curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

  Edital nº 003/2024 - CEAD - Quarta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital nº 001/2024 - CEAD/UENP - Homologação da Terceira Chamada em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital Conjunto nº 045/2023 - PROPG/CEAD - Homologação da Segunda Chamada em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital Conjunto nº 044/2023 - PROPG/CEAD - Terceira Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital Conjunto n° 039/2023 - PROPG/CEAD - Segunda Chamada para Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 036/2023 - PROPG/CEAD - Recurso contra não Homologação de Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 032/2023 - PROPG/CEAD - Homologação da Primeira Chamada na Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital n° 025-2023 - CEAD/UENP - Homologação das Inscrições e Pontuação dos candidatos a Tutores no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 024-2023 - PROPG/CEAD - Primeira Chamada para Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto nº 023-2023 - PROPG/CEAD - Resultado Recurso-candidatos-resultado-final para o curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto nº 022-2023 - PROPG/CEAD - Resultado Final Seleção de Candidatos para o curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto nº 019/2023 - PROPG/CEAD - Homologação de Candidatos Inscritos para o Curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 014/2023 - PROPG/CEAD - Retificação do Edital de Seleção Ingresso para o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

. Edital Conjunto n° 001/2023 - PROPG/CEAD - Seleção Ingresso para o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa


Mais Artigos...