1º Ideathon premia melhores ideias de estudantes para o setor alimentício

Quarta, 18 Outubro 2023 15:21 por Editor da Comunicação Social
O Ideathon reuniu 180 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração do Campus de Cornélio Procópio O Ideathon reuniu 180 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração do Campus de Cornélio Procópio

O curso de Administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, entre 2 e 6 de outubro, a 1ª Ideathon, uma competição de ideias sobre negócios que reuniu 180 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e de Administração do Campus de Cornélio Procópio. O evento, que contou com apoio da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (AITEC) da UENP e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Cornélio Procópio, premiou as três melhores ideias relacionadas ao tema “Tendências de Negócios no setor de alimentação, desde a indústria até o varejo”.

Ao todo, 31 equipes participaram da competição de ideias. O objetivo do evento é promover uma experiência de idealização de negócios aos acadêmicos diante das demandas contemporâneas da sociedade. De acordo com a coordenadora do curso de Administração da UENP, Letícia Negreiros, o desafio escolhido para a primeira edição do evento foi encontrar uma solução na forma de um novo produto, serviço ou processo, no prazo de quatro noites, que caracterizasse uma proposta inovadora. “Durante esse período, 18 professores e consultores do SEBRAE acompanharam o desenvolvimento das ideias inovadoras dos participantes”, explica.

O professor Luiz Eduardo de Araujo, de Administração, comenta que a etapa final da competição de ideias foi composta pela avaliação dos trabalhos por uma banca formada por 12 jurados e, em seguida, as melhores propostas foram apresentadas pelas equipes no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. “Nessa fase final, os participantes foram submetidos a uma nova banca com cinco jurados diferentes”, lembra.

As três melhores equipes receberam medalhas e prêmios em dinheiro, além de um churrasco presenteado pela Sociedade Rural, parceiros e patrocinadores. Segundo o estudante Luiz Monteiro, integrante da equipe campeã, que faturou o prêmio de R$ 1.300,00, foi através de relatos de pequenos produtores da região, que apresentaram dificuldades em transportar seus produtos de forma rápida e eficiente com custo acessível, que eles desenvolveram o “Aplicativo de viagens compartilhadas de hortifrúti para pequenos produtores e comerciantes”. “Nosso projeto se trata de um aplicativo que tem o objetivo de reduzir o tempo e custo dos transportes dos produtores de hortifrutigranjeiros do Norte Pioneiro”, destaca.

Já a equipe vice-campeã garantiu o prêmio no valor de R$ 700,00. Para o terceiro colocado, o prêmio foi de R$500,00. Para o aluno Daniel de Oliveira, representante da equipe que obteve a segunda colocação, participar da competição foi uma experiência enriquecedora. “Foi a primeira vez que participei de um evento dessa grandeza. Nossa ideia era desenvolver um aplicativo no qual venderíamos marmitas saudáveis e, com ele, o cliente poderia escolher a quantidade de carboidratos e demais componentes que sua dieta precisa”, conta.

A Ideathon faz parte da série histórica de Semanas de Extensão do curso de Administração, que chegou em sua XXIX edição neste ano. “As melhores ideias terão chance de virar um negócio. Depois da competição os alunos serão acompanhados pelo SEBRAE. Até mesmo a banca tem a participação de empresários para já colocá-los em contato com o mercado de trabalho. O curso está sempre inovando, buscando também promover encontros e trazer empreendedores para dentro da sala de aula para que o aluno saia muito bem preparado do curso. Parabéns a todas as equipes participantes”, finaliza Letícia.

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES