Paraná Fala Idiomas é destaque em seminários sobre Internacionalização

Quinta, 22 Outubro 2020 14:18 por Assessoria de Comunicação Social

As atividades do Paraná Fala Idiomas, incluindo a integração entre as sete Universidades Estaduais do Paraná e o planejamento estratégico para internacionalização do ensino de idiomas no Estado, foram pautadas como modelo em dois seminários virtuais sobre internacionalização realizados no final de setembro e apresentadas pela coordenadora Estadual do Programa, Eliane Segati Rios.

O primeiro webinar teve como tema “Internacionalização das Universidades em Tempos de Pandemia” e recebeu como convidados a coordenadora Eliane e o superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona. Em sua apresentação, o superintendente ressaltou como fundamental a proximidade da universidade no dia-a-dia da comunidade local. “A internacionalização será tanto maior quanto mais a Universidade estiver inserida em suas realidades locais, quanto mais imprescindível for para a comunidade”.

O webinar foi promovido pelo Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, campus de Irati, e contou com a participação do reitor Fábio Hernandes e mediação da professora Cibele Krause Lemke. Também participaram os reitores das demais Universidades Estaduais do Paraná. O webinar está disponível no canal do Youtube da Unicentro pelo link https://www.youtube.com/watch?v=O4CD3nXXdNs

O segundo evento faz parte de uma série de discussões realizadas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A mesa-redonda teve como tema “Internacionalização do Ensino Superior: Desafios e Estratégias Pós-Pandemia”. Neste sentido, o Paraná Fala Idiomas foi referência para demonstrar como as políticas linguísticas podem efetivamente contribuir para o fortalecimento da internacionalização.

Também participou como convidado o diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia – Waldenor Barros de Moraes, o diretor de Internacionalização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Pedro Adrão da Silva, como mediador, e o professor da Universidade, Esdras Marchezan como coordenador técnico. O congresso está disponível no Canal do Youtube da Universidade do Estado do rio Grande do Norte pelo link https://www.youtube.com/watch?v=FiRUIYvZI-Y&list=PLRU5p31gf98YpQGsiot78WhIC0mMYQKVh&index=7