UENP realiza Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

Segunda, 02 Agosto 2021 16:24 por Editor da Comunicação Social
Neste ano, a UENP foi a organizadora geral do  XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Neste ano, a UENP foi a organizadora geral do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nos dias 18 e 19 de julho, o XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Cerca de 500 candidatos concorreram às vagas para ingresso no ano letivo de 2021, nos cursos de graduação das universidades estaduais do Estado e nos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. O resultado do vestibular deverá ser publicado até 01 de setembro.

Neste ano, a UENP foi a organizadora geral do processo seletivo. “A realização do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná se trata de relevante meio de entrada dos estudantes indígenas no Ensino Superior público e de qualidade, sendo um processo consolidado e de imenso reconhecimento no Brasil”, ressaltou o Coordenador de Processos Seletivos da UENP, professor Pedro Henrique Carnevalli Fernandes.

As instituições estaduais oferecem, em cada uma delas, seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. Nos cursos de graduação da UFPR, são ofertadas dez vagas suplementares àquelas de seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

As provas foram realizadas nos polos de Londrina, Apucaraninha, Manoel Ribas, Mangueirinha, Nova Laranjeiras e Curitiba. No primeiro dia, foi realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, os candidatos fizeram a redação e responderam a prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

O processo seletivo ocorreu em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse: https://uenp.edu.br/xx-vestibular-indigena.

Última modificação: Segunda, 02 Agosto 2021 16:31