UENP participa da 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais

Quarta, 26 Outubro 2022 06:51
Evento contou com a participação de cerca de 4 mil visitantes durante os três dias Evento contou com a participação de cerca de 4 mil visitantes durante os três dias

A Universidade Estadual do Norte do Paraná participou, de 18 a 20 de outubro, da 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé). Durante o evento, estudantes e professores da UENP divulgaram pesquisas e trabalhos realizados no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. A Feira, realizada pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), tem como objetivo visibilizar produtores e empreendedores do agronegócio da região do Norte Pioneiro.

O reitor da UENP, professor Fábio Antonio Neia Martini, participou do evento de abertura e ressaltou a importância da Ficafé para o Norte do Paraná. “A UENP buscou, nesse ano, ampliar sua participação na Ficafé, que é um dos maiores eventos de inovação em cafeicultura do Brasil, por entender sua importância para região e para nossa Instituição que atua diretamente, por meio de nossos cursos de graduação e pós-graduação, na produção de conhecimentos relacionados à área. Agradeço a todos os professores e alunos de nossa comunidade acadêmica que participaram do evento e foram a vitrine de nossa Universidade nesses três dias”, disse.

Emília de Paiva Porto, professora do curso de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas do Campus Luiz Meneghel, participou dos três dias do evento representando a Universidade. “Nós viemos para divulgação do vestibular, do mestrado de Agronomia, da residência em medicina veterinária e do nosso Centro de Ciências Agrárias. Trouxemos projetos e programas que são desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas”.

O biólogo do NEAT e bolsista colaborador do Programa Paraná Mais Orgânico, Diego Pontiero da Silva, comenta sobre as ações que foram realizadas durante a Feira. “Estamos aqui com a pretensão de estender o programa, disseminar a agroecologia e o Programa Paraná Mais Orgânico, atendendo os agricultores da região e toda a comunidade”. Diego ainda falou sobre a importância dessas conexões. “Promover o pensamento global é muito bom para o trabalho que todos executam. É estratégico, de certo modo”.

José Gabriel Castilho Teodoro, engenheiro agrônomo, que atua no Desata UENP, ressalta que o evento possibilitou uma aproximação do público com o trabalho realizado pelo projeto de extensão.“O Decisão Sustentável e Avançada em Tecnologia de Aplicação (DESATA) é um projeto que busca levar treinamento de tecnologia de aplicação para os agricultores. Em geral, auxilia a comunidade do agro a melhorar a produtividade. Isso gera interesse e estamos sendo muito bem recebidos, principalmente, porque há diversos públicos aqui, desde estudantes de colégios agrícolas até profissionais do agro de diversas áreas. Todo esse contato é essencial”, finalizou.

No evento, a Universidade foi representada ainda por profissionais da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (AITEC), juntamente dos estudantes ganhadores da Genius Hackathon. Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, professora do curso de Ciências Biológicas e diretora da AITEC, comenta sobre a participação. “Nós trouxemos, para a Ficafé, o projeto desenvolvido pelos alunos de Ciência da Computação durante a GeniusCon, ganhador na modalidade Hackathon. Decidimos trazer os meninos para realizar uma apresentação e também participar de podcasts, divulgando o trabalho realizado por eles”, frisou.

Chamado AgroLug, o projeto vencedor da Genius Hackathon teve como finalidade solucionar o problema de locação de máquinas agrícolas e melhorar a busca de prestação de serviço local, a fim de unir a comunidade de agricultores da região. O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da UENP, professor Ederson Marcos Sgarbi, acompanhou os estudantes do Campus Luiz Menehgel no evento e destacou que “esse evento é muito importante para a nossa região e Universidade. Nesse espaço, podemos fazer a demonstração de tudo que é realizado para a comunidade”.
Participaram também do evento o vice-reitor da UENP, Ricardo Campos; o chefe de Gabinete, Matheus Biancon; pró-reitores, o diretor do Centro de Ciências Agrárias do CLM, Petrônio Pinheiro Porto; o diretor da Equiterapia da UENP, Francisco Armando de Azevedo Souza; o Técnico do laboratório de anatomia de medicina veterinária, Reginaldo Cassio da Silva, além de mestrandos e graduandos da Universidade.

15ª Ficafé

A Ficafé é o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos principais do Brasil. É uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, patrocinada pelo Sebrae/PR.

Nesse ano, o evento contou com a participação de cerca de 4 mil visitantes, a maior parte produtores de café. A Feira é realizada desde 2008 e movimenta a economia do Norte Pioneiro paranaense. Está edição foi realizada de forma híbrida, com evento presencial e transmissão online de conteúdos selecionados.

Última modificação: Quinta, 27 Outubro 2022 08:22