"Selo ODS reforça compromisso da UENP com a educação", diz Romanelli

Terça, 13 Dezembro 2022 14:33
O deputado Romanelli (PSD) parabenizou a UENP pela conquista do Selo ODS Educação O deputado Romanelli (PSD) parabenizou a UENP pela conquista do Selo ODS Educação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) cumprimentou nesta terça-feira, 13, o reitor Fábio Martini, estudantes, professores e servidores da UENP pela conquista do Selo ODS Educação. Um reconhecimento pelo esforço conjunto, disse Romanelli, na implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e da Agenda 2030 nas instituições de ensino superior.

“A UENP está entre as 17 organizações que vão receber o Selo ODS Educação. É um reconhecimento da comunidade internacional", avalia Romanelli.

A entrega do prêmio será em fevereiro, em Brasília. Ao todo, 17 instituições brasileiras receberão o Selo ODS Educação. No Paraná, além da Universidade Estadual do Norte do Paraná, também recebem o reconhecimento a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e o IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná).

Qualidade

O reconhecimento leva em consideração três critérios: cadastro do projeto na plataforma das áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão; promoção de uma atividade/espaços de discussão sobre ODS e a demonstração de contribuição na melhoria do ODS na área da educação de qualidade.

Romanelli explica que os 17 ODS e as 169 metas fazem parte da Agenda 2030. "Uma ação que tem objetivos e metas resultados de um processo de cooperação internacional entre os países, que foram elaborados na ONU".

A UENP inscreveu 21 projetos nas áreas de pesquisa e extensão e apontou em quais objetivos de desenvolvimento sustentável atuam. Também foram avaliados os quesitos de sustentabilidade, ou seja, se eram economicamente viáveis, socialmente justos, ecologicamente corretos e integrados com a gestão institucional.

“A UENP tem o compromisso com princípios sustentáveis para contribuir para o desenvolvimento regional e global”, diz o reitor Fábio Martini.

Segundo ele, o selo ODS Educação é uma forma de reconhecimento das ações que a universidade tem realizado nos últimos anos. “Agradeço a todos que têm colaborado para que as ações propostas sejam um sucesso”.

Última modificação: Terça, 13 Dezembro 2022 14:39