Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas seguem até 13 de fevereiro

Sexta, 10 Fevereiro 2023 10:09

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Comissão Universidade para os índios (CUIA), está com inscrições abertas para o XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As inscrições vão até 13 de fevereiro, para ingresso no ano letivo de 2023, nos cursos de graduação das universidades.

Além da Unicentro, o vestibular também envolve as Universidades Estaduais do Norte do Paraná (UENP), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

São ofertadas seis vagas suplementares em cada uma das sete universidades estaduais, exclusivas para os índios integrantes das comunidades indígenas do Paraná, e outras 10 para a Universidade Federal do Paraná, para candidatos pertencentes a etnias indígenas e residentes no Brasil.

Inscrições

Para participar, os candidatos precisam ter concluído os estudos referentes ao Ensino Médio ou equivalente; não possuir curso superior; autodeclarar-se e ser reconhecido como indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence, ou por representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) no caso de candidatos que optem pela inscrição na UFPR.

As inscrições para o Vestibular Indígena não têm custo, seguem abertas até o dia 13 de fevereiro do próximo ano e podem ser feitas de forma on-line, pelo endereço vestibular.unicentro.br/2023i/. Os interessados também podem se inscrever por meio do preenchimento dos documentos impressos.

Os membros da CUIA/UENP, professores Ricardo Campos, Carla Holanda e Rosiney Vale, visitaram, nos dias 7 e 8 de fevereiro, as terras indígenas São Jerônimo da Serra, Barão de Antonina e Posto Velho, para divulgar e realizar as inscrições do Vestibular Indígena. “Nós agradecemos a acolhida e a alegria com que fomos recebidos, em especial, pelos Caciques João Cândido da Silva e José Nilton da Silva (São Jerônimo da Serra), Amarildo Geraldo Soledade (Barão de Antonina) e Henrique Luiz Camargo (Posto Velho)”, destacou Rosiney.

A coordenadora na CUIA/UENP e do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), Rosiney Aparecida Lopes do Vale, falou sobre o Vestibular. “O slogan do XXII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná: “Universidade também é território indígena!”, criado pela Unicentro, Instituição responsável em coordenar o processo seletivo 2023, reflete, em uníssono, o desejo da UENP de receber os povos indígenas em nossos espaços acadêmicos. Portanto, inscreva-se! UENP também é território indígena!”, frisou.

Provas

As provas, que acontecem nos dias 7 e 8 de maio de 2023, são realizadas de forma descentralizadas em sete polos – Mangueirinha, Manoel Ribas, Apucaraninha, Santa Helena, Nova Laranjeiras, Cornélio Procópio e Curitiba. O processo de seleção é realizado dentro das terras indígenas e ocorre durante dois dias.

No primeiro dia, será realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, acontece a prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

O resultado será divulgado até o dia 31 de maio, no site https://vestibular.unicentro.br/2023i/

Última modificação: Sexta, 10 Fevereiro 2023 10:16