NAE realiza curso de capacitação de integrantes da Comissão de Heteroidentificação da UENP

Quinta, 16 Fevereiro 2023 14:20

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realizou, na terça-feira (14/02), curso de formação para os membros da Comissão de Heteroidentificação 2023. A capacitação foi realizada nas dependências do NEAT, no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes.

O curso foi ministrado pelo professor-doutor Delton Aparecido Felipe da Universidade Estadual do Paraná (UEM). Docente do mestrado em Ensino de História, atualmente, Delton é diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

O curso teve como objetivo capacitar os integrantes da Comissão de Heteroidentificação da UENP para validação das autodeclarações dos candidatos negros nos processos de ingresso nos cursos de graduação da UENP em 2023. Também serviu para compreender a legislação sobre a fundamentação das Comissões de Heteroidentificação presentes no Brasil, conscientizando os presentes para o necessário combate à discriminação e participação da luta antirracista.

De acordo com o coordenador do curso, Mauro Januário, o evento foi “de extrema relevância para a Universidade”. Além dos membros da Comissão, que é formada por membros internos e externos da Universidade, participaram do curso o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos; a coordenadora do NAE, Rosiney Aparecida Lopes do Vale, e a pró-reitora de Graduação,  Juliana Telles Faria Suzuki, e sua equipe.

“A UENP trata com extrema responsabilidade seu processo de validação das autodeclarações dos candidatos negros em seus processos seletivos. Esse momento de formação vem reiterar o compromisso de nossa Universidade com a comunidade, a fim de assegurar sempre a lisura e a integridade do processo”, disse o vice-reitor, Ricardo Campos.