UENP celebra Dia Internacional da Mulher com palestra sobre empoderamento feminino

Sexta, 08 Março 2024 16:58

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na sexta-feira, 8 de março, o II Encontro do Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a palestra “Diálogos sobre Empoderamento Feminino”, realizada pela professora e psicóloga da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eliane Rose Maio. O Encontro, que contou com a presença de servidoras e servidores, teve como objetivo valorizar e reconhecer a importância da presença feminina na Instituição.

No evento, realizado na Sala dos Conselhos da Reitoria, o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou as servidoras e lembrou que o dia também representa muita luta. “É um dia para honrar suas contribuições para a sociedade, reconhecer suas lutas e inspirar a mudança em direção à igualdade de gênero. Mulheres do mundo inteiro continuam a enfrentar discriminação, violência, desigualdade salarial e falta de representação e apoio em posições de liderança. Devemos permanecer firmes para buscar eliminar as injustiças e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e direitos, inclusive, na Universidade”, destacou.

A professora Eliane Maio, autora de 13 livros, abordou assuntos como prazer, violência sexual, diversidade sexual, violência de gênero, feminismo, igualdade e equidade de gênero. “Esses não são temas polêmicos, mas dialógicos. Está na hora da gente lutar pela igualdade de gênero, uma luta por um mundo em que homens e mulheres sejam livres para fazer suas escolhas, usufruindo das mesmas responsabilidades, direitos e oportunidades”, enfatizou.

Também participaram do II Encontro do Dia Internacional da Mulher o vice-reitor, Ricardo Aparecido Campos, o chefe de Gabinete da Reitoria, Matheus Biancon, os pró-reitores de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias; de Pesquisa e Pós-graduação, Jorge Sobral da Silva Maia; de Recursos Humanos, Maria José Quina Galdino; de Planejamento e Avaliação Institucional, Felipe Scala Frâncica; e de Administração e Finanças, Nilson César Bertoli, professores, agentes universitários e estagiários.

SAÚDE DA MULHER

No período da tarde, o projeto de extensão “Atenção à Saúde da Mulher”, do curso de Enfermagem do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, realizou um bate-papo com as servidoras da UENP sobre a promoção da saúde e prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, além de outras orientações referentes à saúde feminina. A equipe do projeto também realizou testes rápidos de doenças e infecções sexualmente transmissíveis.