UENP recebe emendas de vereadores de Jacarezinho para Cultura

Terça, 09 Abril 2024 13:55
Com as emendas, serão viabilizadas as oficinas de pintura, balé, dança popular, mountain bike, capoeira e karatê, realizadas no Parque Universitário Com as emendas, serão viabilizadas as oficinas de pintura, balé, dança popular, mountain bike, capoeira e karatê, realizadas no Parque Universitário

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, em março, três emendas parlamentares dos vereadores jacarezinhenses Betão da Curva (PSD), Luciane Alves (PSD) e Nilton Stein (PT). Os recursos totalizam R$ 42 mil e foram destinados para a manutenção das atividades culturais do Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação, que ocorrem em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Jacarezinho.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou a importância da articulação das instituições em prol da área da cultura. “A cidade de Jacarezinho é muito potente culturalmente. E é também responsabilidade das instituições garantir políticas públicas que viabilizem o acesso democrático às atividades culturais. A parceria existente entre os vereadores, o poder executivo e a Universidade garante, certamente, a realização de projetos que beneficiam pessoas de todas as idades no município e na região. Agradeço aos parlamentares e ao poder executivo municipal pelo apoio”, destacou.

A vereadora Luciane destaca que é necessária uma política pública para atender a área da cultura no município de Jacarezinho. “Faz dois anos consecutivos que disponibilizo emendas parlamentares, porque acredito nesse trabalho de resgate da cultura da nossa cidade e região realizado pela UENP. Precisamos nos estabelecer como um polo cultural, assim como somos um polo estudantil. Se nós acreditamos na educação, nós também acreditamos na cultura”, enfatiza.

“É o segundo ano que destino emenda para a instituição. O objetivo é destinar recursos em benefício da UENP, para investir em projetos e programas de Cultura, para valorizar as ações que a Universidade promove, bem como auxiliar no planejamento de uma educação de qualidade para a população”, destacou o vereador Nilton Stein.

O vereador Betão da Curva, que é membro do Conselho de Cultura de Jacarezinho, comenta a destinação de recursos para a área da cultura. “Sempre fui entusiasta e acompanhei de perto todas as ações da UENP relacionadas à cultura. Essa emenda beneficiará a população com as oficinas de karatê, ballet, violão, entre outras”, explica.

De acordo com o diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, James Rios, os recursos atendem centenas de pessoas todas as semanas no espaço do Parque, em atividades que são desenvolvidas para a comunidade interna e externa da Instituição. “É muito bom poder contar com o apoio de parlamentares sensíveis às pautas de cultura em nosso território, uma vez que isso representa que muitas instituições estão preocupadas com a formação estética dos cidadãos. Ao Betão da Curva, Luciane Alves e Nilton Stein, nossa gratidão pelo apoio. De igual modo, agradeço às Secretarias de Administração, Indústria e Comércio por meio de seus secretários e diretores (Jailton, Patrícia, Fabiano e Vagner)”, agradece James.

As ações culturais e desportivas que ocorrem no Parque Universitário expressam o desejo da Universidade se manter relações estreitas com a comunidade externa. Nas palavras do pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, “o Parque tem se constituído como um importante equipamento cultural e desportivo que tem prestado um serviço importante para a comunidade de Jacarezinho e região. Ficamos muito felizes pelo aporte que os vereadores de Jacarezinho fizeram neste projeto, uma vez que eles irão garantir a manutenção das oficinas que acolhem um público muito diverso”.

De acordo com a PROEC, com os recursos recebidos através das emendas parlamentares dos vereadores de Jacarezinho, serão viabilizadas as oficinas de pintura, balé, dança popular, mountain bike, capoeira, karatê, realizadas no Parque Universitário, além da manutenção de um arte-educador no Museu de Arte e Cultura Popular.