Em 2012, o curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completa 40 anos de existência. O quadragésimo aniversário, comemorado em 19 de junho, marca a longevidade de uma das instituições mais respeitadas do cenário educacional paranaense, reconhecida por excelência científica e acadêmica, além de prestar serviços de saúde à comunidade. 

 Inicialmente Faculdade de Educação Física de Jacarezinho (Faefija), a Instituição, após integrar-se à UENP, passou a ser denominada de Centro de Ciências da Saúde (CCS). O curso, que já formou mais de 3.500 profissionais nessas quatro décadas de existência, tem se destacado como um dos melhores do Paraná, fato acentuado pela nota 4,0 no Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes (Enade), a maior nota obtida por um curso da área no Estado e pela procura de candidatos dos mais diversos Estados como: Bahia, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, além do Estado do Paraná.

O diretor do CCS, professor-doutor Fábio Antonio Néia Martini, salienta que: "O Curso de Educação Física teve e tem muita importância para todo o Norte Pioneiro do Paraná e sul de São Paulo, pois formou educadores físicos que se espalharam por todo o Brasil". Ele salienta que: "Estamos nos preparando para mais 40 anos de modernização para melhor capacitação dos futuros profissionais na área".
Além das atividades de ensino, a Instituição promove vários projetos de extensão. Há ainda incentivo à pesquisa por meio da realização de congresso científico, envolvendo docentes e acadêmicos do CCS e participantes de outras instituições. O CCS oferta também cursos de pós-graduação, a nível lato-sensu, nas áreas de Educação Física e Fisioterapia, com cursos na sede e fora dela.
Fizeram parte de seu quadro docente personalidades como Rodrigo Otávio Torres Pereira (professor Rodrigo, seu fundador), Wagner Holtz Merége, Regina Gizzi, Jairo Pinto Pinheiro, Adair Fassoni, Emmanuel Gonçalves Vieira (doutor Emmanuel), Maria Silvéria Candido da Lozzo, doutor Jorge Yasbik, Nair Andrade de Almeida Leite, Hayrton Tobias Mendes de Andrade, George Hauer, Marílvia Mantovani Madalena Soares e Lia Lima .

Estrutura

O CCS conta com três cursos: de Licenciatura em Educação Física, Graduação em Educação Física (Bacharelado) e de Fisioterapia. O Centro, com aproximadamente 450 alunos, possui excelentes condições para a execução de suas atividades, contando com salas de aula equipadas, quadra polivalente coberta e iluminada, com piso especial e arquibancada, para atividades práticas, quadra aberta iluminada, com piso especial, outras três quadras abertas, pista de Atletismo com medidas oficiais, piscina com 25 x 12,5, coberta e aquecida com vestiários e cercada por tela, para atividades aquáticas, além dos laboratórios de informática, de anátomo-biologia, de Avaliação Física com isocinético e de histopatologia.

Os alunos do CCS tem ainda à disposição Clínica de Fisioterapia, setor de hidroterapia, com piscina de água aquecida, salão de ginástica, completa academia de musculação e de atividades corporais, tatame para lutas e ginástica olímpica, salão Nobre, climatizado com espaço para 100 pessoas, além de outras áreas.

História

A Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija) foi instituída pelo Governo do Estado do Paraná, sob forma de Fundação de Direito Público, segundo o disposto no Artigo 4º da Lei N.º 5.540, de 28 de novembro de 1968.

Em 10 de fevereiro de 1972, o Egrégio Conselho Estadual de Educação emitiu parecer 2/72, no Processo número 032/72, favorável à autorização para o funcionamento da então Fundação Faefija e em 20 de junho de 1972 a Instituição iniciou suas atividades, através de seu fundador e diretor, professor Rodrigo Octávio Torres Pereira, obedecendo ao decreto N.º 70.425, de 17 de abril de 1972, do presidente da República e ministro da Educação, publicado no Diário Oficial da União, edição de 19 de abril de 1972, o qual autorizava seu funcionamento.

O Decreto número 79.150, de 19 de janeiro de 1977, do presidente da república, publicado às folhas 737 do Diário Oficial da União, de 20 de janeiro de 1977, homologou o Parecer n.º 3749/76, concedendo o reconhecimento aos Cursos de Educação Física e de Técnico de Desportos, desta Faculdade.

A Instituição instalou-se na Escola Estadual Imaculada Conceição, onde funcionou de 1972 até 1990 e, no dia 20 de agosto de 1991, transferiu-se para sua sede própria na Alameda Padre Magno, 841. A galeria de diretores da Instituição é formada pelos professores Rodrigo Otávio Torres Pereira (1972 a 1976), Wagner Holtz Merége (1977 a 1981/ 1991 a 1995), Lia Lima (1981 a 1983), Hayrton Tobias Mendes de Andrade (1983 a 1987), Carlos Eduardo Corrêa da Silva (1987 a 1991), Sueli Carrijo Rodrigues (1995 a 2000), Rinaldo Bernardelli Junior (2000 a 2004 / 2004 a 2010) e Fábio Antonio Néia Martini (2010 a 2014).

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) aprovou projeto institucional da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As bolsas atreladas ao projeto têm o objetivo de fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. O resultado foi divulgado no edital da Capes nº 11/2012, no Diário Oficial da União de terça-feira, 19.

Desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), do Ministério da Educação, o PIBID tem como objetivo elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das universidades. O Programa, que integra o "Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação", visa ainda estreitar as relações entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas, oportunizando ações de parceria na formação inicial e continuada ou em serviço de docentes.

O PIBID prevê como incentivo para a execução destas ações bolsas de fomento para todos os envolvidos pelo período do projeto cuja duração é de um ano. Os bolsistas de iniciação à docência recebem bolsa no valor de R$400; bolsista supervisor, professores da rede básica e pública de ensino, R$765; os coordenadores de área, professores da IES e coordenadores dos subprojetos, R$1.400; o coordenador de área de gestão e também professor da IES, que auxilia no desenvolvimento do projeto junto com o coordenador institucional e que tem como responsabilidade a coordenação do projeto na universidade, R$1.400 e R$1.500, respectivamente.

Na UENP, os cursos que submeteram projetos foram os de Ciências Biológicas e de Licenciatura em Sistemas de Informação, campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes; de Geografia, Letras-Inglês, Letras-Português e Matemática, campus de Cornélio Procópio; Filosofia, História, Matemática e Pedagogia, do campus Jacarezinho.

Os 10 subprojetos aprovados beneficiarão com bolsas 139 acadêmicos de Iniciação à Docência; 20 bolsistas supervisores; 10 bolsistas coordenadores de área; um bolsista coordenador de área de gestão e um bolsista coordenador institucional. Ao todo, o recurso disponibilizado para as bolsas do PIBID será de R$1.055.600,00. O Programa garante ainda recursos de custeio, destinado à aquisição de materiais para execução dos subprojetos, no valor de R$104.250,00 Os subprojetos serão desenvolvidos em parceria com escolas públicas da rede básica de ensino (municipais e estaduais) das cidades de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio.

Coordenado pela professora-mestra Carla Holanda da Silva, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus de Cornélio Procópio, o PIBID/UENP, que contou o apoio dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio e Jacarezinho e da Secretaria Municipal de Educação de Jacarezinho, teve resultado positivo também graças ao empenho da coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio da contribuição das professoras-mestras Ana Rita Levandovski e Ana Paula Belomo Castanho e do professor-mestre Maurício de Aquino, que, em princípio, coordenou os trabalhos, esclarecendo e incentivando as licenciaturas da UENP à participação e, posteriormente, ao desenvolvimento do Programa.

O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional tem por objetivo promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil. Assim, o público-alvo compreende segmentos representativos da sociedade brasileira, do poder público à sociedade civil organizada, na discussão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

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As propostas de trabalho deverão enquadrar-se em uma das três categorias abaixo:

Categoria I - Produção do Conhecimento Acadêmico: concorrerão teses de Doutorado e dissertações de Mestrado, que abordem temas para o aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira ou para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais, como forma de contribuir para a compreensão da temática e a identificação de medidas de intervenção adequadas ao estágio atual das disparidades regionais no Brasil.

Categoria II - Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional: concorrerão relatos de experiências em andamento, com resultados positivos concretos, implementadas por instituições governamentais das esferas federal, estadual ou municipal, por entidades privadas e pela sociedade civil, que tenham gerado mudanças estruturais e transformações no território onde está instalada e em seu entorno.

Categoria III - Projetos Inovadores para Implantação no Território: concorrerão propostas inovadoras de atuação no território, de natureza social, econômica, cultural ou ambiental, com comprovado potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional, voltados para dinamização econômica e inclusão produtiva, diversificação e fortalecimento da base produtiva e manutenção da competitividade.

A Premiação para a Categoria I ocorrerá conforme os seguintes valores:

Primeiro lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a premiação em valores: i) Para Tese de Doutorado: R$ 27.900,00 (vinte e sete mil e novecentos reais); ii) Para Dissertação de Mestrado: R$ 18.600,00 (dezoito mil e seiscentos reais).
Segundo lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a premiação em valores: i) Para Tese de Doutorado: R$ 13.950,00 (treze mil, novecentos e cinquenta reais); ii) Para Dissertação de Mestrado: R$ 9.300,00 (nove mil e trezentos reais).

Para as Categorias II e III, os valores da premiação obedecerão a seguinte especificação:

Primeiro lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a quantia de R$ 46.500,00 (quarenta e seis mil e quinhentos reais).
Segundo lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a quantia de R$ 23.250,00 (vinte e três mil duzentos e cinquenta reais).

Inscrições
A Fase de Inscrição das Propostas de trabalho ao Prêmio acontece até 31 de julho de 2012, no endereço www.integracao.gov.br/premio. O Julgamento e a definição dos trabalhos agraciados dar-se-ão em 17 de outubro de 2012. E a Cerimônia de Premiação será realizada em 5 de dezembro de 2012.

Memória
A primeira edição, ocorrida em 2010, homenageou o consagrado economista brasileiro Celso Furtado, que passou a ter o nome incorporado à denominação do Prêmio.

Em consonância com a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) criou o Portal de Acesso à Informação da Instituição. A partir da tarde desta sexta-feira, 29 de junho, a Universidade disponibiliza, em seu site oficial, um link para acesso, visando uma gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação.

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Subordinam-se ao regime, como se escreve na Lei, os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público. Também as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O portal, que se encontra em fase de implantação, já pode ser acessado pelo endereço http://www.uenp.edu.br/acessoainformacao ou através do link Acesso à Informação na página oficial da Universidade (www.uenp.edu.br). Alguma dúvida ou orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada, entrar em contato com a Universidade pelo e-mail: < >.

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou, em reunião extraordinária realizada na terça-feira, 26, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2012-2017) que será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE/PR) na sexta-feira, 29 de junho. Na sessão, realizada na sala dos Conselhos da reitoria, em Jacarezinho, apresentou-se ainda dados do relatório final da avaliação interna da Instituição referentes a 2011. A agenda cumpriu também com o encaminhamento, pelo Conselho de Administração e Finanças, das contas da UENP relativas ao exercício de 2011.

O PDI é um documento elaborado de forma colegiada, tendo a participação de todos os setores da comunidade acadêmica para um período de cinco anos. O documento, que será levado em mãos ao CEE/PR pelo vice-reitor, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, identifica a UENP no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP explica que: "O documento contempla alguns dos principais objetivos a serem alcançados pela UENP e norteia as ações estratégicas para o ensino, pesquisa e extensão, além de tratar do plano de expansão da Universidade".

Princípios como a clareza e a objetividade do texto, bem como a coerência, para expressar a adequação entre todos os seus elementos e a factibilidade, e demonstrar a viabilidade de seu cumprimento integral foram considerados para a elaboração do documento que possui 130 páginas. O Plano, que será disponibilizado no site da UENP no mês de julho, também é considerado para o processo permanente de autoavaliação institucional que possibilitará a tomada de decisões estratégicas tendo em vista a consolidação dessa instituição neonata.

Durante a sessão, os conselheiros tiveram acesso ao resultado da avaliação interna realiza pela UENP em 2011. As perguntas de ordem administrativa, estrutural e de cunho acadêmico, que buscaram compreender a realidade da Universidade, foram direcionadas para professores, alunos e funcionários da Instituição que puderam, assim, opinar sobre diversas esferas do universo acadêmico.

A Ordem do Dia teve ainda a leitura e a aprovação da ata da reunião do dia 8 de dezembro, recurso de matrícula fora de prazo da acadêmica Bruna Elisa Alkimin Vieira e as comunicações dos senhores conselheiros.

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