O encontro tem por finalidade elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em seus três campi nas cidades de Bandeirantes (CLM), Cornélio Procópio (CCP) e Jacarezinho (CJ), bem como estreitar as relações entre a UENP e as escolas públicas oportunizando ações de parceria na formação inicial e continuada ou em serviço de professores. Neste sentido, o II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP: desafios e perspectivas têm como dar continuidade ao evento institucional do Pibid já realizado na Uenp em duas edições anteriores e promover um debate acerca das atividades do PIBID na UENP e seus impactos, neste ano de 2014, por meio da participação de todos os envolvidos.
O mesmo será realizado no campus de Jacarezinho, no dia 28 de novembro de 2014, no período das 08:00 as 18:00 hs. Reunirá os subprojetos das 16 licenciaturas envolvidas, representações da rede básica de educação, dentre outros interessados, a fim de realizar um debate acerca do impacto PIBID na UENP e na rede básica envolvida. De modo que, sejam apresentados resultados deste ano, por meio das intervenções dos envolvidos.
Neste evento estarão presentes cerca de 500 pessoas, dentre elas bolsistas de iniciação a docência, bolsistas de supervisão, coordenadores de área, coordenação de gestão e institucional do PIBID – UENP, representantes da Pró-reitoria de Graduação da UENP e da educação básica estadual e municipal. Além dos demais interessados na temática.
A programação geral do evento abarcará Mesa redonda para abrir os trabalhos, além de exposições/apresentações de trabalhos, Grupos de Trabalho e Mesas com a participação dos diferentes bolsistas dos subprojetos.
Segue abaixo a programação detalhada do evento e orientações para o resumo expandido.
A Coordenação
Cornélio Procópio, 28 de outubro de 2014.
CRONOGRAMA III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID–UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Local de realização e Data | Intuição realizadora | HORÁRIO | ATIVIDADES |
UENP | UENP | 14:00hs | Reunião de Coordenadores de área para a discussão de regimento interno PIBID UENP. |
UENP | UENP | 08:00 | Credenciamento |
UENP | UENP | 08:30 | Abertura Oficial do III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E |
UENP | UENP | 09:15 | O Perfil do PIBID na UENP |
UENP | UENP | 09:45 | Mesa Redonda “ PIBID: transformação em formação” |
UENP | UENP | 12:00 | Intervalo para almoço |
OBS: HORÁRIO DE ALMOÇO: Todos os que utilizarem-se do ônibus / van para deslocarem-se para os locais de almoço, deverão estar nos pontos combinados ao 13:10 para o retorno.
Atividades Período da Tarde
Local de realização e Data | Intuição realizadora | HORÁRIO | ATIVIDADES |
UENP | UENP | 13:30 | Relato de experiências por áreas |
UENP | UENP | 15:00 | Intervalo
|
UENP | UENP | 15:30 | Comunicação Oral |
UENP | UENP | 17:00 | Encerramento |
OBS: TODOS OS BOLSISTAS SÃO CONVOCADOS A PARTICIPAR DO EVENTO.
Orientações para envio de Resumo Expandido para Comunicação Oral
- A comissão cientifica do evento é composta pelos coordenadores de área, obrigatoriamente, pois estes serão responsáveis pela correção dos trabalhos de seu subprojeto e orientar e/ou inseri-los nas normas indicadas;
- O numero de trabalhos é de acordo com o número dos coordenadores de área. Logo, deve ser enviado no mínimo 1 trabalho por subprojeto e no máximo um trabalho por coordenador de área;
- Não há limite de autores por trabalho;
- É opcional o envio de arte para a produção de um banner por subprojeto. Banner que exponha o subprojeto, sua propostas, intervenções e resultados de modo geral. Neste banner não é necessário que se tematize de acordo com o evento ou algo da mesma ordem.
Normas para o envio do Resumo Expandido
Os trabalhos deste evento serão apresentados via comunicação oral, os mesmos deverão ser enviados até 20/11 para o e-mail , em formato de resumo expandido com as seguintes orientações:
1.Título: Tamanho 12, centralizado, caixa alta, letra maiúscula, em negrito.
2.Nome dos autores: um espaço abaixo do título, nome do(s) autor(es) (justificados à direita). Após o nome, deve constar uma nota de rodapé, indicando a formação, titulação, licenciatura / instituição a que pertence e endereço eletrônico.
3.Texto: Digitação em Word, fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5. Deve estar justificado e conter entre 3 e 5 páginas, apresentar:, palavras-chave (três no máximo), introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.
4.Subtítulos: Tamanho 12, em negrito, justificado à esquerda do texto, letra inicial maiúscula.
5.Citações:
5.1 Com até 3 linhas, deve vir no corpo do texto, entre aspas, seguidas pela referência, no sistema autor, data, página, entre parênteses (MAFFESOLI, 2014, p. 32).
5.2 Com mais de 3 linhas devem vir deslocadas, estar sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, com a respectiva referência bibliográfica logo após a mesma, no sistema autor, data, página, entre parênteses (MAFFESOLI, 2011, p. 24).
5.3 Demais casos devem seguir as normas vigentes da ABNT.
6. Papel: A4, margem superior e inferior com 2,5 cm, margem esquerda e direita com 3,0 cm.
7. Rodapé: Somente as notas explicativas devem vir no rodapé da página, devendo aparecer no sistema numérico.
8. Tabelas e gráficos: se houver, devem estar inseridos no texto e seguir à norma específica (ABNT).
9. Referências Bibliográficas: devem aparecer no final do artigo (contendo somente as utilizadas diretamente no texto), seguindo a formatação das normas da ABNT.
10. Os textos enviados deverão ser salvos com as indicações das licenciaturas e campus (Geografia / CCP)
Obs: O texto deve estar adequado à norma padrão da língua portuguesa, revisado ortograficamente e obedecer rigorosamente às normas acima. As referências bibliográficas devem estar contidas no limite do número de páginas estabelecido.