Calendário de Eventos

CONELIN CONGRESSO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
De Quarta-feira, 02 Outubro 2013
a Sexta-feira, 04 Outubro 2013

logo conelin

O CONELIN – Congresso de Estudos da Linguagem –, evento de caráter técnico-científico para difusão de pesquisas, será realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2013 pelo Grupo de Pesquisa (CNPq/UENP-CCP) GETELIN – Gêneros Textuais e Ensino de Línguas –, do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio. O evento contará com conferências ministradas por pesquisadores doutores de outras IES/Estado, com minicursos e sessões de comunicações individuais e coordenadas. Com abrangência Estadual, o Congresso visa ao intercâmbio de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Estudos da Linguagem – Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Área essa ainda incipiente de investigações em nossa região, tanto no que se refere às questões linguísticas stricto sensu, como também àquelas relacionadas ao ensino. Além disso, o Congresso será um espaço de divulgação dos estudos dos grupos de pesquisas e uma forma de estabelecer diálogos entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica e alunos de iniciação científica.

 

OBJETIVOS

a) Criar espaços interdisciplinares que motivem o ensino, a pesquisa e a extensão.
b) Promover o intercâmbio de pesquisas que visam o desenvolvimento das áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como aspectos relevantes ao seu ensino.
c) Divulgar trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, alunos de iniciação científica e colaboradores de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, com diferentes enfoques, inclusive, interdisciplinares, estabelecendo-se, assim, um diálogo com outras áreas de conhecimento.
d) Disseminar, por meio das publicações, as pesquisas desenvolvidas na área de Estudos da Linguagem, bem como os resultados, parciais e/ou finais, alcançados.

 

CARGA HORÁRIA: 40 horas

 

 


FORAM FEITAS PEQUENAS ALTERAÇÕES NOS HORÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS.
AS MUDANÇAS ESTÃO MARCADAS EM AMARELO NO NOVO ARQUIVO. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO

 

 

 

 

ico pdf CADERNO DE RESUMOS PRONTO

ico pdf ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES COORDENADAS

ico pdf ENSALAMENTOS INDIVIDUAIS

ico pdf LISTA DE INSCRITOS minicursos

 

 

ATENÇÃO

Pedimos que cada participante do evento faça uma doação de 1 kg de alimento não perecível, para fins filantrópicos.

 

PROGRAMAÇÃO

02/10/2013 - 4ª feira

Tarde: Bloco C – Campus Universitário da UENP/CCP

14h-17h30: Credenciamento e entrega de materiais

Noite: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP

19h15: Atividade cultural

19h45: Abertura oficial – Profª. Drª. Eliana Merlin Deganutti de Barros

20h: Conferência de abertura FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: CUMPRINDO COMPROMISSO SOCIAL OU "CUMPRINDO TABELA"? Conferencista: Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPEL). Moderadora: Profª. Me. Raquel Gamero (UENP/CCP)

 

03/10/2013 - 5ª feira

Manhã: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP

09h-12h: Painel dos projetos em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa GETELIN (CNPq / UENP).

12h: Almoço

Tarde: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP

14h-15h15: Atividade cultural

15h30-17h30: Mesa-redonda: "EXPERIÊNCIAS COM O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA". Palestrantes: Profª. Drª. Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP/CCP) e Profª. Me. Célia Regina Capellini Petreche (UENP/CCP). Mediadora: Profª. Me. Eliane Segati Rios Registro (UENP/CCP).
17h30-19h: Lançamento de livros.

Noite: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP

19h15-22h15: Minicursos (simultâneos)

 

1. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA – Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi (UNITAU)

Os professores de Língua Portuguesa, de modo geral, são frequentemente desafiados pela necessidade de melhorar a proficiência leitora dos alunos, ainda considerada insuficiente de acordo com resultados de avaliações externas de leitura como Prova Brasil e avaliações estaduais. O objetivo deste minicurso é apresentar e comentar sequências didáticas de leitura de gêneros discursivos diversos desenvolvidas no âmbito do Projeto Observatório da Educação/Unitau "Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didático-pedagógicas", financiado por CAPES/INEP, em andamento em nove escolas da rede pública de ensino fundamental da cidade de Taubaté-SP. Essas sequências didáticas são organizadas a partir da articulação de pressupostos teóricos da abordagem sociocognitiva de leitura, da teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e de características típicas de cada um dos gêneros discursivos enfocados. Permitem contemplar, ainda, habilidades de leitura cobradas em avaliações externas, como Prova Brasil e SARESP (Sistema de Avaliação da Rede Estadual de São Paulo). Os resultados das práticas de leitura em sala de aula mediadas por essas sequências didáticas revelam um caminho promissor para o trabalho com leitura de gêneros discursivos diversos, associando fundamentação teórica pertinente e exigências de avaliações externas. Soma-se a isso a possibilidade de o professor ampliar a coletânea de exemplares de gêneros discursivos a serem lidos pelos alunos e elaborar as atividades de leitura independentemente de livros didáticos. Espera-se que a divulgação desses materiais didáticos para os professores possa contribuir para o ensino de Língua Portuguesa e para a reflexão crítica sobre outros possíveis encaminhamentos para o melhor desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

 

2. O LIVRO DIDÁTICO E SUAS QUESTÕES DE "ESTUDO DO TEXTO" – Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP/CJC)

O objetivo deste minicurso é desenvolver reflexões a respeito do trabalho com a compreensão leitora apresentada pelos livros didáticos de língua portuguesa e sobre duas taxionomias elaboradas (MARCUSCHI, 2001; STRIQUER, 2010) sobre as perguntas que mais aparecem nos livros didáticos.

 

3. THE SOCIAL NETWORK: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – Leonardo Neves Correa (UEL)

Que atire a primeira pedra aquele professor nunca se deparou com a seguinte situação: está ministrando determinado conteúdo quando percebe que seus alunos trocaram a sua aula pelas telas de seus celulares, computadores, tablets ou outros gadgets. O que fazer quando o seu aluno prefere atualizar o seu status do Facebook a assistir a sua aula? Uma resposta comum a esse "problema" tem sido a proibição do uso desses aparelhos em ambientes escolares. Mas será que as novas tecnologias e as redes sociais, em específico, não têm nada a oferecer como recurso pedagógico? O objetivo desta oficina é rever o papel destas ferramentas sociais para o ensino de línguas estrangeiras e, nesse sentido, oferecer um espaço para a elaboração de atividades didáticas que incorporem esses gêneros virtuais.

 

4. ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA: QUEM SOU EU NA INTERNET? - Carla Fabiana Barcaro (UEL)

Neste minicurso, consideramos a proposta de Letramento Crítico apresentada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Revisamos brevemente tal documento e, em seguida, apresentamos sugestões de atividades para a disciplina de língua inglesa que desenvolvam as capacidades linguísticas, críticas e reflexivas de nossos alunos quanto ao uso das redes sociais da internet.

 

5. UM ESTUDO DIALÓGICO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO – Eliza Adriana Sheuer Nantes (Unopar)

Produção do texto acadêmico. Resumo e resenha. Elementos que estão intrinsecamente envolvidos. Relações textuais, contextuais, intertextuais e vozes presentes no texto.

 

6. ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS – Michele Salles El Kadri (UEL)

O minicurso objetiva propiciar aos participantes a oportunidade de vivenciar propostas didáticas recentes para o ensino de inglês em escolas públicas produzidas no âmbito de programas de formação de professores (PIBID, Novos
Talentos, Prodocência). Desse modo, os participantes terão a oportunidade de praticar a língua inglesa, além de discutir e refletir sobre as propostas didáticas
ao fazer a articulação entre teoria e prática.

 

04/10/2013 - 6ª feira

Manhã: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP

09h-12h: Reunião dos membros do Grupo de Pesquisa GETELIN (CNPq / UENP).

12h: Almoço

Tarde: Blocos C e D – Campus Universitário da UENP/CCP

14h-15h30: comunicações coordenadas

15h45-17h30: comunicações individuais

Eixos das comunicações:
EIXO 1: Língua Portuguesa e Ensino
EIXO 2: Língua Inglesa e Ensino
EIXO 3: Estudos Linguísticos: Língua Portuguesa
EIXO 4: Estudos Linguísticos: Língua Inglesa
EIXO 5: Linguagem Literária

Noite: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP

19h15: Atividades culturais

19h45: Conferência de encerramento HABILIDADES DE LEITURA EXIGIDAS PELA PROVA BRASIL: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA. Conferencista: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi (UNITAU). Moderadora: Profª. Drª. Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP/CCP).

21h30: Encerramento oficial – Profª. Me. Eliane Segati Rios Registro.

 

ico word FICHA DE INSCRIÇÃO

ico word MODELO ARTIGO CONELIN

 

Prorrogadas as incrições para comunicadores até dia 25/09, quarta-feira

 

INSCRIÇÕES

OUVINTES: 01/08/13 a 27/09/13

COMUNICADORES: 01/08/13 a 25/09/13

 

Comunicação individual (máximo de 3 autores para cada trabalho): enviar FICHA DE INSCRIÇÃO, juntamente com o resumo da comunicação, mais o comprovante de depósito da inscrição digitalizado (em caso de coautoria, somente o primeiro autor deve anexar o resumo).

 

Comunicação coordenada (de 3 a 5 comunicações): o coordenador deve enviar as fichas de inscrição, os resumos e os comprovantes de depósito de todos os comunicadores em um único e-mail. Titulação mínima para o coordenador: mestre.

 

Sem comunicação: enviar formulário de inscrição, mais o comprovante de depósito da inscrição digitalizado.

 

Endereço eletrônico para envio da documentação:   

 

Valores das inscrições:

Sem comunicação

R$30,00 – Aluno de graduação e pós-graduação

R$40,00 – Professor de educação básica e comunidade

R$50,00 – Professor de instituição de ensino superior

 

Com comunicação

R$40,00 – Aluno de graduação e pós-graduação

R$50,00 – Professor de educação básica e comunidade

R$60,00 – Professor de instituição de ensino superior

 

Fazer o depósito no Banco 104 Caixa Econômica Federal, agência 0388 – Cornélio Procópio, conta corrente 359-0 – operação 006.

 

 

AS INSCRIÇÕES SOMENTE SERÃO VALIDADAS MEDIANTE O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO COMPLETA (caso contrário, não haverá certificação).

 

HOSPEDAGEM

 

 

 

PROPOSTA PARA COMUNICAÇÕES

Para a proposta de comunicações, enviar um resumo de 120 a 180 palavras; fonte arial 11, entrelinhas simples. Título em caixa alta e negrito. Nomes dos autores, com especificação entre parênteses, à direita. Após o resumo, apresentar três palavras-chave, separadas por ponto final. Os temas desenvolvidos nas comunicações deverão respeitar os eixos propostos pelo evento, a saber: Linguagem e ensino de línguas; Estudos lingüísticos: língua portuguesa; Estudos lingüísticos: língua inglesa e Linguagem literária. Serão admitidos, no máximo, três autores para cada comunicação. Ver modelo a seguir:

 

Modelo

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

 

Nome do autor (UENP/CP – aluno IC)

Nome do coautor (UENP/CP)

 

RESUMO:Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Palavras-chave:Xxxxxxxx. Xxxxxxxxxxxxx. Xxxxxxxxx.

Os trabalhos completos para publicação nos anais deverão ser enviados até 14 de outubro de 2013, para o e-mail (normas de formatação no site do evento).

 

Mais informações:

http://www.uenp.edu.br/index.php/ccp

(no link EVENTOS)

http://www.faficp.br/

CEPEL: (43) 39041927

apoio conelin