Mestrado em Ciência Jurídica realiza I Simpósio de Direito e Cinema em Debate

Segunda, 16 Março 2015 14:14 por Assessoria de Comunicação Social
“Quando da elaboração do projeto, a ideia era ampliar os horizontes da sala de aula, quebrando barreiras físicas e de imaginação a fim de que casos práticos, reais ou fictícios, fossem analisados”, pontua coordenador do evento, professor-doutor Renato Bernardi “Quando da elaboração do projeto, a ideia era ampliar os horizontes da sala de aula, quebrando barreiras físicas e de imaginação a fim de que casos práticos, reais ou fictícios, fossem analisados”, pontua coordenador do evento, professor-doutor Renato Bernardi

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas(CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizou, nos dias 12, 13 e 14 de março, o I Simpósio de Direito e Cinema em Debate. O evento acadêmico de cunho científico, que teve por objetivo debater o conteúdo jurídico de produções cinematográficas, foi realizado pela pós-graduação stricto sensu – mestrado em Ciência Jurídica da UENP.

Durante o Simpósio, foram exibidos filmes com temas sociais, tais como racismo, exclusão social, direito de viver, diferença de gêneros, direitos do réu, dentre outros. O evento contou palestras dos professores Maurício Gonçalves Saliba, Roberto Francisco Daniel, o "Padre Beto", Rogério Cangussu Dantas Cachichi; Paulo Takayuki Tamura e Diego Nassif da Silva, além de apresentações de trabalhos pelos pesquisadores.

O coordenador do evento, professor-doutor Renato Bernardi, destaca que os objetivos do Simpósio foram plenamente alcançados. "Quando da elaboração do projeto, a ideia era ampliar os horizontes da sala de aula, quebrando barreiras físicas e de imaginação, a fim de que casos práticos, reais ou fictícios, fossem analisados, a partir da teoria repassada em aula, com a exibição de filmes com conteúdo jurídico", salienta o professor. "A participação de discentes da casa e de diversas outras localidades foi empolgante. As discussões pós-palestras foram muito produtivas e as apresentações dos artigos nos grupos de trabalho foram sensacionais. Já começamos a pensar no II "Direito e Cinema em Debate" para 2016!", ressalta Bernardi.

O Simpósio teve apoio das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO), Organização Aparecido Pimentel de Educação e Cultura (OAPEC), Toledo-PP, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI/UNIESP).

Última modificação: Quarta, 15 Abril 2015 13:58

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL - aula inaugural do CURSO DE EXTENSÃO/ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL. O Seminário terá como tema “DIREITO ELEITORAL NA ERA DA DESINFORMAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, será de modalidade presencial, realizado pelo Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral e reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para ingresso de alunos junto ao CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL, de modalidade semipresencial, realizado pelo Colegiado do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e que reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.