Curso de Direito promove V Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito

Domingo, 30 Agosto 2015 14:42 por Assessoria de Comunicação Social

O curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o programa de pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram, de 27 a 29 de agosto, o V Simpósio Internacional da Análise Crítica do Direito (SIACRID). O evento foi coordenado pelos professores Fernando de Brito Alves, Luiz Fernando Kazmierczak e pela secretaria do mestrado, Maria Natalina Costa.

Na primeira noite do evento, foram realizadas duas Conferências. A primeira, com o procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, professor-doutor Ronaldo Porto Macedo Junior, do departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre “Drorkin e a Teoria do Direito”. A segunda conferência foi realizada pelo licenciado em Ciências Jurídicas na Universidade de La República, Rodrigo Andrés Pérez Lisicic, que falou sobre a “Retrospectiva do Princípio da Independência Judicial na Obra de Benjamin”.
Na sexta-feira, Samuel Rodríguez Ferrández, professor da Universidade de Murcia e visitante do programa de mestrado em Ciência Jurídica da UENP, realizou a palestra “A evolução das normas penais na Espanha”. No encerramento do evento, no sábado, Antonio Carlos da Ponte, livre docente em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e procurador de Justiça do Estado de São Paulo, realizou a palestra “Intolerância Penal”.
Abertura

Além dos palestrantes, participaram da cerimônia de abertura os professores Vladimir Brega Filho, vice-coordenador do programa de mestrado; o diretor e o vice-diretor do CJ, Fabio Antonio Neia Martini e Maurício de Aquino; o diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak; o representante do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC), Zulmar Fachin; o representante da Universidade de Murcia, Samuel Rodríguez Ferrández; e a representante da UNIVEM, Vivianne Rigoldi. O evento também contou com a presença dos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, bem como profissionais da área do Direito.

O Simpósio foi realizado com a colaboração do programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) do Instituto Toledo de Ensino (ITE), do programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM); Toledo Prudente - Centro Universitário, do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania e da Universidade de Múrcia – Espanha. O evento conta com o apoia também da Fundação Araucária e com o patrocínio de FAMA-Viagens e Turismo e dos Estudos Jurídicos (PRO-JURIS).

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL - aula inaugural do CURSO DE EXTENSÃO/ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL. O Seminário terá como tema “DIREITO ELEITORAL NA ERA DA DESINFORMAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, será de modalidade presencial, realizado pelo Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral e reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para ingresso de alunos junto ao CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL, de modalidade semipresencial, realizado pelo Colegiado do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e que reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.