Professora argentina realiza palestra a acadêmicos de Espanhol da UENP

Terça, 25 Setembro 2012 11:24 por Rogério Matsui Guenta

A professora doutora Patrícia Hernandes da Universidade Nacional Santiago Del Estero, da Argentina, realizou, no dia 17, palestra aos acadêmicos de Letras e Espanhol, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Durante o evento, a professora falou, dentre outros assuntos, sobre a realidade educacional na Argentina e a cultura do país.

Pela segunda vez no Brasil, Patrícia ficou por 14 dias na UENP, período em que desenvolveu atividades na área agrícola e ambiental no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Já na palestra realizada no CLCA/CJ, a professora falou sobre o programa de intercâmbio de mobilidade docente da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur) e de sua importância para o desenvolvimento acadêmico das universidades que participam, como também sobre a possibilidade de o professor compartilhar experiências e pesquisas.

Ainda, durante a palestra acompanhada pelos alunos do 1º, 2º e 3º de Espanhol, falou sobre o ensino em seu país, de traços da cultura e também sobre a preservação do meio ambiente e como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de ações voltadas para a realidade local. A professora recebeu, após a palestra, certificado das mãos do vice-reitor da UENP, professor doutor Rinaldo Bernardelli Junior, pela participação no programa de intercâmbio.

A professora doutora Nerynei Meira Carneiro Bellini, coordenadora do curso de Espanhol do CLCA/CJ, ressalta a relevância do evento para os alunos que tiveram oportunidade de ouvir o Espanhol pela fala de uma professora argentina. Lembrando também da palestra do professor doutor Ángel Cobacho López, da Universidade de Murcia, na Espanha, realizada no dia 4 de setembro, no CLCA, aos mesmos acadêmicos, acentua: "Estes alunos puderam notar a diferença na pronúncia das palavras, a diversidade fonética que há dentro de uma mesma língua, uma certa diferença no vocabulário, as variações existentes por meio da fala dos professores da Espanha e da Argentina, algo que nós, docentes, buscamos sempre destacar em sala de aula para que o estudante se torne um falante mais competente da língua".

Última modificação: Segunda, 01 Outubro 2012 11:53

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Professor Doutor Luiz Fernando Kazmierczak, Diretor do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, no uso de suas atribuições regimentais, considerando a Resolução n.°018/2023 – CEPE/UENP, TORNA PÚBLICO o resultado da análise dos pedidos de aproveitamento de estudos de veteranos para dispensa de disciplinas no ano letivo de 2024.

• GABARITO OFICIAL - PROCESSO SELETIVO 2024 – VAGAS REMANESCENTES - Residência em Reabilitação Física (RRF)

• Súmula: Procedimentos para confecção do material de qualificação e para apresentação pública da dissertação junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).

• Súmula: critérios para análise de plágio em trabalhos de alunos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano – PPG-CMH.

• Súmula: critérios para aceite do exame de proficiência em língua inglesa junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano – PPG-CMH.