Professor de História da UENP palestra no Museu da Cidade de São Paulo

Sexta, 14 Julho 2023 14:25 por Editor da Comunicação Social

O professor Marcio Luiz Carreri, do curso de História do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), palestrou, no dia 7 de julho, no Programa Diálogos do Museu, ofertado pelo Museu da Cidade de São Paulo. Na ocasião, o professor convidado abordou questões sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.

O convite para participar do programa foi resultado de sua pesquisa durante o pós-doutorado, que resultou na publicação do artigo “1932, heróis de farda e farsa: capital, trabalho e memória, em posições” em 2021. Durante a palestra, Carreri destacou a importância de pesquisas atualizadas e novos olhares para concepções históricas que, muitas vezes, estão enraizadas no cotidiano e superam as memórias institucionalizadas e buscam novas concepções.

“O diálogo com o Museu Paulista foi muito importante porque, além do reconhecimento de minha contribuição da pesquisa sobre o tema, conseguimos oportunizar novas perspectivas”, expõe Carreri. O evento, que ocorre ao longo do mês de julho, tem como objetivo gerar diálogos e debates sobre episódios históricos que moldaram a cultura brasileira e paulistana.

O Programa Diálogos do Museu, criado em abril de 2019, busca estimular a pesquisa acadêmica tanto interna quanto externa, utilizando os acervos institucionais do Museu da Cidade de São Paulo como base. Além disso, o Programa tem o intuito de promover a aproximação entre as comunidades acadêmica e museológica, assim como com a população da cidade em que o Museu está inserido. Os encontros ocorrem de forma híbrida, com transmissão pelo canal do YouTube e palestras presenciais.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Licitações, Contratos e Processo Administrativo Disciplinar com foco em demandas municipais, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - aula inaugural do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LICITAÇÕES, CONTRATOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM FOCO EM DEMANDAS MUNICIPAIS.

•  Altera a composição do Conselho Técnico-Administrativo da Clínica de Odontologia.

• Nomeia a composição docente na Comissão Executiva de Colegiado e as Coordenações Acadêmicas do curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho da UENP.

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.