Mestrado da UENP promove Congresso de Educação Básica

Quinta, 21 Março 2024 15:34

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Jacarezinho, promoverá, de 10 a 12 de abril, a primeira edição do Congresso de Educação Básica da UENP (COEB). Com o tema “Pedagogias em disputa pela democracia: professores em defesa da escola pública”, o evento contará com palestras de grandes nomes da pesquisa nacional e internacional sobre o tema. As inscrições para o Congresso seguem até 25 de março, através de formulário online, disponível AQUI.

O objetivo do COEB é aproximar universidade e comunidade, sobretudo as secretarias de Educação, a fim de promover capacitação e divulgação científica aos docentes da Educação Básica e discentes das licenciaturas, a partir de atividades de pesquisa e produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado em Educação da UENP.

A solenidade de abertura do Congresso será realizada no dia 10 de abril, no PDE, do Campus de Jacarezinho, a partir das 19h30. O evento contará com a mesa-redonda “Desafios e possibilidades na construção de uma escola pública democrática: gestão, planejamento e práticas docentes”, com os professores Daniele Leonarda dos Santos Baptista (IFPR); Liliane Milanezi (UENP/Rede Municipal de Jacarezinho); Cleyson Mendes Soares (SEED/PR) e Pâmela Cristina Pereira Gonzaga (UENP). As falas serão precedidas pela apresentação cultural do “Coletivo Toneladas de Maracatu”.

Na quinta-feira à noite, 11 de abril, o público poderá conferir, no Auditório do PDE, a palestra “Ensino da História e formação para a cidadania: o exemplo do 25 de Abril de 1974 em Portugal”, com o professor-doutor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra – Portugal. A apresentação cultural ficará por conta pelos “Talentos do PPEd UENP”: Anésio, Maria Eduarda e Vanessa, a partir das 19h30, no mesmo local.

O encerramento do Congresso será realizado no Conjunto Amador de Teatro (CAT), de Jacarezinho, no dia 12 de abril, a partir das 19h30. A conferência e Aula Magna do PPEd, “A polemização do campo pedagógico, a pós-graduação e a democratização da escola”, será realizada pelo renomado professor-doutor Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento de encerramento contará com a apresentação cultural de Viola Raiz, com os artistas Alexander Gonçalves e Tiago Angelo.

O evento é realizado em parceira com o Núcleo de Pesquisas Educacionais (Nuped); o Laboratório de Aplicações Pedagógicas Interdisciplinares (L@pis); o Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (Lephis) e o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT Norte Pioneiro. Também tem o apoio do Centro de Ciências Humanas e da Educação e Centro de Letras, Comunicação e Artes, do Campus de Jacarezinho, e Reitoria da UENP.

Acesse o site do evento: https://eventos.uenp.edu.br/coeb/

Última modificação: Segunda, 15 Abril 2024 10:14

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.