Tenda Orgânica é sucesso no Campus Luiz Meneghel

Sexta, 22 Setembro 2017 16:39 por Assessoria de Comunicação Social

Há mais de um ano, a Tenda Orgânica do GEAK (Grupo de Estudos em Agroecologia Kaa’pora) é montada quinzenalmente no Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Bandeirantes. O projeto tem como objetivo incentivar o consumo de produtos orgânicos e livres de agrotóxicos para estudantes e a comunidade em geral, comercializando produtos variados a preços acessíveis.

Membro do GEAK, Luan Giovane Ladeira de Lima, acadêmico de Ciências Biológicas, comenta que o consumidor paga um preço justo por produtos que já foram certificados. "Nós buscamos manter os preços acessíveis para que cada vez mais as pessoas possam consumir produtos de qualidade e plantados de forma a não agredir a natureza", destaca. A Tenda comercializa de 10 a 12 produtos dentre frutas, verduras e legumes a cada realização.

O Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) apoia o grupo e fornece produtos da Estação Experimental Agroecológica “Terra Livre”, que se encontra em processo de certificação, para serem comercializados na Tenda. A Estação é mantida pelo NEAT no Campus Luiz Meneghel da UENP.

"Nosso trabalho é com os agricultores familiares do Norte Pioneiro, através do programa de certificação PPCPO (Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos). Já o trabalho do GEAK é diretamente com o consumidor, o que permite uma visão integral da cadeia produtiva dos orgânicos da região", disse o coordenador do NEAT, professor Rogério Macedo.

Luan conta que do início do grupo até hoje, já se passaram oito anos e que, nos últimos dois, o grupo realiza um trabalho extensionista em quatro vertentes: Bioconstrução; Sistema Agroflorestal, Hortas em Escolas e Tenda de Orgânicos. A tenda de produtos orgânicos do GEAK é aberta para toda comunidade e é realizada, a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, ao lado da cantina do Campus Luiz Meneghel, a partir das 9h.

As próximas edições da Tenda Orgânica do GEAK serão realizadas nos dias 4 e 18 de outubro; 01, 15 e 29 de novembro e 13 de dezembro. Para mais informações, acesse http://kaaporagroecologia.wixsite.com/geak.

Daniani Souza - Assessoria do NEAT
Foto: Jean Guerino

Última modificação: Sexta, 22 Setembro 2017 16:56

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna pública a abertura do processo seletivo para contratação de Estagiários de NÍVEL SUPERIOR.

• Dá nova redação à Portaria nº 002/2024 GD/CLM/UENP, que exonerou, a pedido, a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.

• Acolhe resultado de sindicância e instaura Processo Administrativo Disciplinar em desfavor do Prof. Flávio Haragushiku Otomura.

• Instaura Sindicância Administrativa e nomeia Comissão Sindicante para apurar denúncias de irregularidades administrativas no caso em que especifica.

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de bolsista pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.