PPAGRO aprova projeto de R$1,3 milhão para apoio à internacionalização e a pesquisas

Terça, 19 Dezembro 2023 13:04 por Editor da Comunicação Social
O recurso será importante para o desenvolvimento  e consolidação do Mestrado em Agronomia O recurso será importante para o desenvolvimento e consolidação do Mestrado em Agronomia

O Programa de Mestrado em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná aprovou um projeto junto ao Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O valor recebido será de mais de R$1,3 milhão em bolsas de mestrado, pós-doutorado, pesquisador visitante no Brasil e no exterior, além de recursos para custeio e capital.

O objetivo do PRAPG é contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), reduzindo as assimetrias de qualidade na pós-graduação, por meio da formação de recursos humanos de alto nível, com qualificação do corpo docente das Instituições de Ensino Superior, melhoria da infraestrutura acadêmico-científica e do aproveitamento das vocações e potencialidades identificadas nos programas.

O PPAGRO concorreu com outros 16 programas de pós-graduação da região Sul do país, sendo apenas sete programas apoiados com recursos. O coordenador do Mestrado em Agronomia, professor Oriel Tiago Kölln, comentou a ação. “Trata-se de uma proposta estratégica pensada pela Capes para alavancar programas de pós-graduação que obtiveram três avaliações com notas 3, que é o caso do nosso Mestrado. Ao todo, 100 projetos seriam contemplados no Brasil, sendo sete no Sul do país e nós conseguimos ter nossa proposta entre as selecionadas”, explicou.

O coordenador destacou que, para a elaboração da proposta encabeçada por ele, o PPAGRO contou com o apoio da Universidade. “Nós também tivemos o apoio do professor Diego Resende, do Centro de Ciências Biológicas, que é professor colaborador do Mestrado. Essa colaboração demostra a importância do apoio da UENP, via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) aos Programas de Pós-Graduação da Instituição”, disse.

Para o diretor de Pós-Graduação da UENP, Marcos Augusto Alves da Silva, o recurso será muito benéfico para o Mestrado em Agronomia. “O PPAGRO está inserido em um contexto regional, com diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico, evidenciando o compromisso social do Mestrado. Em 2023, encontra-se em processo de consolidação e a PROPG vem auxiliando o Programa em suas ações. A aprovação do PRAPG vai dar condições de gerar à formação de recursos humanos qualificados, ampliação do conhecimento e produção acadêmica-científica e a integração de Pesquisa, Ensino e Extensão, potencializando o papel do Programa e da Universidade no desenvolvimento regional”, disse.

“Será possível realizar ações de internacionalização, aumentando a diversidade de perspectivas e a cooperação internacional, estabelecendo uma rede de colaborações que impulsionará o crescimento acadêmico do PPAGRO. Além disso, a concessão de bolsas de mestrado e pós-doutorado, aumenta o prestígio do programa, garantindo uma base de discentes qualificados para fortalecer a pesquisa e as atividades acadêmicas, aumentando a produtividade intelectual do Mestrado em Agronomia”, apontou Marcos.

Oriel partilhou que o recurso será importante para o desenvolvimento do Programa e para a sua consolidação. “Essa chamada será muito importante para auxiliar em algumas áreas de carência, além de aumentar o número de bolsas para alunos e possibilitar a vinda de pesquisadores externos para fortalecer a pesquisa na área de Produção Agropecuária e Sanidade Vegetal”, frisa.

A chamada prevê, predominantemente, bolsas na pós-graduação, sendo duas bolsas de 12 meses para intercâmbio de professor no exterior, duas bolsas para professores visitantes no PPAGRO, além de quatro bolsas para o mestrado e duas de pós-doutorado. “Isso será muito bom para alavancar as ações de internacionalização. Trazendo pesquisadores renomados para nosso programa, também vamos conseguir bons resultados em relação as nossas pesquisas. As bolsas para o mestrado, de modo imediato, é o que mais auxiliará, e as de pós serão importantes para o desenvolvimento das pesquisas e em escrita e publicação de artigos científicos”, apontou Oriel.

O PPAGRO também foi contemplado com R$40 mil para compra de equipamentos e R$40 mil para aquisição de materiais de consumo. “Estamos bastante focados em melhorar nossa nota da Capes, e, com certeza, esse recurso trará muitos impactos positivos”, finalizou o coordenador.

Última modificação: Terça, 19 Dezembro 2023 17:16

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES