Ementas curriculares

 

Módulo 1

Metodologia de pesquisa em Estudos da Linguagem – Língua Inglesa

Abordagens de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras. Tipos de pesquisa e métodos de coleta/geração de dados. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio). Projeto de pesquisa e artigo científico.

Introdução à educação a distância

Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EaD. Tutoria e interação na EaD. A mediação pedagógica na EaD.

 

Módulo 2

Letramentos digitais e abordagem crítica: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de língua inglesa

O ensino-aprendizagem de línguas em contextos digitais. O real e o virtual no ensino/aprendizagem. O sujeito/aluno e seu espaço no mundo virtual. Cibercultura e suas implicações na escola. Práticas de letramentos digitais e aprendizagem (formal e informal) de línguas. Projetos de ensino em LI e as novas tecnologias

Compreensão e Produção de Gêneros escritos em LI

Conceito de gêneros textuais. Questões epistemológicas e metodológicas (Gêneros e ensino de língua estrangeira; Abordagem de ensino com base em gêneros; Gênero e formação de professores; procedimentos de análise de gêneros). Objetivos e seleção de gêneros. Transposição didática: as práticas sociais de linguagem como objeto de ensino.

 

Módulo 3

Leitura e Letramento

Conceitos e concepções de leitura e letramento, processos e leitura, práticas de leitura e letramento em língua inglesa

Ensino de Língua Inglesa na Contemporaneidade

Análise do discurso entre professor e aluno na sala de aula de Língua Inglesa. Prática da linguagem específica de sala de aula de Língua Inglesa. Inglês no mundo contemporâneo.

 

Módulo 4

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Fonologia da língua inglesa – unidades segmentais e suprassegmentais, com ênfase nos problemas típicos de pronúncia de aprendizes brasileiros

Produção e compreensão de gêneros orais em LI

Gêneros textuais da esfera acadêmica e os elementos que os constituem. Estratégias de leitura e produção de resumos (eventos e artigos) e de artigo acadêmico.

 

Módulo 5

Fundamentos da Linguísitca Aplicada ao ensino de língua inglesa

Desenvolvimento de conhecimento sobre os fundamentos da linguística aplica em relação ao ensino de línguas. Conhecimento da linguística aplicada como área que trata do uso da linguagem colocados na prática, ou seja, da linguagem em uso em tempos, lugares, sociedades e culturas específicas. Análise critico-reflexiva de concepções metodológicas e práticas pedagógicas de (ensino de) linguagem.

Sociolinguisitca e Ensino de LI

Princípios da Sociolinguística. Variação e Mudança linguística (variedades cultas e estigmatizadas, registros formais e informais, dialetos, entre outros). Sociolinguística Educacional/ Aplicada ao ensino de LI: questões teórico-metodológicas.

 

Módulo 6

Análise e produção de Material Didático em Língua Inglesa

Princípios da Sociolinguística. Variação e Mudança linguística (variedades cultas e estigmatizadas, registros formais e informais, dialetos, entre outros). Sociolinguística Educacional/ Aplicada ao ensino de LI: questões teórico-metodológicas.

Inglês para a Educação Básica

Diretrizes para o ensino de inglês na Educação Básica, a ressignificação do currículo, concepções de língua, de ensino e de aprendizagem.