UENP REALIZOU III ENELIT - Evento foi um sucesso de participação

Segunda, 11 Junho 2012 14:16

O III ENELIT - Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea - foi realizado na UENP-CCP, em 29 e 30 de maio, com a participação de professores pesquisadores e alunos de graduação e de cursos lato sensu de programas de pós-graduação da UENP (campi de C. Procópio e Jacarezinho), da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Curitiba), Universidade Federal Tecnológica (UTFPR - campi de C. Procópio, Campo Mourão e Curitiba), Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis), Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR) e Escola Técnica Estadual, de Itapira, SP.

O evento é parte das atividades do Grupo de Pesquisa CRELIT, foi organizado pela linha de pesquisa "Literatura, cânone literário e tessituras do contemporâneo", e do Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP-CCP. O encontro se desdobrou entre abordagens específicas dos problemas de pesquisa na área, apresentação de trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, oferta de minicursos e palestras para a comunidade em geral. Ao final, revelando-se uma rica oportunidade para consolidar os estudos na área de Estudos Literários e Literatura Contemporânea na região de abrangência da UENP.

Da programação constaram as palestras "A poesia contemporânea brasileira", ministrada pelo Prof. Dr. Juarez Poletto, da UTFPR de Curitiba, e "A ficção histórica no século XXI", proferida pela Profª Drª Marilene Weinhardt, da UFPR de Curitiba, entre outras. Também foram ofertados os minicursos "A produção brasileira contemporânea em poesia e prosa", pelo Dr. Miguel Heitor Braga Vieira (UENP-CCP), "Utopias e Distopias da Modernidade: a relação homem-espaço-tecnologia representada na literatura", pelo Dr. Maurício César Menon (UTFPR-Campo Mourão), "A representação feminina na poesia de Florbela Espanca e Adélia Prado", pela Ma. Maria Aparecida de Fátima Miguel (UENP-CCP); "A literatura contemporânea norte-americana", pela Ma. Eliane Segati Rios Registro (UENP-CCP), e "A estética modernista", pelo Dr. Marcos Hidemi de Lima (UENP-CCP).

Além das palestras e minicursos, foram 71 comunicações orais nos eixos temáticos de Literatura Brasileira Contemporânea, Estudos Culturais, Estudos Literários e Educação, Literatura Comparada e Crítica Literária. O evento contou ainda com a apresentação cultural da adaptação do conto "Venha ver o pôr-do-sol", de Lygia Fagundes Telles, um curta-metragem exibido pelo músico Touché, compositor da trilha musical da produção. Dr. Rinaldo Bernardelli, vice-reitor da UENP, parabenizou os participantes e cumprimentou o GP CRELIT pela iniciativa. Ressaltou a relevância desse tipo de atividade para a consolidação da pesquisa na universidade.

A coordenação geral e as comissões organizadora e científica receberam grande apoio logístico e agradecem ao CLCA, ao CEPEL, aos estagiários e monitores, e à Direção da UENP-CCP, que colocou à disposição recursos, instalações e funcionários, e à Fundação Araucária pelo suporte financeiro, imprescindíveis para a realização e o sucesso do evento.

Última modificação: Quarta, 22 Agosto 2012 14:20