Mais de 150 professores da rede pública iniciam formação na UENP

Terça, 26 Março 2013 14:08

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) iniciou, na segunda-feira (18/03), as aulas da sexta turma a ser formada pela Instituição. Com 158 professores da rede Estadual dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibaiti, a turma 2013 – 2014 participou, na última semana, das primeiras aulas do curso que tem o objetivo de proporcionar aos docentes subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática.

O PDE é uma política pública de Estado regulamentado pela Lei Complementar nº 130, de 14 de julho de 2010 que estabelece o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, através de atividades teóricas e práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense.

O Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE é integrado às atividades da formação continuada em educação, disciplina a promoção do professor para o nível III da carreira, conforme previsto no "Plano de carreira do magistério estadual", Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004. O professor que ingressa no PDE tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano do programa.

O coordenador do PDE na UENP, professor Christian James De Castro Bussmann, explica que, no início do curso, os professores participam de disciplinas gerais que são divididos em quatro módulos: História, Sociologia, Filosofia e Currículo e Sociedade. Ainda no primeiro ano, recebem aulas de metodologia e participam de curso específico direcionado a área de atuação do docente. No segundo ano, assim como acontece com 151 professores do PDE – UENP que iniciaram o curso em 2012, recebem orientação para o desenvolvimento de pesquisa científica.

Última modificação: Sexta, 05 Abril 2013 15:42