UENP divulga inscrições para cursos de segunda licenciatura pelo Parfor

Quinta, 20 Outubro 2022 07:49
UENP ofertará, pelo Parfor, os cursos de Letras/Inglês, Matemática e Pedagogia, no Campus de Jacarezinho, e Ciências Biológicas, no Campus de Bandeirantes UENP ofertará, pelo Parfor, os cursos de Letras/Inglês, Matemática e Pedagogia, no Campus de Jacarezinho, e Ciências Biológicas, no Campus de Bandeirantes

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou, na quarta-feira, 19 de outubro, período de inscrições para cursos de segunda licenciatura para professores da educação básica. Em 2023, a Universidade ofertará, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), os cursos de Letras/Inglês, Matemática e Pedagogia, no Campus de Jacarezinho, e Ciências Biológicas, no Campus de Bandeirantes. As inscrições seguem até 11 de novembro.

O Parfor é um programa emergencial criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os cursos de segunda licenciatura são ofertados para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula. Os cursos são presenciais e tem duração média de dois anos com aulas aos sábados, férias e/ou recessos.

A Pró-Reitora de Graduação da UENP, professora Juliana Telles Faria Suzuki, destaca que “o Parfor tem uma grande importância no sentido de garantir a formação acadêmica necessária para a prática docente e oportunizar cada vez mais o estreitamento das relações entre Universidade e Escola”.

Datas importantes

O prazo para cadastro e atualização de currículo dos professores na Plataforma Capes de Educação Básica vai até 1º de novembro. Já o período de pré-inscrições dos professores da educação básica nos cursos pré-aprovados da UENP, até 11 de novembro.

A solicitação de perfil pelas Secretarias de Educação deve ser feita até dia 12 de dezembro. A validação das pré-inscrições de 2023 pelas Secretarias de Educação será no período de 14 de novembro a 16 de dezembro de 2022.

O resultado preliminar será divulgado até o dia 20 de dezembro. O resultado final está previsto para o dia 4 de janeiro de 2023. A seleção e matrícula dos professores pela Universidade deverá acontecer no período de 5 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023.

Inscrições:

Informações: