Esclarecimento à comunidade acadêmica e externa da UENP

Sexta, 16 Dezembro 2022 17:01

A Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) esclarece à comunidade acadêmica e externa, em função das manifestações realizadas pelos estudantes do curso de bacharelado em Odontologia, que as atividades acadêmicas relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação não sofrerão nenhum impacto que possa reduzir a qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como atendimento aos discentes e à população em geral, aspecto esse demonstrado ao longo da história Instituição e o compromisso inequívoco dessa gestão.

No caso relacionado aos docentes da Instituição, estes podem ser efetivos, por meio de concurso público ou professores em Regime Especial, em que a duração do contrato pode variar entre meses a até dois anos. No caso específico de Odontologia, curso que nasceu no ano de 2015, o corpo docente é constituído em sua maioria por professores em Regime Especial Temporário - CRES, pois a liberação pelo Governo de Estado do Paraná de Concurso Público se deu em maio de 2022. A Universidade envidou esforços e está em processo de viabilização de concurso público para a efetivação de docentes, que será realizado em 2023.

Este processo, em trâmite interno, teve início em maio deste ano, após liberação dos códigos de vagas pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e a Coordenadoria de Processos Setivos da UENP trabalham na preparação do concurso para atender as graduações da Universidade, em especial, o curso de Odontologia.

A reitoria informa ainda que a Gestão de Contratos de Docentes dos cursos de graduação é realizada pela Unidade onde os professores estão lotados, com anuência das Direções de Centro e Campus. No final de cada ano civil, os Colegiados, os Centros de Estudos e os Campi da Universidade, que são responsáveis diretos pela gestão dos contratos de trabalho temporário, realizam o seu planejamento para o ano subsequente, de acordo com a matriz curricular e as atividades programadas, com o intuito de aprimorar as ações institucionais e garantir o avanço para novos aportes, tanto teóricos quanto práticos, na direção de ampliar o potencial formativo dos cursos e garantir o pleno funcionamento dos órgãos da Universidade a saber: Fazenda Escola, Hospital Veterinário, Núcleo de Prática Jurídica, as Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Parque Universitário.

O reitor da UENP, professor-doutor Fábio Antonio Néia Martini, comprometeu-se com a pauta apresentada pelos discentes do curso do bacharelado de Odontologia, que visitaram o gabinete da reitoria nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, considerando as solicitações em consonância com as normas e regulamentações aplicáveis ao caso.

Última modificação: Sexta, 16 Dezembro 2022 17:08